Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28958
Tipo: Tese
Título: A velhice nas imagens e nos vídeos divulgados no Facebook: pedagogias culturais e produção de sentido
Old age in the images and videos posted on Facebook: cultural pedagogies and production of meaning
Autor(es): Minó, Nádia Marota
Abstract: A velhice é um processo universal, inevitável e esperado. Há ampla ascensão do envelhecimento na população brasileira, assim como é crescente a adesão desse grupo no uso de redes sociais, em virtude dos benefícios e das facilidades que esse recurso pode oferecer às suas vidas. Diante desse cenário, propôs-se analisar, neste estudo, a forma como o idoso é apresentado nas imagens, nos vídeos e discursos veiculados na rede social virtual Facebook, especificamente, nas páginas “Velhice me aguarde” e “Velhice solitária”, em que se buscam conteúdos que reportam à pessoa idosa para negar ou reforçar estereótipos ligados à velhice. As redes sociais trazem variadas informações, muitas delas carregadas de pedagogias culturais - grandes responsáveis por promover uma dicotomia na produção de sentido. Trata- se de um artefato social caracterizado por estereótipos, pensamentos e negatividades/positividades. Assim, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, do tipo documental, sendo objeto de investigação as mensagens postadas na referida rede no ano de 2017. Assume-se a perspectiva antropológica sobre o envelhecimento, a partir de autores que discutem os diversos aspectos sobre a velhice. O conteúdo utilizado, sob a forma de mensagens e imagens, embasa a construção do referencial teórico e auxilia a categorização de dados para posterior discussão entre os elementos analisados e a literatura que versa sobre conceitos como: poder simbólico, violência simbólica, envelhecimento, pedagogia cultural, produção de sentido, identidade, estereótipos, corporalidade, cultura e mídia. Foi possível concluir que, conforme material publicado nas referidas páginas do Facebook, algumas mensagens exaltam a velhice, mas outras buscam convencer que para estar bem é necessário ser jovem. Tal negação da velhice pode exemplificar a falta de aceitação social dessa parcela da população, em decorrência do consumismo proporcionado pela rede social virtual e mídias em geral. Nesse sentido, torna-se necessário sensibilizar e enfatizar a valorização do idoso, incentivando sua participação social, com o objetivo de melhorar as relações intergeracionais, pois o idoso ativo deve ser reconhecido como motivo de orgulho e exemplo para a comunidade. Palavras-chave: Velhice. Facebook. Pedagogia Cultural. Idoso. Produção de Sentidos. Violência Simbólica.
Old age is a universal, inevitable and expected process. There is a widespread rise in aging in the Brazilian population, as well as the adhesion of this group to the use of social networks, due to the benefits and facilities that this resource can offer to their lives. Given this scenario, it was proposed to analyze, in this study, the way the elderly person is presented in the images, videos and speeches broadcast on the virtual social network Facebook, specifically, on the pages “Old age wait me” and “Old age lonely”, in which we seek content that reports to the elderly to deny or reinforce stereotypes related to old age. Social networks bring a variety of information, many of them loaded with cultural pedagogies - great responsible for promoting a dichotomy in the production of meaning. It is a social artifact characterized by stereotypes, thoughts and negatives / positivities. Thus, the research is characterized by the qualitative nature, of the documentary type, being the object of investigation the messages posted in the referred network in the year 2017. The anthropological perspective on aging is assumed, from authors who discuss the different aspects about the old age. The content used, in the form of messages and images, supports the construction of the theoretical framework and helps the categorization of data for further discussion between the elements analyzed and the literature dealing with concepts such as: symbolic power, symbolic violence, aging, cultural pedagogy , production of meaning, identity, stereotypes, corporality, culture and media. It was possible to conclude that, according to material published on the referred Facebook pages, some messages exalt old age, but others seek to convince that to be well it is necessary to be young. Such denial of old age can exemplify the lack of social acceptance of this portion of the population, due to the consumerism provided by the virtual social network and media in general. In this sense, it is necessary to raise awareness and emphasize the appreciation of the elderly, encouraging their social participation, with the aim of improving intergenerational relationships, as the active elderly person should be recognized as a source of pride and an example for the community. Keywords: Old age. Facebook. Cultural Pedagogy. Old man. Production of Senses. Symbolic Violence.
Palavras-chave: Velhice
Pedagogia culturalmente relevante
Idosos
CNPq: Ciências Humanas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: MINÓ, Nádia Marota. A velhice nas imagens e nos vídeos divulgados no Facebook: pedagogias culturais e produção de sentido. 2020. 128 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28958
Data do documento: 17-Mar-2020
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.