Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28337
Tipo: Dissertação
Título: A detailed look at public school in-service EFL teachers’ self-esteem
Um olhar detalhado sobre a autoestima de professoras de inglês em serviço na escola pública
Autor(es): Carvalho, Aline Moraes
Abstract: Several studies in language teacher education within Applied Linguistics have pointed out a significant number of English teachers with low self-esteem, although it was not the main focus of these studies (BARCELOS, 2016; 2011; BARCELOS & COELHO, 2010; ZOLNIER, 2011; ZOLNIER & MICCOLI, 2009). According to Reilly (2012), self-esteem is necessary in teacher education since a healthy self-esteem can help teachers evaluate themselves more realistically and be more open to changes and development, besides being more prone to happiness, to work more effectively, and to encouraging students’ self-esteem. Yet, although some studies have been conducted in the Brazilian context (DOHMS, 2011; SILVEIRA, 2010; FABRET, 2007; LAGO, 2007), very few have focused on English teachers’ self-esteem. This study aimed at investigating the self-esteem of three in-service English teachers working at a Brazilian public school. The literature review was based on studies on self-esteem in social psychology such as Peñaherrera León et al. (2014), Mruk (2013), Branden (1996a; 1996b). Data were collected through the Teacher Self-esteem Test (ARZOLA & COLLARTE, 1992), visual and written narratives, and interviews. The results have suggested that each participant’s self-esteem is different and the factors that seem to influence most on their self-esteem, either positively or negatively, are: a) their perceived level of proficiency; b) their beliefs; c) the feelings of being accepted, valued and respected by the school community through demonstrations of support, approval, trust, and affection; d) results achieved; and e) feedback from significant others. This study brings implications for teacher education and continuing education since by understanding how EFL teachers’ self- esteem works and by identifying its main influences and consequences, we can help teachers to develop and maintain balanced levels of self-esteem, thus helping their practice and the school community. Keywords: Self-esteem. EFL teachers. Brazilian public school.
Diversos trabalhos na formação de professores, dentro da Linguística Aplicada têm apontado um número expressivo de professoras de inglês com baixos níveis de autoestima, apesar de este não ter sido o foco de investigação desses estudos (BARCELOS, 2016; 2011; BARCELOS & COELHO, 2010; ZOLNIER, 2011; ZOLNIER & MICCOLI, 2009). De acordo com Reilly (2012), a autoestima é um fator necessário quando se trata da formação de professores, pois quando ela é saudável, eles podem se avaliar de forma mais realista, estando abertos para mudanças e crescimento, além de serem mais propensos à felicidade, à um trabalho mais efetivo e ao estímulo à autoestima de seus estudantes. Contudo, apesar de alguns estudos sobre autoestima terem sido realizados no contexto brasileiro (DOHMS, 2011; SILVEIRA, 2010; FABRET, 2007; LAGO, 2007), ainda são poucos aqueles que focam na autoestima de professores de língua inglesa. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar a autoestima de três professoras de inglês em serviço atuando em uma escola pública brasileira. O referencial teórico baseou-se em estudos sobre autoestima na área de psicologia social ais como Peñaherrera León et al (2014), Mruk (2013), Branden (1996a; 1996b). Os dados foram coletados através de Teste de Autoestima de Professores (ARZOLA & COLLARTE, 1992), narrativas visuais e escrita e entrevistas. Os resultados sugeriram que a autoestima de cada participante é distinta e que os fatores que aparentam ter maior influência sobre essa autoestima, positiva ou negativamente, são: a) o nível de proficiência percebido por elas; b) suas crenças; c) a sensação de serem aceitas, valorizadas e respeitadas pela comunidade escolar, através de demonstrações de apoio, confiança e afeto; d) resultados alcançados junto aos alunos; e e) retorno/avaliação de pessoas significativas. Este estudo traz implicações para a formação inicial e continuada de professoras de inglês, na medida em que entendendo sua autoestima e os fatores que a afetam é possível investir em sua formação a fim de desenvolver e manter níveis saudáveis, propiciando uma prática mais positiva e exitosa junto à comunidade escolar. Palavras-chave: Autoestima. Professoras de Inglês. Escola pública brasileira.
Palavras-chave: Autoestima
Professores de inglês
Escolas públicas - Brasil
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: CARVALHO, Aline Moraes. A detailed look at public school in-service EFL teachers’ self-esteem. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28337
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.