Cardoso, Silvia AlmeidaSiman, Andréia GuerraHenriques, Bruno DavidMariano, Gabriela2024-06-142024-06-142023-12-20MARIANO, Gabriela. Vivência e trabalho: percepção de profissionais de ensino em medicina e enfermagem de uma universidade pública mineira que atuaram durante a pandemia da COVID-19. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32321A pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças drásticas na rotina da população de maneira global. Tanto devido à velocidade de propagação e infecção, tanto pelas transformações nas condições de trabalho, no convívio social, nas condições física e emocional das pessoas, principalmente devido ao distanciamento e isolamento. Para os profissionais de saúde que permaneceram em atividade os riscos foram ainda maiores. Desta maneira, o presente estudo buscará compreender a percepção de servidores públicos de uma instituição federal de ensino que atuam na formação superior em medicina e enfermagem acerca da saúde mental e do processo de trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19. Pesquisa com abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com 15 participantes, selecionados, de maneira intencional, com o critério de serem servidores que estiveram na linha de frente de combate à pandemia por Covid-19 na cooperação entre a universidade e a gestão municipal; seja desenvolvendo atividades na Unidade Covid-19, no serviço de telessaúde ou na vacinação. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin, apoiada pelo uso do Software Iramuteq. Foram entrevistados 2 profissionais do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com faixa etária acima de 25 anos, docentes em enfermagem e medicina, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Identificou-se que a grande maioria dos voluntários, 67%, trabalha na instituição há mais de 11 anos. Durante a pandemia 40% dos participantes relataram trabalhar entre 31 e 40 horas semanais e outros 40% realizaram entre 21 e 30 horas de atividades laborais. Apenas um dos participantes afirmou não ter se sentido bem paramentado durante a jornada e nem bem-informado em relação ao desenvolvimento do cenário pandêmico. As falas analisadas apontaram para duas categorias e seis subcategorias temáticas principais: 1) Sentimento em relação ao deslocamento momentâneo da função e 2) Compreensão sobre postura institucional para que as atividades acontecessem. O estudo aponta que o papel da instituição nas ações de enfrentamento à pandemia foi um importante modificador do panorama da cidade. Reflexões sobre outras realidades de trabalho durante a pandemia somadas à dedicação ao cuidado do outro, além do fato de que as ações institucionais se motivavam em ciência e em conhecimento científico, possibilitou entender os motivos pelos quais, apesar de se sentirem vulneráveis emocionalmente, os servidores se sentiram satisfeitos em participar das atividades assistenciais. Além disso, foi possível levantar questões que impulsionaram novos sentidos e interpretações acerca do trabalho, da saúde mental do profissional e da importância da integração de ensino com o serviço em tempos de crise, como foi a vivenciada com a pandemia de Covid-19. Palavras chaves: Sentidos do Trabalho. Saúde Mental. Covid-19. Servidores de Ensino em Saúde. Universidade Pública.The Covid-19 pandemic has led to drastic changes in the population's routine on a global scale. Both because of the speed of spread and infection, and because of the changes in working conditions, social interaction, and people's physical and emotional conditions, mainly due to distancing and isolation. For the health professionals who remained in work, the risks were even greater. In this way, this study will seek to understand the perception of civil servants at a federal educational institution who work in higher education in medicine and nursing about mental health and the work process carried out during the Covid-19 pandemic. This was a qualitative study in which interviews were carried out with 15 participants, intentionally selected on the basis that they were civil servants who were on the front line of the fight against the Covid-19 pandemic in the cooperation between the university and the municipal administration, whether carrying out activities in the Covid-19 Unit, in the telehealth service or in vaccination. The content analysis proposed by Laurence Bardin was used to analyze the data, supported by the Iramuteq software. Two male and 13 female professionals aged over 25 were interviewed, including nursing and medical teachers, doctors, nurses and nursing technicians. The vast majority of volunteers 67% had been working at the institution for more than 11 years. During the pandemic, 40% of the participants reported working between 31 and 40 hours a week and another 40% worked between 21 and 30 hours. Only one of the participants said that he did not feel well dressed during the day or well-informed about the development of the pandemic scenario. The speeches analyzed pointed to two categories and six main thematic subcategories: 1) Feeling about the momentary dislocation of the function and 2) Understanding the institutional stance for the activities to take place. The study points out that the institution's role in tackling the pandemic was an important factor in changing the city's outlook. Reflections on other work realities during the pandemic, together with dedication to caring for others, and the fact that institutional actions were motivated by science and scientific knowledge, made it possible to understand the reasons why, despite feeling emotionally vulnerable, civil servants felt satisfied to take part in care activities. In addition, it was possible to raise questions that gave rise to new meanings and interpretations about work, the mental health of professionals and the importance of integrating teaching with service in times of crisis, such as that experienced with the Covid-19 pandemic. Descriptors: Meanings of Work; Mental Health; Covid-19; Health Teaching Staff; Public University.porAcesso AbertoPessoal da área médica - EducaçãoPessoal da área médica - Saúde mentalPrática profissionalCOVID-19, Pandemia de, 2020-Qualidade de vida no trabalhoUniversidades e faculdades públicasVivência e trabalho: percepção de profissionais de ensino em medicina e enfermagem de uma universidade pública mineira que atuaram durante a pandemia da COVID-19Experience and work: perception of medical and nursing teaching professionals at a public university in minas gerais who worked during the pandemicDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.034Ciências da Saúde