Rodrigues, Cristiana TristãoDuarte, Humberto Filipe Faria Lelis2021-08-312021-08-312020-10-21DUARTE, Humberto Filipe Faria Lelis. Estudo sobre o desempenho dos estudantes com deficiência no ENEM 2019. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.https://locus.ufv.br//handle/123456789/28151O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, para avaliar a proficiência dos seus participantes ao final do Ensino Médio. Até 2008, o ENEM era constituído de uma única prova com 63 questões interdisciplinares. Em 2009, ocorreu a reformulação do ENEM, o qual passou a ser constituído por quatro provas objetivas – Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – e uma proposta de redação. A partir dessa edição, o ENEM passou a ser utilizado como forma de seleção, em substituição ao vestibular, por uma ampla maioria de Instituições de Ensino Superior, e também iniciou uma maior inclusão das pessoas com deficiência, através da política pública de atendimento especializado. Desta forma, os objetivos gerais desta dissertação são analisar as características do desempenho dos estudantes com deficiência e avaliar o efeito da política pública de atendimento especializado sobre o desempenho dos mesmos, no ENEM 2019. As estratégias empíricas empregadas consistem em um Modelo Hierárquico de dois níveis, para estudar o primeiro objetivo geral, e o Propensity Score Matching, para trabalhar o segundo objetivo geral. Nos resultados, observou-se que o grupo dos estudantes com deficiência é composto, em relação aos estudantes sem deficiência, por uma maior porcentagem de pessoas brancas e com idade maior, pais mais escolarizados, renda familiar mais elevada, maior acesso a computador no domicílio e uma porcentagem maior de matriculados em escolas privadas. Ademais, as variáveis que interferiram positivamente sobre o desempenho dos estudantes com deficiência foram a escolaridade dos pais; a renda familiar ser superior a dois salários mínimos e o estudante ter acesso a computador no domicílio; já de forma negativa, influenciaram o desempenho a idade, a quantidade de pessoas que residem no mesmo domicílio que o estudante, o fato de terem estudado em escola pública e de residirem nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste ou Sul. Além disso, os estudantes com deficiência que receberam a política pública de atendimento especializado, tiveram notas médias, nas provas de Linguagens e Códigos e Matemática, superiores às médias das notas dos estudantes sem deficiência que não receberam esta política pública. Portanto, conclui-se pela necessidade de manutenção e ampliação da política pública de atendimento especializado, para promover ainda mais a inclusão educacional das pessoas com deficiência, e também um maior investimento na Educação Especial e nas demais políticas públicas educacionais e de geração de emprego, elevação da renda e diminuição da desigualdade social, para elevar a proficiência dos estudantes com deficiência e produzir maior igualdade entre o desempenho dos estudantes com deficiência em relação ao desempenho dos estudantes sem deficiência. Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico. Economia da Educação. Pessoas com Deficiência. ENEM 2019. Modelo Hierárquico. Propensity Score Matching.The National High School Examination (ENEM) was created in 1998 to assess the proficiency of its participants at the end of high school. Until 2008, ENEM consisted of a single exam with 63 interdisciplinary questions. In 2009, ENEM was reformulated, which now consists of four objective tests - Languages and Codes, Mathematics, Human Sciences and Nature Sciences - and a writing proposal. As of this edition, ENEM started to be used as a form of selection, replacing the entrance exam, by a large majority of Higher Education Institutions, and also started a greater inclusion of people with disabilities, through the public policy of specialized assistance. Thus, the general objectives of this dissertation are to analyze the characteristics of the performance of students with disabilities and to evaluate the effect of public policy of specialized care on their performance, at ENEM 2019. The empirical strategies employed consist of a two- level Hierarchical Model , to study the first general objective, and the Propensity Score Matching, to work on the second general objective. In the results, it was observed that the group of students with disabilities is composed, in relation to students without disabilities, by a higher percentage of white people and older, more educated parents, higher family income, greater access to computers at home and a higher percentage of those enrolled in private institutions. Furthermore, the variables that positively interfered with the performance of students with disabilities were parents' education; family income exceeds two relative rates and the student has access to a computer at home; already negatively, influencing performance at age, the number of people residing in the same household as the student, the fact that they studied at a public school and lived in the North, Northeast, Southeast or South regions. In addition, students with disabilities who received the public policy of specialized assistance, had average grades in the Language and Codes and Mathematics tests, higher than the grades of students without disabilities who did not receive this policy. Therefore, it is concluded that there is a need to maintain and expand the public policy of specialized care, to further promote the educational inclusion of people with disabilities, and also a greater investment in Special Education and in other public educational and job creation policies, raising income and decreasing social8 inequality, to increase the proficiency of students with disabilities and produce greater equality between the performance of students with disabilities compared to the performance of students without disabilities. Keywords: Economic Development. Education Economics. Disabled people. ENEM 2019. Hierarchical model. Propensity Score Matching.porAcesso AbertoEducação - Aspectos econômicosEstudantes com deficiênciaDesenvolvimento econômicoPolítica públicaAvaliação educacional - BrasilEstudo sobre o desempenho dos estudantes com deficiência no ENEM 2019Study on the performance of students with disabilities at ENEM 2019DissertaçãoCapital Humano