Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13864
Tipo: Artigo
Título: O Peer Instruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química
Autor(es): Moraes, Luiza Dumont de Miranda
Carvalho, Regina Simplício
Neves, Álvaro José Magalhães
Abstract: Este trabalho trata-se de um estudo de caso exploratório sobre a metodologia ativa conhecida como Peer Instruction (PI). Seu objetivo geral é compreender o funcionamento dessa metodologia e as teorias envolvidas por meio da revisão bibliográfica e da prática docente. Adotamos a teoria sociointeracionista de Vigotsky e a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, como referenciais teóricos para identificação de alguns aspectos do método. Deseja-se investigar o funcionamento do método e a reação dos alunos, sua aplicabilidade na área de Química, suas dificuldades, vantagens e desvantagens. Desta forma, realizou-se o estudo em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Viçosa, com cerca de 160 alunos, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Estequiometria. Observou-se que as discussões entre os pares eram frutíferas e que os alunos demonstraram estar muito motivados com a nova metodologia. Observou-se também que os alunos obtiveram certa resistência à proposta da sala de aula invertida - mesmo sendo um aspecto muito importante para o bom funcionamento do método - na qual eram estimulados a realizar a leitura prévia dos conteúdos antes das aulas. Concluiu-se que o PI é um método adequado para o ensino de química. Este estudo permitiu aos alunos, a elucidação de conceitos importantes e subjacentes e proporcionou novas ideias e novos horizontes acerca do método e continuidade da pesquisa.
Palavras-chave: Peer Instruction
Instrução pelos colegas
Ensino de química
Aula invertida
Metodologias ativas
Editor: Revista de Engenharia Química e Química
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/112
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13864
Data do documento: 2-Out-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
112-816-1-PB.pdftexto completo563,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.