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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica por professores atuantes em escolas do município de Viçosa-MG: dificuldades e possibilidades
The teaching of science in the initial years of elementary education by teachers working in schools in the city of Viçosa-MG: difficulties and possibilities
Autor(es): Rocha, Ney Marcos Ferreira
Abstract: O ensino de Ciências ofertado nos anos iniciais do Ensino Fundamental se torna importante por possibilitar o desenvolvimento do senso crítico e de questionamentos acerca do contexto em que o indivíduo está inserido. Como se sabe, o curso de Licenciatura em Pedagogia é o responsável pela formação de professores para atuarem nessa etapa da educação. Portanto, o professor dos anos iniciais tem a função de oportunizar o primeiro contato do aluno com essa área do conhecimento, e com isto disponibilizar uma base necessária para que os conhecimentos sejam sistematizados pelo professor habilitado em Ciências Biológicas. Nesse sentido, essa pesquisa teve por objetivo geral analisar como os professores formados no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), trabalham o ensino de Ciências em escolas da rede estadual, municipal e particular da cidade de Viçosa-MG. A partir de uma pesquisa qualitativa, através de questionário e entrevista semiestruturada, e tendo um grupo amostral composto por 12 professoras atuantes em 7 escolas da Cidade, chegou-se aos seguintes resultados: os principais recursos didáticos utilizados nas aulas de Ciências são os vídeos e as imagens, contudo há uma predominância de aulas expositivas com o uso do livro didático e de material impresso. Foi ressaltada também a importância de se realizar atividades práticas nas aulas de Ciências por instigarem a participação, a curiosidade e a aprendizagem de conhecimentos científicos. Constatou-se também que os principais fatores que dificultam o desenvolvimento das aulas de Ciências estão associados à falta de laboratórios nas escolas, ao pouco tempo para planejar as aulas e atividades. Mesmo não possuindo laboratórios na maioria das escolas analisadas, observou-se que essas atividades ocorrem dentro da sala de aula com a utilização de materiais de fácil acesso. Todas as participantes da pesquisa relataram gostar e possuir afinidade com a área de Ciências, sendo que, uma parte destas apresentam facilidades para desenvolver o ensino em decorrência da segurança e do fato de considerar como tranquilos os assuntos discutidos. Porém, mesmo apresentando dificuldades para trabalharem esse conteúdo, as professoras reconheceram que procuram desenvolver seus conhecimentos por meio do estudo e da pesquisa e buscam abordar da melhor maneira possível o ensino de Ciências nos anos iniciais.
The teaching of Science offered in the initial years of Elementary School becomes essential because it allows the development of a critical sense and questions about the context in which the individual is living. Professionals in the educational area know that the Degree in Pedagogy is responsible for the training of teachers to act in this stage of education. Therefore, the teacher of the initial years has the function of giving opportunities for the first contact of a student with this area of knowledge, and with this to provide a necessary basis for a systematized knowledge by the qualified teacher in Biological Sciences. In this perspective, this research had as a general objective to analyze how the teachers trained in the Degree in Pedagogy of the Universidade Federal de Viçosa (UFV) work the teaching of Science in schools of the state; municipal and private network in the city of Viçosa-MG. Throughout qualitative research, from a questionnaire and semi-structured interview, and having a sample group composed of 12 teachers acting in 7 schools of the City, the following results were achieved: the main didactic resources used in Science classes are videos and images; however, there is a predominance of lectures with the use of textbooks and printed material. It was also stressed the importance of performing practical activities in Science classes for instigating participation, curiosity, and learning of scientific knowledge. It was possible to notice that the main factor that hinders the development of Science classes associate the lack of laboratories in schools, the short time to plan classes and activities. Furthermore, even though there are no laboratories in most of the analyzed schools, we could observe that these activities take place within the classroom with the use of easily accessible materials. All the participants of the research reported enjoying and possessing an affinity with the area of Sciences, being that a part of these presents facilities to develop the teaching due to the security and the fact to consider as calm the subjects discussed. However, even though they presented difficulties in working on this content, the teachers acknowledged that they sought to develop their knowledge through study and research and sought to best approach Science teaching in the early years.
Palavras-chave: Ciências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores - Formação
Pedagogia
Professores de ciência - Formação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: ROCHA, Ney Marcos Ferreira. O ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica por professores atuantes em escolas do município de Viçosa-MG: dificuldades e possibilidades. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27321
Data do documento: 14-Mar-2019
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