Albuquerque, G. L. A.Elali, G. V. A.2015-08-042015-08-042015ALBUQUERQUE, Glauce Lilian Alves de; ELALI, Gleice V. A. O uso de sistema pré-fabricado e o processo de projeto: uma experiência didática.In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2015, Viçosa-MG. Anais... Viçosa-MG: UFV, 2015.2176-4549http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6030Trabalho apresentado no IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, Viçosa - UFV, 2015O foco do estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo de sua concepção. Por meio da observação dos espaços gerados, buscou- se investigar o modo como os estudantes do 6o período do curso de Arquitetura e Urbanismo lidam com projetos concebidos a partir da adoção de um sistema construtivo pré-fabricado desmontável, de modo a contribuir para a compreensão dos elementos essenciais ao ensino desse tipo de projeto. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com base em multimétodos que abrangeu: análise documental, visitas técnicas e exercício acadêmico, todos documentados por imagens. Embora o estudo não seja conclusivo, notou-se quem apesar de terem obtido um desempenho adequado, os estudantes apresentaram alguma dificuldade para acessar os recursos a eles disponibilizados. Além disso, o exercício evidenciou que o uso de um sistema pré-fabricado desmontável/portável alterou a valorização/hierarquização dos condicionantes projetuais durante o processo projetual, uma vez que, diferentemente do que acontece em disciplinas tradicionais, os ‘estudantes-projetistas’ demonstraram maior preocupação com as questões construtivas, sobretudo os elementos estruturais (apoios e cobertura), em detrimento de funcionalidade, estética e características físicas do local.The focus of the study was a teaching experiment in architectural design of spaces produced from portable prefabricated systems and the process of its design. By observing the spaces generated, we sought to investigate how architecture students of the 6th Architecture and Urbanism course of the period deal with projects designed from the adoption of a prefabricated demountable building system, in order to contribute to the understanding of essential elements to teaching this kind of project. Thus, we developed an exploratory research based on multimethod covering: document analysis, technical visits and academic exercise, all documented by pictures. Although the study is not conclusive, it was noted who despite having obtained adequate performance, the students presented some difficulty to access the resources available to them. In addition, the exercise showed that the use of a prefabricated removable / portable system changed the recovery / hierarchy of projective constraints during the design process, since, unlike what happens in traditional disciplines, the 'student-designers' show greater focus on constructive issues, especially the structural elements (support and coverage), at the expense of functionality, aesthetics and physical characteristics of the site.12 páginasporProcesso de ProjetoArquitetura EfêmeraExperiência DidáticaProjeto de Arquitetuta e UrbanismoO uso de sistema pré-fabricado e o processo de projeto: uma experiência didáticaTrabalho de Evento Cientificohttp://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6030