Barcelos, Ana Maria FerreiraArcanjo, Simôni Cristina2019-10-172019-10-172019-07-05ARCANJO, Simôni Cristina. A relação entre motivação e emoções de uma professora de inglês em formação inicial e de seus alunos. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27294Motivação e emoções são aspectos inseparáveis do ensino e aprendizagem de línguas (DÖRNYEI e USHIODA, 2011; HARGREAVES, 2000). A fim de ensinar e / ou aprender, um professor de línguas estrangeiras e seus alunos precisam estar minimamente motivados em seus objetivos, uma vez que, sem motivação suficiente nem mesmo as pessoas mais talentosas podem alcançar suas metas (DÖRNYEI, 2005). As emoções são um fenômeno sociocultural, político e histórico presente na área da educação e em todas as organizações em geral (HARGREAVES, 2000). Elas emergem a partir das nossas interações com outras pessoas e dos contextos nos quais nos inserimos (ZEMBYLAS, 2002, 2003, 2005, 2007). Na Linguística Aplicada, a motivação do professor tem sido pouco pesquisada, assim como sua relação com as emoções (SUSLU, 2006; DÖRNYEI e USHIODA, 2011). Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar a motivação e as emoções de uma professora em formação inicial e de seus alunos para ensinar e aprender a língua inglesa, respectivamente; atentando- se para a relação entre a dinâmica motivacional entre docente e aprendizes e para a maneira como motivação e emoções interagem. Para isso, esta pesquisa foi baseada, principalmente, nos pressupostos de Dörnyei e Ushioda (2011) sobre motivação, nos estudos de Zembylas (2002, 2003, 2005, 2007) sobre emoções, e na relação entre esses dois construtos de acordo com Meyer e Tuner (2006) e Dörnyei e Ushioda (2011). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário aberto, uma entrevista semiestruturada e observação de aulas, com notas de campo. Os dados foram analisados de acordo com padrões de análise da pesquisa qualitativa (PATTON, 2002; RICHARDS, 2003; HOLLIDAY, 2007). Os resultados evidenciaram que a motivação da professora para ensinar era alicerçada no relacionamento com os seus alunos, no interesse e participação deles em sala de aula e no ambiente colaborativo que proporcionavam. Os alunos foram motivados por razões profissionais, pela professora, pelos colegas e pelo desenvolvimento linguístico percebido em inglês. A professora experienciou emoções de amor, felicidade, medo/ insegurança, insatisfação e tristeza, enquanto os alunos vivenciaram emoções de satisfação, bem-estar, medo, insegurança e vergonha. A motivação da professora e a motivação dos aprendizes interagiram de maneira recíproca, assim como as emoções e motivação dos participantes se relacionaram dinamicamente.Motivation and emotions are inseparable aspects in language learning and teaching (DÖRNYEI e USHIODA, 2011; HARGREAVES, 2000). In order to teach and/or learn a foreign language teacher and learners need to be minimally motivated about their goals, since without enough motivation, not even talented people can reach their aims (DÖRNYEI, 2005). Emotions are a sociocultural, political and historical phenomenon present in the educational field and organizations in general (HARGREAVES, 2000). They emerge from our interactions with others in the different contexts we act (ZEMBYLAS, 2002, 2003, 2005, 2007). In Applied Linguistics, there has been little research on teachers’ motivation and on its relationship with emotions (SUSLU, 2006; DÖRNYEI e USHIODA, 2011). Thus, this study aimed at investigating a pre-service teacher’s and her students’ motivation and emotions to teach and to learn the language, respectively, focusing on the motivational dynamic between teacher and learners and to how motivation and emotions interact. The theoretical framework was based on Dörnyei and Ushioda’s (2011) studies on motivation, Zembylas’ (2002, 2003, 2005, 2007) studies on emotions and the relationship between these constructs according to Meyer and Tuner (2006), and Dornyei e Ushioda (2011). Data collection instruments were: an open-ended questionnaire, a semi-structured interview, class observations and field notes. Data was analyzed according to patterns of qualitative research (PATTON, 2002; RICHARDS, 2003; HOLLIDAY, 2007). The results have suggested that the teacher’s motivation was related to her relationship with students, their interest and participation in class, and the cooperative environment created in class. The learners were motivated by professional reasons, by the teacher, by the classmates and by their perceived linguistic development in English. The teacher reported having experienced emotions of love, happiness, as well as fear/insecurity, dissatisfaction and sadness, whereas students reported having experienced emotions of satisfaction, well-being, fear, insecurity and shame. Finally, emotions and motivation interacted reciprocally and the teacher’s motivation affected learners’ motivation and vice-versa.porAcesso AbertoLíngua inglesa - Estudo e ensinoAquisição da segunda línguaMotivação na educaçãoEmoçõesA relação entre motivação e emoções de uma professora de inglês em formação inicial e de seus alunosThe relationship between an English pre-service teacher’s motivation and emotions and her students’DissertaçãoLingüística Aplicada