Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22390
Tipo: Dissertação
Título: Estratificação de ambientes na seleção de genótipos de soja (Glycine max (L.) Merrill) no Mato Grosso do Sul
Autor(es): Zuffo, Nilsso Luiz
Abstract: Foram conduzidos 18 ensaios em diferentes localidades e épocas, no ano agrícola I984/85, no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de avaliar a representatividade de locais e/ou épocas de semeadura, a inclusão de épocas de semeadura para melhorar a eficiência da seleção de cultivares e linhagens para diferentes regiões e estimar a adaptabilidade e estabilidade fenotípica de II genótipos de soja. Os ensaios conduzidos em diferentes localidades e/ou épocas de semeadura apresentaram uma tendência a alterar significativamente a ordem de classificação dos cultivares e linhagens, sendo maior para o carater produção de grãos do que para outros caracteres. Verificou-se maior possibilidade de substituir um ensaio por outro com relação aos caracteres altura de planta e número de dias para maturação do que para produção de grãos. A seleção de genótipos pode ser feita de maneira mais eficiente por meio da escolha de ambientes a serem agrupados, envolvendo localidades e épocas de semeadura. A combinação de IO localidades na época em que tradicionalmente são conduzidos os ensaios finais, não se mostrou eficiente para a seleção de cultivares e linhagens para todo o Estado do Mato Grosso do Sul. O agrupamento das cinco localidades da regiao Centro-Norte do Estado e o plantio na época tradicional não representaram bem esta região. Apenas o agrupamento região Sul (Grande Dourados) parece estar sendo eficiente com respeito à seleção de cultivares mais bem adaptados as condições desta região.
Palavras-chave: Soja - Melhoramento genético
Soja - Interação genótipo x ambiente
Soja - Semeadura
Soja - Seleção
Soja - Genética
Soja - Cultura - Mato Grosso do Sul
CNPq: Melhoramento Vegetal
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Genética e Melhoramento
Citação: ZUFFO, Nilsso Luiz. Estratificação de ambientes na seleção de genótipos de soja (Glycine max (L.) Merrill) no Mato Grosso do Sul. 1987. 91 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1987.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22390
Data do documento: 22-Jul-1987
Aparece nas coleções:Genética e Melhoramento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo15,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.