Alvarenga, Elson Santiago deHott, Natália Teixeira2024-02-152024-02-152023-12-12HOTT, Natália Teixeira. Experimentos de química para aprimorar a experiencia educacional em sala de aula. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32135O ensino de química é permeado por algumas dificuldades, pois vários alunos relatam que não conseguem associar os conteúdos com sua realidade e não identificam apli- cabilidade em algumas fórmulas, teorias ou conceitos. O presente trabalho busca ma- neiras de construir experimentos para serem utilizados em sala de aula, com materiais de fácil acesso, que possibilitem essa conexão com as fases representacional, feno- menológica e teórica, que, em conjunto, caracterizam a construção do conhecimento químico. Ao todo, são nove experimentos na temática de reações químicas inorgâni- cas, que possuem um caráter investigativo e são de simples execução, ordenados de maneira a considerar turmas e professores que não possuem familiaridade com essa atividade. Os experimentos foram avaliados por seis professores de química do ensino médio regular, de acordo com a escala de Likert, ficando claro que o produto educa- cional pode ser usado nas aulas como recurso didático. Na sua totalidade, os profes- sores avaliaram o produto educacional positivamente para uso em sala aula, tor- nando-o aplicável no ensino médio. Palavras-chave: Ensino de química. Experimentação. Reações inorgânicas.The present work seeks ways to construct experiments to be used in the classroom, with easily accessible materials, which enable this connection with the representational, phenomenological and theo- retical phases, which, together, characterize the construction of the chemical knowledge. In total, there are nine experiments on the theme of inorganic chemical reactions, which have an investigative nature and are simple to execute, ordered in a way to consider classes and teachers who are not familiar with this activity. The exper- iments were evaluated by six regular high school chemistry teachers, according to the Likert scale, making it clear that the educational product can be used in classes as a teaching resource. Overall, teachers evaluated the educational product positively for use in the classroom, making it applicable in high school. Keywords: Chemistry teaching. Experimentation. Inorganic reactions.porAcesso AbertoQuímica - Estudo e ensinoQuímica inorgânica - ExperimentosReações químicasExperimentos de química para aprimorar a experiencia educacional em sala de aulaChemistry experiments to enhance the classroom experienceDissertaçãohttps://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.012Ensino Profissionalizante