CEAD
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/31794
Navegar
23 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 1: do planejamento agrícola à aplicação de reguladores de crescimento(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 2: do manejo integrado de pragas à comercialização da fibra(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Crisântemo: do plantio à colheita(CEAD, 2019) Barbosa, José Geraldo; Grossi, José Antonio Saraiva; Borém, AluízioDestina-se aos acadêmicos do curso de agronomia e a produtores de crisântemo, contendo resultados relevantes originados das pesquisas que constituem informação para os professores e pesquisadores. Em adição, disponibiliza aos produtores, de forma direta e simples, as técnicas de manejo da cultura, no sentido de obterem maior produção com a qualidade exigida pelo mercado e com retorno financeiro satisfatório.Item Olericultura: a arte de cultivar hortaliças(CEAD, 2019) Puiatti, MarioEsta obra é dirigida aos amantes das hortaliças, com informações básicas sobre as peculiaridades da atividade olerícola. Embora escrita em linguagem simples e ilustrada com fotos de forma a atender a curiosidade de leigos no assunto, as informações dessa publicação são fonte importante de conhecimento para estudantes do ensino técnico e também superior na área das ciências agronômicas.Item Tecnologias aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem(CEAD, 2019) Souza, Vinícius Catão de Assis; Magalhães, Juliana Vieira AfonsoO Programa de Bolsa para Pesquisa em Ensino da Cead-UFV foi criado, há dois anos, para, entre outros objetivos desenvolver e implementar propostas didático-metodológicas que favorecessem a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, utilizando para isso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).Ao longo dos dois últimos anos o Programa beneficiou 16 estudantes, que, além de serem contemplados com bolsas, puderam exercitar sua criatividade e capacidade de pesquisa, refletindo sobre a importância do uso das metodologias diferenciadas no favorecimento da formação empreendedora e alinhada com as demandas profissionais para o século XXI. A partir dos projetos, alguns desses alunos tiveram e podem ainda ter a possibilidade de aprofundar seus estudos na pós-graduação e/ou dedicando à pesquisa acadêmica.Item Subsídios para produção integrada(CEAD, 2018) Zambolim, LaércioO Sistema de Produção Integrada Agropecuário da Cadeia Agrícola é focado na adequação dos processos produtivos para a obtenção de produtos vegetais de qualidade e com níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com a legislação sanitária, mediante a aplicação de Boas Práticas Agrícolas (BPA). Favorece ainda o uso de recursos naturais e a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e a rastreabilidade da produção agrícola, na etapa primária da cadeia produtiva, que é passível de certificação pelo selo oficial “Brasil Certificado”.Item Planejamento: organização do trabalho docente(CEAD, 2018) Fonseca, Karla Helena Ladeira; Pereira, Elídia de Paula; Fortunato, Mateus Marcos; Borges, Thayná Luana; Ferreira, Valdirene de JesusA presente publicação é resultado do estudo realizado na disciplina Didática (EDU 150), ministrada pela professora Maria Veranilda Soares Mota, no Curso de Pedagogia da UFV. Com o estudo concluído, ficamos convictos (as) da importância do planejamento na prática docente. Queremos socializar o reconhecimento da importância do planejamento como ação intencional e contextualizada, que permite a visibilidade da relação de ensinar e aprender, visamos auxiliar os estudantes de Pedagogia na organização dos estágios e no futuro exercício da profissão.Item Cead 15 anos: reflexões sobre experiência didática em EAD(CEAD, 2016) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João Batista; Leonardo, Estela da SilvaNo momento em que comemora mais um aniversário, a Cead lança uma edição especial da Série Conhecimento dedicada à Educação a Distância: Cead 15 anos: Reflexões sobre experiência didáticas em EAD. Na publicação estão artigos sobre relatos variados de experiências da Cead, seja no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, seja na adoção de novas metodologias na prática docente.Item Anatoblocos: blocos didáticos para o estudo da anatomia vegetal(CEAD, 2016) Ventrella, Marília ContinEsse é um material didático complementar às aulas de Anatomia Vegetal, disponibilizado, de forma digitalizada e gratuita, para alunos e professores desde o ensino médio até a pós-graduação. Nesta apostila, são abordados os principais tópicos da Anatomia das Espermatófitas, como células, tecidos e órgãos, utilizando espécies de interesse para as Ciências Agrárias e Biológicas. Alguns anatoblocos apresentam estruturas tridimensionais, enquanto outros apresentam uma sequência de imagens relacionadas a um mesmo tema. A proposta de montagem dos anatoblocos também pode estimular o interesse dos alunos e facilitar o aprendizado, pois é lúdica e remete a atividades da infância.Item Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD(CEAD, 2019) Mota, João Batista; Leonardo, Estela da SilvaUm dos elementos determinantes no sucesso ou não de um curso a distância é o material didático. Ele tem de ser bem planejado, produzido e combinado – de forma coerente e harmonizada – com os demais recursos, a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade do autoaprendizado, da plena compreensão do conteúdo e da construção do conhecimento. Por isso, mais do que na educação presencial, na EAD os cuidados nessa produção devem ser redobrados: da linguagem e programação visual até as mídias escolhidas, todos os aspectos devem ser bem checados. Nosso objetivo com esta apostila PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS A DISTÂNCIA não é fazer com que você se torne um designer, cinegrafista, técnico de áudio, programador visual ou editor. Nada disso. A produção de material didático para EAD é um trabalho em equipe, no qual você deve contar com os profissionais certos nos lugares certos. No entanto, é importante que você conheça o funcionamento de cada mídia, sua utilidade e os cuidados fundamentais. Dessa forma, será possível saber exatamente o que pedir a cada técnico e coordenar todo o trabalho. Por isso, baseamos o conteúdo desta apostila não só na literatura disponível sobre o tema, mas principalmente procuramos fundamentá-lo na prática desenvolvida pela CEAD nos últimos anos. Os erros e acertos do dia a dia nos possibilitaram oferecer agora boas opções para você trilhar o seu aprendizado em EAD.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »