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Tipo: Dissertação
Título: Perfis sociais, percursos escolares, condições de permanência e perspectivas de futuro : o caso de cotistas de cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus Muriaé
Social profiles, school paths, conditions of stay and perspectives of the future: The case of shareholders of Integrated technical courses at IF Sudeste MG - Campus Muriaé
Autor(es): Rodrigues, Alexandre Lopes
Abstract: As políticas públicas denominadas Ações Afirmativas assumiram posição de destaque no Brasil ao longo dos últimos anos, sobretudo no âmbito da educação, com a implantação do sistema de cotas para ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino de nível médio técnico. A implantação de um sistema de cotas para ingresso nas instituições federais de ensino, acompanhado de mecanismos que contribuam para a permanência do aluno cotista, traz a perspectiva de tentar contribuir na consolidação do princípio da igualdade de oportunidades para todos. Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar junto aos alunos cotistas de três dos quatro cursos técnicos integrados ofertados pelo Campus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais quais as expectativas, assim como, as possíveis dificuldades e desafios enfrentados por estes alunos durante o curso, e as estratégias utilizadas para a superação dessas dificuldades. Para fins de coleta e análise dos dados, utilizou-se uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de documentos institucionais que traçam o perfil sócio econômico dos alunos e da realização de entrevista semiestruturada com uma amostra representativa do universo de alunos cotistas dos cursos em questão. Assim, neste trabalho, foram realizadas entrevistas com cinco estudantes. A análise dos dados coletados foi realizada tendo em vista a técnica análise de conteúdos (Bardin, 2011). Com base nessas análises, concluiu-se que a entrada num curso de formação técnica integrada traz grandes desafios para os estudantes, tanto em relação à necessidade de adaptação a um novo contexto educacional, quanto em relação ao apoio necessário para a sua permanência no curso. Constata-se que o IF Sudeste MG procura disponibilizar um conjunto de medidas que visam contribuir para a permanência dos estudantes. Essas contribuições ocorrem tanto pelo viés do apoio financeiro, por intermédio do Programa Nacional de Assistência Estudantil, quanto em termos de infraestrutura e apoio emocional. Além disso, percebe-se a preocupação com uma formação mais ampla e humanizada dos alunos, por parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, não se restringindo a uma qualificação estritamente voltada para a atividade laboral. Em termos de expectativas, nota-se uma maior preocupação por parte dos estudantes no sentido de se buscar uma graduação em nível superior ou a aprovação em um concurso público. Palavras-chave: Ações afirmativas. Cotas. Assistência ao estudante. Ensino técnico integrado.
Public policies called Affirmative Actions have assumed a prominent position in Brazil over the past few years, especially in the field of education, with the implementation of the quota system for entry into federal universities and federal technical secondary education institutions. The implementation of a quota system for admission to federal educational institutions, accompanied by mechanisms that contribute to the permanence of the quota student, brings the perspective of trying to contribute to the consolidation of the principle of equal opportunities for all. This research had as main objective to identify and analyze with the quota students of three of the four integrated technical courses offered by the Muriaé Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais what are the expectations, as well as, the possible difficulties and challenges faced by these students during the course, and the strategies used to overcome these difficulties. For the purposes of data collection and analysis, a qualitative approach was used. The data were collected from institutional documents that trace the socio-economic profile of the students and from the realization of a semi-structured interview with a representative sample of the universe of quota students of the courses in question. Thus, in this work, semi-structured interviews were conducted with five students. The analysis of the collected data was carried out considering the content analysis technique (Bardin, 2011). Based on these analyzes, it was concluded that entering an integrated technical training course poses great challenges for students, both in relation to the need to adapt to a new educational context, and in relation to the support needed to stay in the course. It appears that the IF Sudeste MG seeks to provide a set of measures that aim to contribute to the permanence of students. These contributions occur both from the perspective of financial support, through the National Student Assistance Program, and in terms of infrastructure and emotional support. In addition, there is a concern with a broader and more humanized training of students, on the part of the Federal Network of Professional and Technological Education, not being restricted to a qualification strictly aimed at work activity. In terms of expectations, there is a greater concern on the part of students in the sense of seeking a higher education degree or approval in a public competition. Keywords: Affirmative actions. Quotas. Student assistance. Integrated technical education.
Palavras-chave: Programas de ação afirmativa na educação - Minas Gerais
Estudantes - Programas de assistência
Ensino técnico
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: RODRIGUES, Alexandre Lopes. Perfis sociais, percursos escolares, condições de permanência e perspectivas de futuro : o caso de cotistas de cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus Muriaé . 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27993
Data do documento: 19-Abr-2021
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