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Tipo: Tese
Título: The preschool's direct and indirect effects in Brazil
Efeitos diretos e indiretos da pré-escola no Brasil
Autor(es): Reyna, Edi Flores
Abstract: Interventions in early childhood, like preschool education, have several effects on individuals' outcomes. We can observe preschool's impact on schooling, health outcomes, educational attainment, workforce productivity, and future wages. However, the preschool's effect can also identify in intra-household relationships. For example, in the household, the child's preschool attendance may impact the time allocation of the family members, especially the person who take-care the child. Furthermore, the relationships between the child and her parents may be affected by the learning obtained in preschool. Therefore, in this doctoral dissertation, we sought to identify preschool's effects on intra-household relationships from Brazilian families. This dissertation has been divided into two chapters to understand these effects better. In the first chapter, we aim to identify whether preschool attendance may influence the children's bargaining power in the family decision-making process. To do so, we exploit the educational reform caused by the Brazilian Constitutional Amendment N° 59 of 2009 and the CNE/CEB Resolution N° 2/2016, which makes preschool attendance mandatory from 4 years old onwards. We drew our analysis sample from the POF 2017-2018. Due to the characteristics of the data, the identification strategy we used was a randomization-based RDD approach. We found evidence that preschool frequency can affect the children's bargaining power in family decision- making. Namely, preschool improves the children's bargaining power in the family decision- making process by approximately 0.22 and 0.29 standard deviation in purchasing products of interest to children. We infer, therefore, that preschool attendance affects children's role in family decision-making through improved human capital. Furthermore, we corroborated that children should indeed be considered in household demand analysis. On the other hand, in the second chapter, we focus on identifying the indirect effects of preschool on intra-household variables related to maternal labor supply, the older sibling's domestic, productive work, and the demand for education for older siblings. In this chapter, we also exploit the same preschool educational reform. However, the database comes from the Household Sample Survey (PNAD) for 2011-2015. Using this data, we apply the fuzzy estimation's standard RDD (under the assumption of continuity). Results show that the child's attendance at preschool increases the mother's average weekly working hours by 26 hours but does not affect the hours offered by older siblings in the labor market. In addition, the intervention increases the older siblings'household chores in low-income families. Concerning older siblings' education attendance, the younger child's preschool attendance showed adverse effects; the preschool reduces the school attendance of the older sibling. This effect is heterogeneous when considering the older siblings' sex: girls are more affected than boys. Finally, the results identify the substitution effect of time allocation between the mother and the older sibling. Keywords: Preschool. RDD approach. The family decision-making process. Labor market outcomes. Household chores.
As intervenções na primeira infância, como a pré-escola, apresentam diversos efeitos sobre os indivíduos. Estes efeitos são frequentemente observados sobre a escolaridade, estoque da saúde, desempenho escolar, produtividade de trabalho e salários futuros. Entretanto, os efeitos da pré- escola também podem ser identificados nas relações intradomiciliares. Dentro do domicílio, a frequência pré-escolar de uma criança pode gerar uma variação na alocação de tempo das famílias, principalmente da pessoa responsável pelo seu cuidado. Além disso, o as relações entre a criança com seus pais ou outro membro do domicílio também pode ser influenciado pelo aprendizado obtido na pré-escola. Portanto, este trabalho tem como fim identificar se a frequência pré-escolar afeta as relações intradomiciliares das famílias brasileiras. Para uma a compreensão dos efeitos da pré-escola dentro da família, esta tese foi dividida em dois capítulos. O primeiro buscou identificar se a frequência pré-escolar dos filhos afeta a influência deles nos processos decisórios das famílias, especificamente na compra de produtos de interesse para eles. Para identificar este efeito, foi explorado a reforma educacional proposta pela Emenda Constitucional N° 59 de 2009 e pela Resolução da CNE/CEB n° 2/2016. Esta reforma torna obrigatória a pré-escola para as crianças a partir de 4 anos de idade, considerando o dia e o mês de nascimento. Os dados utilizados para este primeiro ensaio foram obtidos da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2017/2018. Levando em conta as características dos dados e as informações disponíveis, foi utilizado como estratégia de identificação a abordagem de regressões descontínuas (RDD), sob o pressuposto de randomização. Os resultados mostram evidências que a pré-escola também afeta a influência dos filhos nas tomadas de decisões familiares relativas ao consumo. Ou seja, a pré-escola pode afetar o poder de barganha das crianças na tomada de decisões familiares em, aproximadamente, 0,22 e 0,29 desvio-padrão na compra de produtos de interesses para elas. Portanto, os resultados indicam que as crianças desempenham um papel ativo na tomada de decisões domésticas, reforçado pelo investimento em capital humano na primeira infância, evidenciando que as crianças e os adolescentes devem ser considerados na análise da demanda doméstica. Por outro lado, o segundo capítulo buscou identificar os efeitos indiretos da pré-escola sobre a alocação de tempo e recursos dos membros do domicílio. Para esse fim, foram usadas como variáveis resultados: a oferta de trabalho da mãe (participação no mercado de trabalho e horas de trabalho semanais), o trabalho doméstico e fora de casa dos filhos mais velhos, e demanda por educação dos filhos mais velhos. Neste ensaio também foi explorado a reforma educacional da pré-escola. Os dados utilizados proveem da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) do período de 2011-2015 e foi aplicado a estratégia baseada na RDD standard, sob o pressuposto de continuidade, do tipo fuzzy. Os resultados mostraram que a frequência da criança na pré-escola aumenta em 26 horas semanais a ofertada de horas de trabalho das mães. No entanto, não é observado mudanças na mesma variável para os filhos mais velhos. Além disso, constatou-se que a pré-escola aumenta o trabalho doméstico dos filhos mais velhos em famílias de baixa renda. Por outro lado, para a demanda por educação dos irmãos mais velhos, a frequência pré-escolar da criança mostrou efeito negativo, pois reduz a frequência escolar do irmão mais velho. Ao se considera o sexo do irmão mais velho, foi observado que as meninas são mais afetadas que os meninos. Portanto, este resultado, conjuntamente com o aumento dos afazeres doméstico, permitiu identificar o efeito substituição entre o tempo da mãe e do irmão mais velho. Palavras-chave: Pré-escola. RDD. Processo decisório familiar. Trabalho fora de casa. Trabalho doméstico.
Palavras-chave: Trabalho e família - Brasil
Família - Processo decisório
Edução pré-escolar - Espectos econômicos
Análise de regressão
CNPq: Economia da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Aplicada
Citação: REYNA, Edi Flores. The Preschool's Direct and Indirect Effects in Brazil. 2023. 89 f. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.043
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30519
Data do documento: 1-Fev-2023
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