Lobato, Lucia Helena dos SantosBastos, Fernando de SouzaDutra, Dayana Cecília Reis Beirigo2024-07-022024-07-022021-06-14DUTRA, Dayana Cecília Reis Beirigo. Ferramentas práticas para o ensino da probabilidade e estatı́stica na Educação Básica. 2021. 296 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32341A publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu mudanças no sistema educacional brasileiro. Dentro da área de conhecimento da Matemática, uma das modificações realizadas foi a inclusão da unidade temática Probabilidade e Estatı́stica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a sua relevância na formação de in- divı́duos crı́ticos e capazes de lidar com alto fluxo de informações do mundo contemporâneo. Em muitos casos, pesquisas acadêmicas que tentam apontar caminhos para o ensino da Probabilidade e Estatı́stica de forma prática ficam restritas aos meios acadêmicos em forma de teses, dissertações ou artigos e dificilmente se tornam acessı́veis aos professores do ensino básico para utilização no ambiente escolar. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo geral a criação de 46 atividades práticas para apoio a docentes da Educação Básica no processo de ensino da Probabilidade e Estatı́stica. Essas atividades foram construı́das com foco no fazer e na ação do estudante e estão alinhadas às habilidades exigidas pela BNCC. Como resultado, produziu-se o Portal EstMat (https://estmat-ufv.github.io) para divulgação das atividades propostas. O Portal também apresentou sites e ferramentas que podem auxiliar o docente na sua formação e na execução do seu trabalho. Acredita-se que esse projeto tem o potencial de tornar-se um facilitador para professores da Educação Básica no ensino da Probabilidade e da Estatı́stica e pode, no futuro, expandir-se para outras áreas da Matemática. Palavras-chave: Matemática. Estatı́stica. Probabilidade. EnsinoThe publication of the Common National Curriculum Base (BNCC) introduced changes in the Brazilian educational system. Within the area of knowledge of Mathematics, one of the modifications made was the inclusion of the thematic unit Probability and Statistics since the early years of Elementary School, in view of its relevance in the formation of critical individuals capable of dealing with a high flow of information from the contemporary world. In many cases, academic research that tries to point out ways to teach Probability and Statistics in a practical way are restricted to academic circles in the form of theses, dissertations or articles and are hardly accessible to primary school teachers for use in the school environment. Thus, the present work had as its general objective the creation of 46 practical activities to support Basic Education teachers in the teaching process of Probability and Statistics. These activities were built with a focus on the student’s actions and actions and are aligned with the skills required by the BNCC. As a result, the EstMat Portal (https://estmat-ufv.github.io) was produced for the dissemination of the proposed activities. The Portal also presented websites and tools that can help teachers in their training and in carrying out their work. It is believed that this project has the potential to become a facilitator for Basic Education teachers in teaching Probability and Statistics and may, in the future, expand to other areas of Mathematics. Keywords: Math. Statistic. Probability. TeachingporAcesso AbertoMatemáticaEstatísticaProbabilidadeFerramentas Práticas para o Ensino da Probabilidade e Estatı́stica na Educação BásicaPractical Tools for Teaching Probability and Statistics in Basic EducationDissertaçãoMatemática