Guerra, AndréiaCardoso, Siman Silvia AlmeidaHenriques, Bruno DavidSilva, Valkiria Dias Quintão2023-07-252023-07-252022-11-25SILVA, Valkíria Dias Quintão. Uso de drogas no contexto escolar: percepção dos professores de escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/31258O uso abusivo de álcool e outras drogas é um relevante problema de saúde pública, principalmente entre jovens em idade escolar. O uso de substâncias psicoativas pode causar danos à saúde, gerar comportamentos violentos e ações ilícitas. Os professores são fundamentais na prevenção do uso de drogas, pois acompanham diariamente adolescentes e podem reconhecer comportamentos que caracterizam o acesso às drogas. O objetivo do presente estudo é compreender as percepções de professores de escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais, em relação a abordagem do tema “uso de drogas” no contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, baseado na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Participaram do estudo dezessete professores de cinco escolas públicas do município de Viçosa MG. Os dados foram coletados a partir de um questionário semi- estruturado e a partir de um curso de formação a fim de levantar o perfil sociodemográfico e compreender a percepção e principais demandas dos docentes sobre a abordagem da temática. Além disso, foi elaborada uma cartilha para os gestores educacionais sobre como realizar uma abordagem efetiva do tema. Dentre os participantes, a maioria eram mulheres, com idade média de 45 anos e possuíam formações acadêmicas mais recorrentes em pedagogia e letras, e o maior nível de escolaridade o mestrado. Dentre os principais apontamentos dos docentes no cotidiano escolar é a necessidade de diálogo sobre o tema, revelam que as drogas interferem no desempenho escolar, apresentam dificuldades e receio ao abordar o tema em sala de aula. Entre as principais barreiras apresentadas pelos docentes, para uma abordagem mais eficiente, destaca-se a ausência de formação continuada com intervenção pedagógica específica, projetos consistentes e parcerias intersetoriais. A partir das demandas apontadas, foi construída uma cartilha, fundamentada na literatura cientifica, com intuito de auxiliar os gestores educacionais e professores no planejamento de ações de prevenção do uso de álcool e drogas no ambiente escolar. A análise dos dados permitiu a identificação do perfil dos professores, bem como a compreensão das demandas e dificuldades na abordagem do tema drogas com os escolares. Esse conhecimento é fundamental para elaboração e execução de atividade de formação continuada efetiva em relação ao tema drogas. Palavras-chave: Drogas. Drogas Ilícitas. Professores Escolares. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.Abusive use of alcohol and other drugs is a relevant public health problem, especially among school-age young people. The use of psychoactive substances can damage the user's health, generate violent behavior and illegal actions. Teachers are fundamental in the prevention of drug use, as they accompany adolescents on a daily basis and can recognize behaviors that characterize access to drugs. To understand the perceptions of teachers from public schools in the city of Viçosa, Minas Gerais, regarding the approach to the theme “drug use” in the school context. Qualitative, descriptive and interpretive study, based on Laurence Bardin's content analysis. Teachers from five public schools in the city of Viçosa MG were interviewed. Data were collected from a semi-structured questionnaire and from a training course in order to survey the sociodemographic profile and understand the perception and main demands of teachers on the approach to the theme. In addition, a booklet was prepared for educational managers on how to effectively approach the topic. Among the 17 interviewees, most were women, married, had an average age of 45 years and had different training, being pedagogy and letters more recurrent, and the highest level of education was the master's degree. The teachers expressed that the problem is present in the school routine, the need for dialogue on the topic with students, who observe that the use of alcohol and other drugs interfere with school performance, who feel difficulties and fear when approaching the topic in the classroom. classroom. Among the main barriers presented by teachers, for a more efficient approach, the absence of continuing education with specific pedagogical intervention, consistent projects and intersectoral partnerships stands out. Based on the identified demands, a booklet was built, based on the scientific literature, with the aim of helping educational managers and teachers in planning actions to prevent the use of psychoactive substances in the school environment. Data analysis allowed the identification of the professors' profile, as well as the understanding of the demands and difficulties in approaching the drug theme with the students. This knowledge is fundamental for the elaboration and execution of an effective continuing education activity in relation to the topic of drugs. Keywords: Drugs. Illicit drugs. School Teachers. Substance-Related Disorders.porAcesso AbertoDrogas - Abuso - PrevençãoProfessores deensino fundamental - FormaçãoProfessores de ensino médio- FormaçãoUso de drogas no contexto escolar: percepção dos professores de escolas públicas do município de Viçosa, Minas GeraisDrug use in the school context: perception of public school teachers in the city of Viçosa, Minas GeraisDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.788Ciências da Saúde