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Tipo: Dissertação
Título: Associação entre o desenvolvimento motor e a participação esportiva em crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Association between motor development and sports participation in children aged 6 to 10 years old
Autor(es): Silva, Danielle de Campos
Abstract: Como uma das áreas do comportamento motor, o desenvolvimento motor considera a complexidade do movimento para compreender o sujeito ao longo da vida. No decorrer das fases do desenvolvimento motor, espera-se que seja alcançada a proficiência para a realização de habilidades motoras, ou então a competência motora. Além disso, outro aspecto motor importante do desenvolvimento motor é a coordenação motora global (CMG), considerada como uma condição precedente a aquisição das habilidades motoras. Um aspecto fundamental associado à competência motora durante a infância é a prática da atividade física. Dentre as práticas de atividade física, sabe-se que o esporte sistematizado pode potencializar a aquisição do repertório motor ao longo da infância. Contudo, torna-se necessário fortalecer as evidências quanto a relação dos aspectos do desenvolvimento motor com a participação esportiva sistematizada em crianças dos 6 aos 10 anos de idade, entendida como uma fase crucial para a progressividade das fases do movimento. Assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar a relação entre o desenvolvimento motor e a participação esportiva em crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Para isso, dois artigos foram conduzidos. O primeiro artigo foi uma revisão narrativa para compreender os aspectos motores do desenvolvimento motor e, posteriormente, o estado da arte da relação dos mesmos com a participação esportiva das crianças na segunda infância. Já no segundo artigo, foi realizado um estudo de desenho transversal, com 100 crianças que praticavam 2 esportes ou mais, com pelo menos 1 ano de prática. O objetivo foi analisar a CMG associada às características da prática esportiva (tempo de prática e diversidade de atividades esportivas). Para isso, foi utilizado o teste Körperkoordinationstest für Kinder para mensuração da CMG e uma entrevista semiestruturada com os pais/responsáveis legais para determinara prática em atividades esportivas das crianças. Foi observada relação positiva e regular entre a CMG e o tempo de prática (ρ = 0.172, p<0,05) e a não associação significativa entre a CMG e a diversidade de atividades esportivas (ρ=0.056, p>0,05). Sendo assim, torna-se evidente que a relação entre os aspectos motores do desenvolvimento motor e a participação esportiva é importante para compreender o sujeito em movimento, em especial a CMG, compreendida como uma condição imprescindível para a progressão da aquisição das habilidades motoras e posteriormente ao desenvolvimento motor. A interveniência entre os aspectos do desenvolvimento motor e a prática de esportes sistematizados permite compreender a individualidade da progressão do movimento de cada sujeito e tal informação pode enriquecer o conhecimento de profissionais da Educação Física para particularizar a intervenção motora quando necessário. Palavras-chave: Desenvolvimento Motor. Coordenação Motora Global. Habilidade Motora. Participação Esportiva. Participação esportiva sistematizada. Criança.
As one of the areas of motor behavior, motor development takes into account the complexity of movement aiming to understand the subject throughout life course. During the stages of the motor development, it is expected that achievement of the proficiency to perform the motor skills, or else the motor competence. In addition, another important motor aspect of the motor development is global motor coordination (GMC), which is considered as a condition that precede the development of the motor skills. A fundamental aspect related to motor competence during childhood is the involvement in physical activity. From the set of physical activities options, it is known that systematized sport provides the acquisition of the motor repertoire throughout childhood. However, it’s becomes necessary to regarding the relationship between some aspects of the motor development and systematic sports participation in children from 6 to 10 years of age, understood as a relevant period of human development, especially regarding the development of the movements. Thus, the aim of the present study was to investigate the relationship between motor development and sports participation in children from 6 to 10 years of age. For this, two articles were developed. Article 1 was a narrative review to understand the motor aspects of motor development and, later, the state-of-the art of their relationship with the sports participation of children in second childhood. In article 2, a cross-sectional design study was carried out with 100 children, engaged in at least two sports, with at least one year of practice. The objective was to analyze the GMC associated with the characteristics of sports practice, practice time and diversity of sports activities. For this, the Körperkoordinationstest für Kinder test was used to measure GMC and to determine the practice of sports activities, a semi-structured interview was conducted with parents / legal guardians. A positive and regular relationship was observed between GMC and time of practice (ρ = 0.172, p<0,05) and no significant association between GMC and the diversity of sports activities (ρ=0.056, p>0,05). Thus, it is evident that the relationship between the motor aspects of motor development and sports participation is pertinent to understand the subject in movement, especially GMC, understood as an essential condition for the progression of the acquisition of motor skills and subsequently to motor development. The interaction between the aspects of motor development and the practice of systematic sports allows understanding the individuality of the movement progression of each subject and such information can improve the knowledge of Physical Education professionals to particularize the motor intervention when required. Keywords: Motor Development. Motor Skills. Global Motor Coordination. Sport Participation. Youth Sport Participation. Childhood.
Palavras-chave: Capacidade motora em crianças
Exercícios físicos
Infância
CNPq: Educação Física
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação Física
Citação: SILVA, Danielle de Campos. Associação entre o desenvolvimento motor e a participação esportiva em crianças dos 6 aos 10 anos de idade. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28147
Data do documento: 30-Nov-2020
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