Mafra, Rennan Lanna MartinsGomes, Renata Maria Bittencourt2023-12-212023-12-212023-09-29GOMES, Renata Maria Bittencourt. CPI da pandemia, midiatização e disputas em campos hermenêuticos: comunicação organizacional, aprendizagens e reconfiguração da pandemia nos contextos brasileiros. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32000Esta dissertação objetiva compreender como a CPI da Pandemia, instituída pelo Poder Legislativo Federal em 2021, permitiu a emergência de novos campos hermenêuticos sobre a própria pandemia, campos estes que confrontaram os sentidos postos em circulação pelo Poder Executivo Federal, nos contextos públicos brasileiros. Como objetivos específicos, a dissertação procura: 1) investigar e analisar a CPI da Pandemia como um dispositivo organizacional, marcado pela midiatização, pela serialidade e pela emergência de novos campos hermenêuticos; 2) situar e apontar as relações de poder tensionadas pelo dispositivo organizacional da CPI da Pandemia frente à informação pública, com foco nas disputas de sentido instauradas em torno da vacina; e 3) compreender como tal dispositivo organizacional fez emergir, publicamente, um lugar de circulação de sentidos sobre as vítimas da COVID-19. Como metodologia, a dissertação se baseia na proposta do paradigma indiciário, delineado por Braga (2008), a partir de uma análise das materialidades da comunicação, proposta por Gumbrecht (2010). Como resultados, a dissertação apresenta três capítulos escritos, correspondentes aos objetivos específicos levantados, a saber: a CPI como um dispositivo organizacional; as relações de poder tensionadas, sobretudo em torno das vacinas e a emergência da circulação de sentidos sobre as vítimas. Palavras-chave: Comunicação. Educação. Pandemia da COVID-19. CPI da Pandemia.This dissertation aims to understand how the Pandemic CPI, established by the Federal Legislative Branch in 2021, allowed the emergence of new hermeneutical fields about the pandemic itself, fields that confronted the meanings put into circulation by the Federal Executive Government, in Brazilian public contexts. As specific objectives, the dissertation seeks to: 1) investigate and analyze the Pandemic CPI as an organizational device, marked by mediatization, seriality and the emergence of new hermeneutic fields; 2) situate and point out the power relations tensioned by the organizational device of the Pandemic CPI in relation to public information, focusing on the disputes over meaning established around the vaccine; and 3) understand how such an organizational device publicly created a place for the circulation of meanings about the victims of COVID-19. As a methodology, the dissertation is based on the proposal of the evidentiary paradigm, outlined by Braga (2008), based on an analysis of the materialities of communication, proposed by Gumbrecht (2010). As a result, the dissertation presents three written chapters, corresponding to the specific objectives raised, namely: the CPI as an organizational device; the tense power relations, especially around vaccines and the emergence of the circulation of meanings over the victims. Keywords: Communication. Education. COVID-19 pandemic. Pandemic CPI.porAcesso AbertoAnálise do discursoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Comissões parlamentares de inquéritoCPI da pandemia, midiatização e disputas em campos hermenêuticos: comunicação organizacional, aprendizagens e reconfiguração da pandemia nos contextos brasileirosCPI of the pandemic, mediatization and disputes in hermeneutic fields: organizational communication, learning and reconfiguration of the pandemic in Brazilian contextsDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.771Educação