Cunha, Nina Rosa da SilveiraOliveira, Raimunda Albuquerque de2023-12-152023-12-152022-12-08OLIVEIRA, Raimunda Albuquerque de. Qualidade de vida no trabalho: um estudo com os servidores da Universidade do Estado do Amazonas. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/31971Esta dissertação teve como objetivo analisar as ações da qualidade de vida no trabalho (QVT) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir dos fatores de QVT percebidos pelos servidores técnico-administrativos, segundo o método proposto por Walton (1973). Especificamente, identificaram-se os fatores de qualidade de vida no trabalho na percepção dos servidores técnico-administrativos; especificaram-se as práticas de QVT desenvolvidas pela administração da Universidade do Estado do Amazonas, considerando as oito categorias do método de Walton (1973) e foram propostas ações necessárias à qualidade de vida no trabalho da UEA. Para a realização da pesquisa, buscou-se utilizar a metodologia, caracterizada de forma descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo. O questionário utilizado foi elaborado com a adaptação dos oito fatores de QVT, de acordo com o modelo de Walton (1973). Adotaram-se procedimentos quali-quantitativos para análise de dados. Os resultados e as discussões indicam pontos relevantes para a melhoria das dimensões que abrangem “Remuneração”; “Segurança e Saúde” e “Equilíbrio”. O resultado da dimensão “Segurança e Saúde” revela que os servidores da UEA estão satisfeitos com seu ambiente laboral, uma vez que segurança e saúde física são condições primordiais para o desenvolvimento humano, levando ao entendimento de que bem-estar e saúde são respeitados no âmbito laboral; a dimensão “Equilíbrio”, revela o quanto os servidores estão satisfeitos com sua capacidade em lidar com os desafios de desenvolver a carreira e aproveitar a vida pessoal, não havendo interferências entre a carreira e a vida pessoal. Porém, quando se analisa o resultado da dimensão “Remuneração”, percebe-se o quanto os servidores estão insatisfeitos em termos de remuneração monetária, não suprindo as necessidades básicas. A perspectiva teórica reforça que, ao planejar e implementar ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UEA, a mesma está contribuindo com o aprimoramento do capital humano e intelectual para todos, dentro e fora da instituição. Palavras-chave: Administração pública. Servidores públicos. Qualidade de vida no serviço público. Qualidade de vida no trabalho. Técnico-Administrativo.This dissertation aimed to analyze the quality of life at work (QWL) actions at the University of the State of Amazonas (UEA), based on the QWL factors perceived by technical- administrative staff, according to the method proposed by Walton (1973). Specifically, the factors of quality of life at work in the perception of technical-administrative servants were identified; the QWL practices developed by the administration of the University of the State of Amazonas were specified, considering the eight categories of Walton's method (1973) and necessary actions were proposed for the quality of life at work in the UEA. To carry out the research, we sought to use the methodology, characterized in a descriptive and exploratory way, with documental analysis and field research. The questionnaire used was elaborated with the adaptation of the eight QWL factors, according to Walton's model (1973). Quali-quantitative procedures were adopted for data analysis. The results and discussions indicate relevant points for improving the dimensions that cover “Remuneration”; “Safety and Health” and “Balance”. The result of the “Safety and Health” dimension reveals that the employees of the UEA are satisfied with their work environment, since safety and physical health are essential conditions for human development, leading to the understanding that well-being and health are respected in the workplace; the “Balance” dimension reveals how satisfied employees are with their ability to deal with the challenges of developing their career and enjoying their personal life, with no interference between career and personal life. However, when the result of the “Remuneration” dimension is analyzed, it is noticed how dissatisfied the servants are in terms of monetary remuneration, not supplying the basic needs. The theoretical perspective reinforces that, when planning and implementing actions aimed at the quality of life at work of the technical-administrative servers of the UEA, it is contributing to the improvement of human and intellectual capital for everyone inside and outside the institution. Keywords: Admnistrative technician. Public administration. Public servants. Quality of life at work. Quality of life in the public service.porAcesso AbertoQualidade de vida no trabalhoServidores públicosAdministração públicaQualidade de vida no trabalho: um estudo com os servidores da Universidade do Estado do AmazonasQuality of life at work: a study with employees of the Universidade do Estado do AmazonasDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.445Administração Pública