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Tipo: Tese
Título: Consumo de vestuário de luxo de segunda mão: estigma, autenticidade e distinção
Consumption of second hand luxury clothing: stigma, authenticity and distinction
Autor(es): Zampier, Ronan Leandro
Abstract: O consumo de vestuário de segunda mão é um fenômeno que, embora não seja recente, tem aumentado de proporções nos últimos anos e contraria a lógica dominante do consumo orientada principalmente pelo sistema de moda em que o descarte é cada vez mais prematuro. Uma vez que os produtos descartados tomam novos usos em outros contextos econômicos e culturais, os produtos passam por uma ampliação de seu ciclo de vida, assumindo novos significados, fazendo com que o produto em sua vida social passe por transformações simbólicas e materiais ao longo de sua trajetória social, que ainda precisa ser melhor compreendida. Nesse sentido, o estudo propõe lançar luz sob a dinâmica sociocultural inerente ao consumo de vestuário de luxo de segunda mão. As cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram escolhidas como lócus de pesquisa por constituírem mercados de segunda mão em ascensão e cuja pesquisa ainda é muito incipiente, especialmente no que se refere aos artigos de vestuário de luxo. Tomando as lentes da antropologia para compreender o fenômeno e considerando que os objetos do vestuário como elemento da cultura material, possuem vida social, a fundamentação teórica articula os seguintes temas: Consumo e cultura material; A moda como campo e prática cultural; O luxo e consumo de segunda mão; e consumo de vestuário de segunda mão. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa com características exploratórias e descritivas, cuja coleta de dados se dá por meio de observações e entrevistas em profundidade com diferentes indivíduos que interagem no universo de consumo de vestuário de segunda mão. Como estratégia de análise e interpretação das entrevistas com consumidoras, fornecedoras e varejistas do segmento, assim como para as informações disponíveis em plataformas virtuais de comercialização de vestuário de luxo de segunda mão foi escolhida como técnica de análise a vertente britânica da Análise de Discurso Crítica (ADC), proposta por Fairclough (2001). O presente trabalho avança estudos da área e oferece contribuições contextuais sobre o fenômeno do consumo de vestuário de luxo de segunda mão, cujos significados diferem em parte da literatura existente. Os resultados da pesquisa no ambiente online evidenciam que os discursos de legitimação das lojas como representantes do luxo constituem um antecedente importante para efeito das representações/negociações de autenticidade. Quanto a esses resultados, pode-se concluir que as articulações discursivas mobilizadas para transferência da aura de autenticidade do luxo baseiam-se essencialmente no culto ao gosto da elite tradicional, que pode ser observado a partir de uma perspectiva interpretativa da autenticidade. Com relação aos resultados da pesquisa de campo, pode-se concluir que os brechós de luxo constituem um elemento importante para o ciclo de consagração dos produtos/marcas de luxo ao reproduzirem a dinâmica de dominação do luxo tradicional para atenderem a suas demandas de legitimação no campo em que atuam. No que concerne aos significados do consumo de vestuário de luxo de segunda mão é possível inferir que para as consumidoras são motivadas a consumir tais objetos por diferentes razões que as levam a entender o consumo em brechós de luxo como oportunidade, que se desdobra em três significados principais: bom negócio, achado único e nostalgia. Embora, tais significados se desdobrem em práticas discursivas nas quais emergem inclinações ao consumo do luxo para si, as mesmas também evidenciam o predomínio da orientação do consumo do luxo para o outro, tendo em vista a mobilidade social ou a distinção. Entretanto, os tabus histórico-culturais existentes no contexto brasileiro para o consumo de segunda mão, criam ainda uma zona de tensão para os atores envolvidos, colocando-os diante um paradoxo, entre o estigma e o prestígio. Palavras-chave: Consumo. Brechós. Luxo. Vestuário de segunda mão.
The consumption of second-hand clothing is a phenomenon that, although not recent, has increased in proportions in the last years and is contrary to the dominant logic of consumption oriented mainly by the fashion system in which discarding is increasingly premature. Once the discarded products take on new uses in other economic and cultural contexts, the products go through an extension of their life cycle, assuming new meanings, causing the product in their social life to undergo symbolic and material transformations throughout their social trajectory, which still needs to be better understood. In this sense, the study proposes to shed light on the socio-cultural dynamics inherent in the consumption of second-hand luxury clothing. The cities of Belo Horizonte and Rio de Janeiro were chosen as the locus of research because they constitute second-hand markets on the rise and whose research is still very incipient, especially with regard to luxury clothing. Taking the lens of anthropology to understand the phenomenon and considering that the objects of clothing as an element of material culture, have social life, the theoretical foundation articulates the following themes: consumption and material culture; Fashion as a field and cultural practice; Luxury and second-hand consumption; and consumption of second-hand clothing. The research was developed from a qualitative approach with exploratory and descriptive characteristics, whose data collection takes place through in - depth observations and interviews with different individuals that interact in the universe of second - hand clothing consumption. As a strategy for analyzing and interpreting the interviews with consumers, suppliers and retailers of the segment, as well as for the information available on virtual platforms for the marketing of second-hand luxury clothing, the British side of Critical Discourse Analysis (CDA), proposed by Fairclough (2001). The present work advances studies of the area and offers contextual contributions on the phenomenon of the consumption of second-hand luxury clothing, whose meanings differ in part from the existing literature. The results of the research in the online environment show that the legitimacy discourses of the stores as representatives of luxury constitute an important antecedent for the effect of representations / negotiations of authenticity. As to these results, it can be concluded that the discursive articulations mobilized to transfer the aura of authenticity of luxury are essentially based on the cult of traditional elite taste, which can be observed from an interpretative perspective of authenticity. With respect to the results of the field research, it can be concluded that luxury thrift stores are an important element for the cycle of consecration of luxury products / brands by reproducing the dynamics of domination of traditional luxury to meet their demands for legitimation in the field in which they operate. Regarding the meanings of consumption of second-hand luxury clothing it is possible to infer that consumers are motivated to consume such objects for different reasons that lead them to understand consumption in luxury thrift stores as an opportunity that unfolds in three main meanings: good business, unique find and nostalgia. Although such meanings unfold in discursive practices in which inclinations emerge for the consumption of luxury for themselves, they also show the predominance of the orientation of luxury consumption to the other, in view of social mobility or distinction. However, the historical-cultural taboos existing in the Brazilian context for second-hand consumption also create a zone of tension for the actors involved, placing them in the face of a paradox, between stigma and distinction. Keywords: Consumption. Thrift Store. Luxury. Second-hand clothing.
Palavras-chave: Vestuário - Comercio
Brechós
Luxos
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: ZAMPIER, Ronan Leandro.Consumo de vestuário de luxo de segunda mão: estigma, autenticidade e distinção. 2019. 144 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27516
Data do documento: 9-Jul-2019
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