Demuner, Antônio JacintoAlvarenga, Elson Santiago deRufino Júnior, Angelo José dos Santos2022-12-232022-12-232019-12-17RUFINO JUNIOR, Angelo José dos Santos. Produção de modelos moleculares de baixo custo para utilização como ferramenta auxiliar no ensino de química. 2019. 37 f. Dissertação(Mestrado em Quimica em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30370O presente estudo descreve a elaboração de uma sequência didática com vistas à construção de modelos moleculares com o uso de materiais de baixo custo e fácil aquisição. Além de possibilitar uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz, essa sequência didática permite inovar na representação das moléculas orgânicas. A personalização das representações moleculares e adaptação às condições de produção e escolha dos materiais seguem a tendência da Cultura Maker, conhecida no Brasil como “Mão na Massa”, em que projetos já criados são usados como ponto de partida para serem adaptados gerando assim novos materiais. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem ativa em que desvios conceituais são identificados e debatidos com a turma, permitindo ainda a negociação de novos conceitos no processo de ensino e aprendizado. Com isso, acredita-se que esse trabalho poderá servir de referência para o ensino e a pesquisa em Educação Química. Palavras-chave: Ensino de Química. Modelos moleculares. Cultura Maker.The present study describes the elaboration of a didactic sequence with a view to the construction of molecular models with the use of low cost materials and easy acquisition. In addition to enabling more meaningful learning for the learner, this didactic sequence allows innovation in the representation of organic molecules. The personalization of molecular representations and adaptation to the conditions of production and choice of materials follow the trend of Cultura Maker, known in Brazil as “Mão na Massa”, in which projects already created are used as a starting point to be adapted thus generating new materials . It is, therefore, an active learning in which conceptual deviations are identified and discussed with the class, still allowing the negotiation of new concepts in the teaching and learning process. Thus, it is believed that this work may serve as a reference for teaching and research in Chemical Education. Keywords: Chemistry teaching. Molecular models. Culture Maker.porAcesso AbertoQuímica - Estudo e EnsinoMoléculas - ModelosFaça você mesmoProdução de modelos moleculares de baixo custo para utilização como ferramenta auxiliar no ensino de químicaProduction of a low-cost molecular models for use as an auxiliary tool in teaching chemistryDissertaçãoMétodos e Técnicas de Ensino