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Tipo: Dissertação
Título: Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior
Distance to school and the demand for higher education
Autor(es): Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
Abstract: A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões de um país pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Diversos estudos sugerem que os indivíduos que vivem longe de uma instituição de ensino são menos propensos a frequentar a escola, uma vez que a necessidade de deslocamento aumenta os custos incorridos no processo educacional. Nesse sentindo, o presente trabalho buscou analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior, utilizando dados do Censo Demográfico e Censo do Ensino Superior, referentes ao ano de 2010. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis, onde os indivíduos que distam a mais de 38 km de uma instituição de ensino têm 21,5 p.p. menos chances de cursarem a educação universitária. Desagregando a análise de ingresso entre instituições públicas e privadas, observa-se que a probabilidade de estudar na rede pública aumenta, em detrimento de frequentar a rede privada, se os indivíduos viverem próximo à estabelecimentos públicos de ensino. Adicionalmente, explorou-se a criação de novas instituições de ensino, especificamente públicas, como fonte de variação exógena para a distância. Verifica-se que a presença de uma nova instituição pública tende a aumentar em 9,6 p.p. a probabilidade de ingresso no ensino superior público, enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem. Este resultado é importante, pois sugere que os estudantes que vivem em áreas de pouca cobertura educacional são beneficiados com a presença de novas instituições de ensino. Ademais, contribui para a compreensão de quais ações políticas podem ser empregadas na promoção da educação a fim de reduzir o diferencial de acesso imposto pela distância. Palavras-chave: Distância à instituição. Demanda por ensino superior. Instituições públicas.
Due the inexistence and lack of proximity to educational institutions in many places across the country can be seen as a barrier access to education. Many studies suggest that students who live far way to school are less likely to attend, since the need to travel increases the costs involved in the educational process. This study examines the effect of distance to school on the likelihood to attend a postsecondary education, using data from the Demographic Census and Census of Higher Education, both of 2010. The evidences points for a negative relationship between the variables, where is observed that individuals are 21,5 p.p. less likely to attend postsecondary education if the nearest institution is 38 km from their residence town. Disaggregating the data by attendence between public and private institutions, is noted that the probability to studying in public institutions increases, rather than private institutions, if the individuals live close to public schools. In addition, exploring the effect of the creation of new public institutions as a source of exogenous variation for distance, we could identify that the presence of new public institution increses in 9,3 p.p. the likelihood of individuals to attend a public higher education, while the probability to attend the private institution decreases. This result is important because it suggests that students living in areas of low educational supply are benefited by the presence of new educational institutions. In addition, it contributes to the understanding of which political actions can be employed in the improvement of education in order to reduce the gap imposed by distance. Keywords: Distance to School. Demand for higher Education. Public institutions.
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas - Distâncias, etc. - Brasil
Estudantes Universitários - Condições econômicas
Democratização da educação
CNPq: Teoria Econômica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Aplicada
Citação: ARAÚJO, Bruna Letícia Ribeiro de. Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27523
Data do documento: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Economia Aplicada

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