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Tipo: Artigo
Título: Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Alcântara, Valderí de Castro
Luiz, Gilberto Venâncio
Ferreira, Ana Cristina
Teodoro, Sâmara Ayeska Silva
Abstract: Diversos trabalhos acadêmicos buscam validar atributos, dimensões e constructos da satisfação de alunos em Instituições de Ensino Superior. Dentro deste escopo, o presente trabalho tem por objetivo mensurar o nível de satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior, extrair dimensões “latentes” e identificar os determinantes dessa satisfação. A pesquisa foi realizada em um campus recém implantado e os dados foram coletados através de uma escala de avaliação contendo 31 variáveis. A amostra foi de 139 alunos (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) e a escala obteve um Coeficiente α de Cronbach de 0,92. Utilizou-se para extrair dimensões e sumarizar os dados a Análise Fatorial Exploratória (extração dos componentes principais) com rotação ortogonal Varimax. O procedimento extraiu seis fatores que explicam 59,04% da variabilidade total: “Atitudes dos professores” (eigenvalue=4,60), “Fatores extraclasse” (eigenvalue=3,99), “Suporte às atividades universitárias” (eigenvalue=3,40), “Método de ensino” (eigenvalue=3,01), “Capacitação dos professores” (eigenvalue=1,69) e “Atividades Acessórias” (eigenvalue=1,61). De forma geral, a maior média foi encontrada nas dimensão “Capacitação dos professores” e a menor em “Fatores extraclasse”. O escore geral de satisfação foi de 50,07% (baixo) indicando a necessidade de melhoria em diversas áreas da instituição. O modelo de Regressão Linear Múltipla (R2=0,97) foi significativo ao nível de 1% de probabilidade. A dimensão “Atitudes dos professores” foi a que mais contribuiu para o nível de satisfação dos aluno
Several academic papers seek to validate attributes, dimensions and constructs of the student’s satisfaction in an Institution of higher education. Inside of this scope, the current paper has the fundamental goal of measure the level of pleasure reach for the student in an Institution of higher education to excerpt a “latent” dimension identify the decisive factors for this satisfaction reach by the students. This research took place in a recent implanted campus. The data were collected through an assessment scale which was made by 31 variables. The sample contained 139 students (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) and the scale achieved a Cronbach's α coefficient of 0.92. Was used to extract and summarize data dimensions to Exploratory Factor Analysis (extraction of the principal components) with Varimax orthogonal rotation. The procedure extracted six factors that explain 59.04% of the total variability: "Attitudes of the teachers" (eigenvalue=4.60), "Extracurricular Factors" (eigenvalue=3.99), "Support for university activities" (eigenvalue=3.40), "teachingmethod" (eigenvalue=3.01), "Training of the teachers" (eigenvalue=1.69) and "AncillaryActivities" (eigenvalue=1.61). In general, the highest average was found in the dimension "Training of the Teachers" and less on "Extracurricular Factors". The overall satisfaction score was 50.07% (low) indicating the need for improvement in several areas of the institution. The multiple linear regression model (R 2 =0.97) was significant at 1% probability. The dimension "Attitudes of the teachers" was the largest contributor to the level of student satisfaction.
Palavras-chave: Satisfação de alunos
Análise fatorial
Dimensões
IES
Editor: Revista Brasileira de Marketing
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17670
Data do documento: 17-Out-2012
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