Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11424
Tipo: Dissertação
Título: Determinação analítica do ganho adicional de radiação solar direta em uma superfície horizontal plana pelo uso de refletores solares planos
Autor(es): Matta, Cláudia Regina Barbosa da
Abstract: Em um sistema onde utilizam-se refletores e coletores solares combinados, é de fundamental importância o conhecimento dos efeitos causados pelo refletor solar no desempenho do sistema. A contribuição do refletor é determinada mediante o conhecimento da irradiância solar direta na superfície em questão, do ângulo formado entre o feixe de radiação e o vetor normal unitário à superfície receptora, do coeficiente de reflexão do refletor e da área formada pela intersecção dos raios refletidos com o plano da superfície receptora. Considerando os aspectos astronômicos, geográficos e geométricos, relativos ao refletor e à superfície horizontal, foram definidos vetores unitários representando a posição do Sol num dado instante e unitários normais às superfícies em questão. Desenvolveram-se equações que permitiram determinar analiticamente a área da superfície receptora iluminada pelos raios solares refletidos, assim como o ângulo de incidência desses raios na mesma superfície. Com base em tais equações, desenvolveu-se um método analítico para determinar o ganho adicional de energia solar na forma de radiação direta em superfícies horizontais, alinhadas no sentido leste-oeste, pelo uso de refletores planos. Este método permitiu analisar a eficiência do refletor solar para diferentes latitudes e épocas do ano.
Palavras-chave: Refletores e coletores solares combinados
Irradiância solar
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: MATTA, Cláudia Regina Barbosa da. Determinação analítica do ganho adicional de radiação solar direta em uma superfície horizontal plana pelo uso de refletores solares planos. 1994. 75 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1994.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11424
Data do documento: 23-Dez-1994
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo10,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.