Moreira, Marli Duffles DonatoBorges, Patrícia Lúcio dos Santos2023-09-282023-09-282023-04-10BORGES, Patrícia Lúcio dos Santos. Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/31598O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades de atividades artísticas no contexto do ensino da matemática para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos alunos. É de extrema importância, no cenário mundial em que vivemos, o estudante se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser crítico, reflexivo e criativo. E, para isso, este trabalho constrói-se a partir do enfoque pedagógico da Geometria e Arte, utilizando materiais visuais, incentivando o aluno a ser o próprio autor de seu conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o trabalho colaborativo. Foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, foram coletados a partir de diário de campo, registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Foram realizadas, também, atividades avaliativas de acordo com o Modelo de Van Hiele e Testes de Criatividade Matemática. Os resultados apontaram que a arte traz contribuições relevantes para o desenvolvimento do pensamento geométrico e criativo dos estudantes. Como parte deste estudo apresento, em anexo, um produto educacional destinado a professores da educação básica na forma de caderno didático. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.The aim of this research is to investigate the potential of artistic activities in the context of teaching mathematics for the development of geometric thinking and creativity of the students. It is extremely important, in the world scenario in which we live, for students to recognize themselves in their historical and cultural context, to be critical, reflective and creative. And, for that, this work is built from the pedagogical approach of Geometry and Art, using visual materials, encouraging the student to be the author of his own knowledge, developing autonomy and collaborative work. Seven workshops were held with students from Elementary School - Final Years, from a public school in Minas Gerais. The data of this research, of exploratory nature and of qualitative approach, were collected from field diary, records produced by the students and interviews. Evaluative activities were also carried out according to the Van Hiele Model and Mathematical Creativity Tests. The results showed that art brings relevant contributions to the development of students' geometric and creative thinking. As part of this study, I present, in annex, an educational product aimed at basic education teachers in the form of a didactic notebook. Keywords: Mathematics Education. Elementary School - Final Years. Van Hiele. Creativity. Geometric thinking.porAcesso AbertoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoGeometria na arteGeometria - Estudo e ensinoCriatividadeGeometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possívelGeometry and art: development of geometric thinking and creativity, a possible convergenceDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.540Educação