Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28093
Tipo: Dissertação
Título: O processo de ensino-aprendizagem e suas relações com as expectativas docentes acerca do desempenho escolar
The teaching-learning process and its relationship with teaching expectations about school performance
Autor(es): Teixeira, Otávio Henrique
Abstract: as últimas décadas, a educação brasileira fez importantes avanços em termos de acesso, combate a evasão, financiamento, dentre outros aspectos relevantes. Ainda assim, a baixa qualidade do ensino permanece sendo um dos grandes entraves ao desenvolvimento do país. Seguindo essa perspectiva, a busca por meios e formas de melhorar os indicadores de qualidade educacionais envolve o estudo de um amplo e complexo campo temático. Dentro desse segmento, há pesquisas analisando o processo de ensino-aprendizagem sob influência das expectativas docentes. Nesse sentido, a presente pesquisa busca explorar as expectativas docentes de duas formas e, portanto, sua estrutura se divide em dois artigos. O primeiro artigo teve como objetivo principal investigar a capacidade das expectativas docentes influenciarem o desempenho dos alunos frente as características socioeconômicas desses indivíduos e, além disso, verificar se essa influência ocorre de forma diversa entre as etapas do 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Para tal, adota-se uma abordagem metodológica hierárquica, respeitando a estrutura aninhada dos dados educacionais utilizados. De forma geral, os principais resultados encontrados indicam que elevadas expectativas exercem grande poder de influência sobre o desempenho discente, contrabalanceando os efeitos, muitas vezes perversos, do “background” familiar dos alunos sobre a qualidade de aprendizagem. Além disso, verificou-se que a diferença na capacidade de influência não é tão destoante entre as duas etapas de ensino analisadas. Já o segundo artigo teve como finalidade averiguar o quanto as disparidades/similaridades raciais entre professor e sua turma podem influenciar a formação das expectativas docentes para as mesmas etapas de ensino e ano considerados no primeiro artigo. Além disso, buscou-se identificar possíveis influências desiguais entre o 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio. Por meio do uso de um modelo Logit Ordenado Multinível, os resultados encontrados indicam que as similaridades raciais entre professores negros e turmas compostas por alunos de maioria negra tiveram relação positiva com maiores níveis de expectativas docentes, de modo que esse poder de influência esteve associado em maior força no ensino médio do que no ensino fundamental. Em geral, os dois artigos corroboram diversos estudos internacionais envolvendo a mesma temática, evidenciando a importância de uma cultura de altas expectativas nas escolas e apontando indícios de que vieses raciais e preconceitos implícitos podem influenciar a formação de expectativas dos professores. Palavras-chave: Expectativas docentes. Desempenho escolar. Processos escolares. Disparidades/Similaridades raciais.
In the last decades, Brazilian education has made important advances in terms of access, combating evasion, financing, among other relevant aspects. Even so, the low quality of education remains one of the major obstacles to the country's development. Following this perspective, the search for ways and means to improve educational quality indicators involves the study of a broad and complex thematic field. Within this segment, there are studies analyzing the teaching-learning process under the influence of teaching expectations. In this sense, this research seeks to explore teaching expectations in two ways and, therefore, its structure is divided into two articles. The first article had as main objective to investigate the capacity of the teaching expectations to influence the students' performance in face of the socioeconomic characteristics of these individuals and, in addition, to verify if this influence occurs in a different way between the stages of the 9th year of elementary school and the 3rd year of secondary education in Brazilian public schools. For this, a hierarchical methodological approach is adopted, respecting the nested structure of the educational data used. In general, the main results found indicate that high expectations have a great influence on student performance, counterbalancing the effects, often perverse, of students' family background on the quality of learning. In addition, it was found that the difference in the capacity for influence is not so different between the two teaching stages analyzed. The second article, on the other hand, aimed to find out how much the racial disparities/similarities between teacher and his class can influence the formation of teaching expectations, for the same teaching stages and year considered in the first article. In addition, we sought to identify possible unequal influences between the 9th year of elementary school and the 3rd year of high school. Through the use of a Multilevel Ordered Logit model, the results found indicate that the racial similarities between black teachers and classes made up of black majority students had a positive relationship with higher levels of teaching expectations, so that this power of influence was associated with greater strength in high school than in elementary school. In general, the two articles corroborate several international studies involving the same theme, highlighting the importance of a culture of high expectations in schools and pointing out indications that racial biases and implicit prejudices can influence the formation of teachers' expectations.Keywords: Teaching expectations. School performance. School processes. Disparities/ similarities racial.
Palavras-chave: Rendimento escolar
Relações raciais
Educação - Aspectos sociais
Etnicismo
CNPq: Capital Humano
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia
Citação: TEIXEIRA, Otávio Henrique. O processo de ensino-aprendizagem e suas relações com as expectativas docentes acerca do desempenho escolar. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28093
Data do documento: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.