Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29195
Tipo: Dissertação
Título: As contribuições da extensão na formação acadêmica dos Futuros técnicos da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste - Campus Rio Pomba
The contributions of extension in the academic training of future technicians in Vocational and Technological Education: an analysis of the Institutional Program of Support to Extension in IF Sudeste - Campus Rio Pomba
Autor(es): Magalhães, Juliana Vieira Afonso
Abstract: No cenário político atual a Extensão tem assumido contornos que caminham em sentido contrário às políticas regressivas, colocando no centro da disputa, a viabilidade e os reais interesses por parte do governo em aproximar os Institutos Federais e Universidades da comunidade. Esse fato evidencia a importância de discussões acerca da Extensão na formação do estudante e a responsabilidade dessa prática no compartilhamento dos saberes da comunidade e da instituição de ensino, constituindo a base para o desenvolvimento humano no mundo científico, cultural e tecnológico. O presente estudo, mediado pelo estudo de caso, teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) na formação acadêmica dos estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais do Campus Rio Pomba. Os resultados apontaram que a prática extensionista trouxe contribuições/melhorias importantes ao processo de aprendizagem do estudante, além do desenvolvimento de habilidades e uma mudança na postura do mesmo. Também foram identificas lacunas quanto à compreensão, verificando-se que o entendimento acerca da Extensão ainda é, por vezes, relacionado a ações de cunho assistencialista, além de ser vinculada somente à formação, voltada ao mercado de trabalho, o que está em desacordo com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante das lacunas encontradas, desenvolveu-se o produto educacional, no formato de cartilha, em que foram reunidos materiais teóricos, ilustrativos e vídeos, visando fornecer aos leitores conteúdos de fácil leitura e atrativo, como ferramenta de (in)formação para os estudantes. Os participantes da pesquisa tiveram contato com a cartilha a fim de promover seu alinhamento conceitual e ainda avaliar a forma como as informações foram disponibilizadas. A avaliação demonstrou que houve mudanças de percepção da Extensão e das bases conceituais em EPT. Além disso, houve aprovação do material elaborado e oferecido, que, por ser uma cartilha on-line, proporciona flexibilidade e maior abrangência de acesso. Palavras-chave: Extensão. Educação Profissional e Tecnológica. Formação.
In the current political scenario, Extension has assumed contours that go against regressive policies, putting at the center of the dispute the viability and the real interests of the government in bringing the Federal Institutes and Universities closer to the community. This fact highlights the importance of discussions about Extension in student education and the responsibility of this practice in sharing the knowledge of the community and the educational institution, constituting the basis for human development in the scientific, cultural, and technological world. The present study, mediated by a case study, aimed to analyze the contributions of the Institutional Program of Support to Extension (PIAEX) in the academic training of students of integrated technical courses of the Federal Institute Southeast of Minas Gerais, Rio Pomba Campus. The results indicated that the extentionist practice brought important contributions/improvements to the student's learning process, besides the development of skills and a change in their attitude. Gaps were also identified regarding the understanding of Extension, verifying that the understanding about Extension is still, sometimes, of a welfare nature, besides the linking of Extension to simple training aimed at the labor market, which is at odds with the conceptual basis of Vocational and Technological Education (PTE). In view of the gaps found, the educational product was developed, in the format of a booklet, in which theoretical, illustrative and video materials were gathered, aiming to provide readers with easy- to-read and attractive content, as an (in)training tool for students. The research participants had contact with the booklet in order to promote its conceptual alignment and also to evaluate how the information was made available. The evaluation showed that there were changes in the perception of Extension and the conceptual basis in PTE. Moreover, they approved the way the material was prepared and offered, because being an online booklet, it provides flexibility and wider access. Keywords: Extension. Professional and Technological Education. Training
Palavras-chave: Educação Profissional
Extensão
CNPq: Educação
Editor: Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais
Titulação: Mestre em Educação Profissional e Tecnologica
Citação: MAGALHÃES, Juliana Vieira Afonso. As contribuições da extensão na formação acadêmica dos futuros técnicos da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste - Campus Rio Pomba. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica) - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29195
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.