Mendonça, Douglas Henrique deAbreu, Thais Soares de2023-03-142023-03-142022-11-04ABREU, Thais Soares de. O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa. 2022. 229 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30510Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial investigativo nas atividades propostas nos livros didáticos de ciência, bem como as possibilidades de ajustes em algumas destas atividades para que elas possibilitem inserção do trabalho investigativo na sala de aula de ciências. A primeira etapa desta pesquisa constituiu- se da análise de documentos oficiais da educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a fim de verificar a presença de diretrizes que orientem para o ensino por investigação na área de ciências naturais. A segunda etapa consistiu na análise dos livros didáticos de ciências, com o propósito de avaliar a presença de textos e/ou atividades que propiciem o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo. Os livros analisados são pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A terceira etapa consistiu na elaboração de propostas de ensino investigativo. Escolheu-se o tema Efeito Estufa como mediador das análises, o qual também mediou a elaboração das propostas investigativas. Tanto as análises quantos as propostas investigativas foram realizadas com base no referencial teórico do ensino de ciências por investigação. Como resultado foi observada a presença de diretrizes que incorporam características do ensino investigativo nos documentos educacionais analisados. A LDB, por exemplo, por se tratar de um documento normativo, com leis educacionais, não traz orientações pedagógicas em seu texto, contudo, expressa a preocupação com a formação crítica e cidadã do indivíduo. O PCN de ciências naturais traz muitas orientações para um ensino com características investigativas, como o foco no aluno e em suas capacidades de observação, argumentação e construção de conhecimento, sendo ele o agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. A BNCC passou a ser o principal documento orientador da educação a partir de sua homologação em 2017, sendo que, os demais documentos curriculares educacionais, dentre eles o CRMG, passaram a ser elaborados dentro das diretrizes da BNCC, portanto, caminham em consonância. Em ambos os documentos, foram observadas habilidades que mencionam explicitamente a investigação científica como objeto de conhecimento. Quanto aos livros didáticos analisados, foi observado que todos os livros possuíam textos e/ou atividades que possibilitam o desenvolvimento de um ensino de ciências investigativo, entretanto, uns mais do que outros. Também a oportunidade investigativa estava bastante implícita em grande parte dos livros, demandando maior esforço do professor para desenvolver o potencial investigativo da atividade. A partir das atividades/textos presentes em alguns dos livros analisados foram construídas duas propostas investigativas e também um produto educacional, enfatizando a importância da problematização. Constatou-se que há a presença tanto de diretrizes nos documentos oficiais, quanto de textos e/ou atividades nos livros didáticos que propiciam o ensino de ciências por investigação. Contudo, a pouca explicitude nas propostas presentes nos livros didáticos, que propiciam o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo, dificulta o uso dessa abordagem pelos professores, visto que muitos docentes talvez ainda não conheçam o ensino por investigação. Palavras-chave: Ensino de ciências por investigação. Livro didático. Propostas investigativas.This research aims to analyze the investigative potential in the activities proposed in science textbooks, as well as the possibilities of adjustments in some of these activities so that they allow the insertion of investigative work in the science classroom. The first stage of this research consisted of the analysis of official education documents: Law of Directives and Bases of Education (LDB), National Curriculum Parameters (PCNs), National Curricular Common Base (BNCC) and Reference Curriculum of Minas Gerais (CRMG), in order to verify the presence of guidelines that guide the teaching by investigation in the area of natural sciences. The second stage consisted of the analysis of science textbooks, with the purpose of evaluating the presence of texts and/or activities that favor the development of investigative teaching sequences. The analyzed books belong to the final years of elementary school. The third stage consisted in the elaboration of investigative teaching proposals. The theme Greenhouse Effect was chosen as a mediator of the analyses, which also mediated the elaboration of the investigative proposals. Both the analyzes and the investigative proposals were carried out based on the theoretical framework of science teaching by investigation. As a result, the presence of guidelines that incorporate investigative teaching characteristics into the analyzed educational documents was observed. The LDB, for example, because it is a normative document, with educational laws, does not bring pedagogical guidelines in its text, however, it expresses concern with the critical and citizen formation of the individual. The PCN of natural sciences provides many guidelines for teaching with investigative characteristics, such as the focus on the student and your abilities to observe, argue and build knowledge, to be the active agent of the teaching-learning process. The BNCC became the main guiding document for education after its approval in 2017, and the other educational curriculum documents, including the CRMG, started to be prepared within the guidelines of the BNCC, therefore, they walk in line. In both documents, skills that explicitly mention scientific investigation as an object of knowledge were observed. As for the textbooks analyzed, it was observed that all books had texts and/or activities that enable the development of an investigative science teaching, however, some more than others. The investigative opportunity was also quite implicit in most of the books, demanding greater effort from the teacher to develop the investigative potential of the activity. From the activities/texts present in some of the analyzed books, two investigative proposals and also an educational product were built, emphasizing the importance of problematization. It was found that there are both guidelines in official documents and texts and/or activities in textbooks that provide science teaching by investigation. However, the lack of explicitness in the proposals present in the textbooks, which favor the development of investigative teaching sequences, makes it difficult for teachers to use this approach, since many teachers may not yet know about teaching by investigation. Keywords: Science teaching by inquiry. Textbook. Investigative proposals.porAcesso AbertoLivro didáticoCiências - Estudo e EnsinoProblemas sociaisProblemas ambientaisEfeito estufaO livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufaThe textbook as an educational resource for the production of investigative science activities: problematizing the greenhouse effectDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvcaf.2023.001Ensino-Aprendizagem