Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17685
Tipo: Artigo
Título: Growth or retraction: what tendencies do indices for vacancy offer, registrations and number of graduates in Brazilian Accounting Science programs expose
Autor(es): Rodrigues, Daniele Silva
Santos, Nálbia de Araújo
Santana, Monique da Silva
Abstract: This study aims to identify possible tendencies from offered vacancy indices, registrations and number of graduates in the field of Accounting Science, both in presential and distance education, from 1995 to 2012. Expansion policies and the increasing access of the Brazilian Higher Education System (“Sistema de Educação Superior”) (SES), institutionalized by the government, are considered as a context to understand these tendencies. The main data sources used were micro data from the Higher Education Census (“Censo de Educação Superior”) (CES) from 1995 to 2012. This study carried out descriptive and analytical procedures in a trending movement for these indices from 1995 to 2012. The results suggest that the growth in the offer of vacancies was expressive throughout the period. This movement was not followed in the same rate by the number of interested candidates to compete for a position in the Accounting Science program. There is an oversupply on offers for vacancies with a rising tendency in private institutions. The evolution in the registration rate in distant education courses (“Cursos de Educação à Distância”) (EAD) is inconstant. There is a concentration of enrolled students at a lower number in Higher Education Institutions (“Instituições de Ensino Superior”) (IES) of a public nature, in contrast with the pulverized distribution on registrations among a higher number of private IES. The completion rate in Accounting Science presents high and low alternate periods for the presential modality. However, there is evidence on high evasion and/or retention index. The course assessment tools indicate possible problems in the offering of the education service and deficiencies regarding the under graduation of students in Accounting Science.
O objetivo do estudo é identificar as possíveis tendências dos indicadores de vagas oferecidas, matrículas e concluintes da área de conhecimento de Ciências Contábeis, nas modalidades de presencial e de educação à distância, do período de 1995 a 2012. São consideradas as políticas de expansão e de ampliação de acesso ao Sistema de Educação Superior (SES) brasileiro, institucionalizadas pelo governo, como contexto para compreender essas tendências. A principal fonte de dados utilizada foram os microdados do Censo de Educação Superior (CES) de 1995 a 2012. Foram realizados procedimentos descritivos e de análise do movimento de tendências desses indicadores no período de 1995 a 2012. Os resultados sugerem que o crescimento na oferta de vagas foi expressivo, ao longo do período. Esse movimento não foi acompanhado na mesma proporção pelo número de candidatos interessados em concorrer por uma vaga no curso de Ciências Contábeis. Existe excesso de oferta de vagas com tendência de aumento nas instituições privadas. A evolução da taxa de matrícula nos cursos de educação à distância (EAD) é inconstante. Existe concentração de estudantes matriculados em um número menor de IES de natureza pública, em contraste com uma distribuição pulverizada de matrículas entre um número maior de IES privadas. A taxa de conclusão na área de Ciências Contábeis apresenta períodos alternados de alta e baixa na modalidade presencial. Mas, existe evidência para elevado índice de evasão e/ou retenção. Os instrumentos de avaliação dos cursos indicaram possíveis problemas na oferta do serviço de educação e deficiências na formação dos estudantes da área Ciências Contábeis.
El objetivo del estudio es identificar las posibles tendencias de los indicadores de plazas ofertadas, matrículas y recién licenciados en el área de conocimiento de Ciencias Contables, en las modalidades presencial y a distancia, en el periodo entre 1995 y 2012. Para comprender estas tendencias se debe considerar el contexto de las políticas de expansión y de ampliación del acceso al Sistema de Educación Superior (SES) brasileño implantadas por el gobierno. La principal fuente de datos utilizada fueron los microdatos del Censo de Educación Superior (CES) desde 1995 a 2012. Fueron realizados procedimientos descriptivos y de análisis del movimiento de las tendencias de los referidos indicadores en el periodo entre 1995 y 2012. Los resultados sugieren que el ritmo de crecimiento de la oferta de plazas fue significativo, a lo largo del tiempo. Este movimiento no estuvo acompañado en la misma proporción por el número de candidatos interesados en disputar una plaza del curso de Ciencias Contables. Existe un exceso de ofertas de plazas cuya tendencia es aumentar en las instituciones privadas. La evolución de la tasa de matriculación en los cursos de educación a distancia (EAD) es inconstante. Existe una concentración de estudiantes matriculados en un número menor de IES de naturaleza pública, en contraste con una distribución pulverizada de matrículas entre un número mayor de IES privadas. La tasa de conclusión en la modalidad presencial del área de Ciencias Contables presenta periodos alternados al alza y a la baja. Pero, existe evidencia del elevado índice de evasión y/o retención. Los instrumentos de evaluación de los cursos indicaron posibles problemas en la oferta del servicio de educación y deficiencias en la formación de los estudiantes del área de Ciencias Contables.
Palavras-chave: Higher education
Higher education tendencies
Accounting science/education
Editor: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/812
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17685
Data do documento: 26-Jan-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo737,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.