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Tipo: Dissertação
Título: O jogo “baleia azul”: representações sociais do suicídio de jovens de Minas Gerais na mídia online
The "Blue Whale" Game: Social Representations of Minas Gerais Youth Suicide in the Online Media
Autor(es): Lopes, Natálya Martins
Abstract: Os altos índices de suicídio, tentativa e ideação, consistem em uma das maiores preocupações da saúde pública mundial. Isso, pois o suicídio é, atualmente, a terceira causa de morte mais comum entre adolescentes e jovens. Neste contexto, recentemente, na Rússia, surgiu o jogo “Baleia azul”, desafio no qual os jovens são estimulados à automutilação e incentivados a cumprir etapas que os leva a tentativa de suicídio. Tal “jogo”, amplamente difundido pela internet, causou diversas vítimas, se espalhando pelo mundo. No Brasil foram registrados e divulgados, especialmente em jornais on-line, vários casos. Salienta-se que esse jogo contribui para o aumento da estatística de suicídio. Mediante esse contexto, surgiram as seguintes questões: Como os jornais on-line representam a suicídio de adolescentes e jovens? No âmbito do jogo “Baleia azul”, quais os fatores de risco e as motivações que levaram os jovens a ideação suicida? O que poderia ter sido feito para evitar que mortes tivessem acontecido? A partir dessas questões, o presente estudo objetivou, de maneira geral, compreender o enfoque temático das notícias on-line sobre o jogo “Baleia azul” e as representações sociais do suicídio contidas nessas reportagens. Para alcançá-lo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar como os jornais on-line abordaram o assunto, quais informações foram divulgadas, se apontaram os fatores de proteção e as redes de apoio socioafetivas aos adolescentes/jovens; analisar como a ideação suicida de adolescentes/jovens foi representada nas webnotícias de Minas Gerais; indicar possíveis causas do envolvimento dos jovens de Minas Gerais com o jogo “Baleia azul”, e apresentar os fatores de riscos vivenciados na adolescência e juventude, os quais são retratados como sinais de vulnerabilidade psíquica. A partir desses objetivos, o presente estudo se delineou como qualitativo, de caráter descritivo-explicativo, no qual se utilizou a pesquisa documental como instrumento de coleta de dados, selecionando notícias on-line sobre situações de suicídios ou de tentativas, ocorridas em Minas Gerais. Como forma de apreciação dos dados, optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo, com apoio do software Iramuteq. Os resultados apontaram três temáticas principais de abordagem das webnotícias: Investigação sobre as mortes e tentativas de suicídio, importância da prevenção e repercussão do jogo “Baleia azul”. Além disto, constataram-se representações sociais que estigmatizam o contexto suicida, vislumbrando-o como um ato diabólico. Por um lado, apoiando-se em uma premissa moral, por outro lado denominando-o como doença mental, neste caso, justificando- se em uma suposta visão médica. Ademais, foram constados que as webnotícias apresentam os fatores de riscos, as questões de vulnerabilidades e os fatores de proteção, sendo esses, especialmente, família e amigos. Por fim, são tecidas algumas considerações sobre a importância da rede de apoio aos jovens, assim como da influência da internet durante essa fase da vida e os aspectos preventivos que podem estimular a juventude a ter posturas mais saudáveis na busca de soluções para os problemas vivenciados, assentadas na ajuda profissional e no apoio familiar.
High rates of suicide, trial and ideation, are one of the greatest public health concerns in the world. This is because suicide is currently the third most common cause of death among adolescents and young people. In this context, recently, in Russia, the game "Blue Whale" appeared, a challenge in which young people are encouraged to self-mutilation and to follow steps that lead them to suicide attempt. Such a "game" widely spread by the internet has caused several victims, spreading throughout the world. In Brazil, several cases were recorded and disseminated, especially in online newspapers. It should be noted that this game contributes to the increase in suicide statistics. In this context, the following questions have arisen: How do online newspapers represent the self-inflicted death of adolescents and young people? In the Blue Whale game, what are the risk factors and motivations that led young people to suicidal ideation? What could have been done to prevent deaths from happening? Based on these questions, the present study aimed to comprehend the thematic focus of online news about the game "Blue Whale" and the social representations of suicide contained in these reports. To achieve this, the following specific objectives were defined: identifying how online newspapers addressed the issue, what information was disclosed, what protection factors and socio-affective support networks were pointed out to adolescents / youth; to analyze how the suicidal ideation of adolescents / youth was represented in the webnews of Minas Gerais; indicate possible causes of the involvement of young people with the game "Blue Whale", and present the risk factors experienced in adolescence and youth, which are portrayed as signs of psychic vulnerability. From these objectives, the present study was delineated as a qualitative, descriptive-explanatory, whose instrument of data collection used was the documentary research, selecting online news about situations of suicides or of attempts, occurred in Minas Gerais. As a form of analysis, we used the technique of content analysis, with the support of Iramuteq software. The results pointed out three main topics of webnews approach: Research on suicide deaths and attempts, importance of prevention and repercussion of the game "Blue whale". In addition, social representations, which stigmatize the suicidal context, are seen as diabolical, based on a moral premise or as a mental illness, based on the medical view. In addition, it was stated that risk factors and vulnerability issues are presented in webnews. As well as the protection factors, these being especially family and friends. Finally, some considerations are made about the importance of the youth support network, as well as the influence of the Internet during this phase of life and preventive aspects that can direct young people to healthier aspects in the search for solutions to the problems experienced. professional help in addition to family support.
Palavras-chave: Suicídio
Jovens - Comportamento suicida - Minas Gerais
Suicídio na comunicação de massa
Baleia Azul (jogo)
Representações Sociais
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Doméstica
Citação: LOPES, Natálya Martins. O jogo “baleia azul”: representações sociais do suicídio de jovens de Minas Gerais na mídia online. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br//handle/123456789/25818
Data do documento: 12-Jul-2018
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