Freitas, Alair Ferreira deArantes, Anajá de Oliveira2019-08-022019-08-022018-06-29ARANTES, Anajá de Oliveira. A construção social dos mercados do Queijo Canastra. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.https://locus.ufv.br//handle/123456789/26441Alterações nos padrões de mercado e o aumento da rigidez dos aparatos de regulação a partir da década de 90 influenciaram dinâmicas localizadas de produção e comercialização de alimentos tradicionais. No entanto, certas formas de produzir e vender os produtos se mantiveram resilientes frente a essas transformações. Os mercados então, se projetam como ambientes heterogêneos que convivem com noções socialmente construídas e instituídas, mas também tem adquirido nova roupagem a partir da reorganização social. O trabalho, portanto, se debruçou em compreender a construção social dos mercados do queijo artesanal da região da Canastra, tendo como foco o município de São Roque de Minas. Buscou-se descrever e analisar dinâmicas relacionais que possibilitaram construir e modificar dispositivos institucionais, alterando assim a conformação dos mercados locais. Para isso, ancorou-se em uma pesquisa qualitativa que permitiu o contato com cerca de vinte e cinco atores do presente município, dentre produtores e produtoras, queijeiros e atores vinculados à assessoria técnica. Como alicerce teórico, recorreu-se a sociologia econômica e a teorias institucionalistas que possibilitaram reposicionar os atores no centro das análises. Pesquisas com esse cunho teórico têm sido amplamente utilizadas para compreender processos de construção social de mercados em vários âmbitos da agricultura familiar e são significativas, pois possibilitam fortalecer bases teóricas que fujam de análises deterministas e que colocam os atores como átomos isolados. Pôde-se compreender que a comercialização tradicional, mediada por queijeiros locais, é a principal forma de escoamento dos queijos, e estes atores desempenham um papel fundamental por suprirem um buraco estrutural conectando a produção e o consumo. No entanto, os queijeiros assumem uma posição hierárquica que lhes possibilitam se beneficiar de uma posição de corretagem, fazendo com que produtores tenham menor poder de negociação. Por outro lado, um novo mercado pautado por atributos regionais tem se conformado, e permitido a produtores a ele vinculados extrapolarem suas redes individuais através de uma associação. Com a entrada desse novo ator, novas institucionalidades são colocadas e disputadas no plano local.Changes in market patterns and increased severity of regulation apparatus from the 1990s have influenced localized dynamics of production and commercialization of traditional foods. However, certain forms of producing and selling products have remained and remain resilient in the face of these transformations. Therefore, markets project themselves as heterogeneous environments that coexist with socially constructed and instituted notions, but also has acquired new aspects from the social reorganization. This work is therefore, focused on understanding the social construction of artisanal cheese markets in the Canastra region, focusing on the municipality of São Roque de Minas. We sought to describe and analyze relational dynamics that allowed constructing and modifying institutional devices, thus altering the conformation of local markets. Therefore, we have based in a qualitative research that allowed the contact with twenty five actors of the municipality, among producers, middlemen and actors linked to technical advisory. The theoretical foundation is based on economic sociology and institutionalist theories, enabling repositioning the actors at the center of analysis. Researches with this theoretical framework has been widely used to understand the processes of social construction of markets in various areas of family agriculture and are significant since they can strengthen theoretical bases that escape deterministic analysis and that put the actors as isolated atoms. It can be understood that traditional commercialization, mediated by local middlemen, is the main outflow of cheese production, and these actors play a fundamental role in supplying a structural hole connecting production and consumption. However, middlemen assume a hierarchical position that enables them to benefit from a brokerage position, making producers less bargaining power. On the other hand, a new market based on regional attributes has conformed, and allowed producers linked to it to extrapolate their individual networks through a collective representation entity. With the entry of this new actor, new institutions are placed at the local level.porAcesso AbertoQueijo - São Roque de Minas (MG)MercadosQueijo - Comércio - Aspectos sociaisA construção social dos mercados do Queijo CanastraThe social construction of the Canastra cheese marketsDissertaçãoExtensão Rural