Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/15950
Tipo: | Artigo |
Título: | Uso de equações diferenciais para determinação do momento ótimo da transformação de veículos |
Autor(es): | Marques, Gláucio Marcelino Silva, Márcio Lopes da Valverde, Sebastião Renato Noce, Rommel Castro, Ciro de |
Abstract: | Este trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade econômica da transformação de veículos de transporte florestal. Foram avaliadas duas situações: 1ª) carreta utilizada e retirada do processo após o fim de sua vida útil; 2ª) carreta utilizada, transformada em caminhão truck e, posteriormente, em caminhão toco. A equação diferencial foi utilizada para definir o momento ótimo das transformações. Os resultados obtidos indicaram que, no modelo sem transformação, obteve-se um tempo ótimo de utilização de nove anos, apresentando um Valor Anual Equivalente (VAE) de R$4.084,06. No modelo com transformação (carreta/truck/toco), obteve-se um (VAE) de R$10.555,04, indicando a viabilidade no sistema de transformação. Com base nos dados de custo e receita utilizados, a transformação (carreta/truck/toco) mostrou-se a melhor alternativa. Conclui-se que os modelos desenvolvidos permitem auxiliar a tomada de decisão referente à substituição de veículos de transporte. The objective of this work was to analyse the economic feasibility of the transformation of forest transport vehicles. Two situations were evaluated; in one the cart was used and removed after its useful lifetime, in the other one the cart is transformed in to truck and, finally, in to a two-wheeled cart. The differential equation was used to define the optimal time of the transformations. The results obtained showed that in the model without transformation an optimal time nine years used was defined, presenting an Equivalent Annual Value of R$4,084.06. In the model with transformation (cart/truck/two-wheeled cart), an Equivalent Annual Value of R$10,555.04 was obtained, indicating the viability of the transformation system. Based on data of costs and incomes used the transformation (cart/truck/two-wheeled cart) showed to be best alternative. It follows that the models developed showed to be suitable in supporting the decision making related to the replacement of transport vehicles. |
Palavras-chave: | Funções contínuas Substituição de equipamento e veículo transportador |
Editor: | Revista Árvore |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622005000100011 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15950 |
Data do documento: | 25-Nov-2004 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Agrícola - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
24239.pdf | texto completo | 811,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.