Geremias, Bethânia MedeirosTavares, Nathália Cristina Costa2024-07-092024-07-092024-03-07TAVARES, Nathália Cristina Costa. Narrativas de vida: efeitos do ensino remoto emergencial na saúde e na motivação docente. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32372As dificuldades e as incertezas impostas pela pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020, motivaram a investigação sobre as angústias e desafios experimentados por professores nesse período. A intensificação e a precarização das atividades profissionais dos professores, assumiram, no contexto pandêmico, um viés mais abrangente e perverso com o chamado trabalho remoto. O envolvimento íntimo trabalho/casa, vida pessoal e doméstica/vida profissional, trabalho humano presencial de interação e afetividade versus trabalho humano remoto de distanciamento afetaram a profissão, dando-lhe nova roupagem. Para tanto, o objetivo geral de pesquisa foi compreender os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e motivação docente, do ponto de vista dos professores que atuam em escolas públicas municipais de São Geraldo. De modo mais específico buscou-se: i) identificar quais os efeitos do Ensino Remoto Emergencial na saúde e na motivação docente dos sujeitos da pesquisa; ii) narrar esses efeitos de acordo com a história vivida por esses sujeitos; iii) analisar as narrativas docentes, de modo a produzir novas compreensões sobre a temática em estudo. Assim, utilizou-se como referência teórica metodológica a perspectiva etnossociológica, que se insere no âmbito das pesquisas qualitativas. Para a construção do corpus analisado foram utilizados os procedimentos específicos da perspectiva etnossociológica de Daniel Bertaux (2010). Em um primeiro momento, através dos dados obtidos por questionário, traçou-se o perfil geral dos cerca de 30 docentes atuantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Geraldo (MG) à época do ERE. Metade dos participantes afirmaram que não se sentiram motivados a trabalhar durante o Ensino Remoto Emergencial, a maioria afirmou que a rotina familiar, a saúde física e mental foi afetada pelo Ensino Remoto Emergencial bem como passaram por tratamento médico neste período. No segundo momento da pesquisa, houve a construção e a aplicação da entrevista, realizadas nos moldes das orientações de Daniel Bertaux (2010). As três entrevistadas apontaram fatores como dificuldades em aprender, usar e acessar as ferramentas digitais, as instabilidades no acesso à internet. A baixa participação dos pais e dos alunos nas aulas remotas, maior burocratização do trabalho, extensa e intensa carga horária de trabalho remunerado e doméstico, dificuldades em conciliar vida profissional e doméstica. A frustração com o contato apenas virtual com os alunos, a constante angústia, ansiedade e o sentimento de fracasso, pela forma como o ensino estava sendo realizado naquele momento. Crises de ansiedade, depressão, angústia, qualidade de sono ruim, estresse, fadiga, sentimentos de insucesso e incompetência foram uma constante no cotidiano dos professores durante o ERE. As descobertas e confirmações trazidas por essa pesquisa não findam em si mesmas. Ao contrário, precisam fomentar outras investigações sobre diferentes perspectivas dos efeitos e consequências do ERE, na saúde física e mental, na qualidade do sono, na vida pessoal e profissional, na motivação deste enorme contingente de trabalhadores espalhados pelo país, durante o ensino remoto e no retorno ao ensino presencial. Palavras-chave: Saúde docente; Motivação docente; Trabalho docente; Ensino remoto emergencial.The difficulties and uncertainties imposed by the COVID-19 pandemic and Emergency Remote Teaching in 2020 motivated the investigation of the anxieties and challenges experienced by teachers. The intensification and precariousness of teachers' professional activities took on, in the pandemic context, a more comprehensive and perverse bias with so-called remote work. The intimate involvement of work/home, personal and domestic life/professional life, face-to-face human work of interaction and affection versus remote human work of distancing have affected the profession, giving it a new look. To this end, the general research objective was to understand the effects of Emergency Remote Teaching on health and teacher motivation, from the point of view of teachers who work in municipal public schools in São Geraldo. More specifically, we sought to: i) identify the effects of Emergency Remote Teaching on the health and teaching motivation of the research subjects; ii) narrate these effects according to the history lived by these subjects; iii) analyze teaching narratives, in order to produce new understandings about the topic under study. Thus, the ethnosociological perspective was used as a theoretical methodological reference, which falls within the scope of qualitative research. To construct the analyzed corpus, specific procedures from the ethnosociological perspective of Daniel Bertaux (2010) were used. Initially, using data obtained through a questionnaire, the general profile of the approximately 30 teachers working in the Municipal Education Network of the city of São Geraldo (MG) at the time of the ERE was outlined. Half of the participants stated that they did not feel motivated to work during Emergency Remote Learning, the majority stated that their family routine, physical and mental health was affected by Emergency Remote Learning, and that they underwent medical treatment during this period. In the second stage of the research, the interview was constructed and applied, carried out along the lines of Daniel Bertaux's (2010) guidelines. The three interviewees pointed out factors such as difficulties in learning, using and accessing digital tools, instabilities in internet access. The low participation of parents and students in remote classes, greater bureaucratization of work, extensive and intense workload of paid and domestic work, difficulties in reconciling professional and domestic life. The frustration with only virtual contact with students, the constant anguish, anxiety and the feeling of failure due to the way teaching was being carried out at that time. Attacks of anxiety, depression, anguish, poor sleep quality, stress, fatigue, feelings of failure and incompetence were a constant in the teachers' daily lives during the ERE. The discoveries and confirmations brought by this research do not end in themselves. On the contrary, they need to encourage several other investigations into other different perspectives on the effects and consequences of ERE, on physical health, mental health, sleep quality, personal life, professional life, on the motivation of this huge contingent of workers spread across the country , whether during remote teaching or upon returning to in-person teaching. Keywords: Teacher health; Teacher motivation; Teaching work; Emergency remote teaching.porAcesso AbertoProfessoresEducação a distânciaSaúde ocupacionalMotivaçãoNarrativas de vida: efeitos do ensino remoto emergencial na saúde e na motivação docenteLife narratives: effects of emergency remote teaching on health and teacher motivationDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.156Tecnologia Educacional