Teses e Dissertações
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Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.
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Item Pode instalar a escola em qualquer lugar do Brasil, desde que seja em Viçosa: o processo de escolha da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa, Minas Gerais (1920-1926)(2023-03-08) Coelho, Dayana Debossan; Binsztok, Jacob; http://lattes.cnpq.br/4961384084251672Embora a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) de Minas Gerais tenha se constituído num espaço de exercício do poder estadual, ela nasce a partir de políticas territoriais vinculadas à criação das escolas superiores agrícolas no país. Resultante da política agrária adotada a nível federal, a discussão a respeito do ensino superior agrícola conquistou visibilidade nas primeiras décadas republicanas em relação às narrativas do Congresso mineiro, as quais preconizavam a necessidade de modernização do território, de progresso da população e de desenvolvimento econômico. Almeja-se com esta tese analisar os filtros que, no plano ideológico, balizaram a escolha da cidade-sede que abrigaria a Escola: lugar saudável; abundância de água, terrenos suficientes; proximidade de uma pequena cidade; distância do centro da população; altitude. A comissão encarregada de delimitar a zona geográfica da Escola, chefiada por Peter Henry Rolfs e composta por importantes membros da elite rural e intelectual mineira, a saber: Arduíno Bolivar; Álvaro Astolfo da Silveira; e Mario Monteiro Machado impôs estudos técnicos preliminares das cidades examinadas, Ponte Nova, Ubá, Visconde do Rio Branco e Viçosa. Tal medida atendia à indispensabilidade de conhecimento científico sobre o lugar mais adequado ao recebimento da futura Escola, no entanto consistia também numa estratégia para escamotear os conflitos regionais ou entre as fracções da classe dominante agrária – até porque nas fontes pesquisadas (jornal A Cidade, documentos institucionais da ESAV, Anais da Assembleia e Mensagens do Congresso mineiros) não há qualquer menção à disputa entre as cidades. Nesse ínterim, fica latente a seguinte questão: que grupo seria preterido ou beneficiado com a proximidade ou a distância da Escola? Esta, no plano das narrativas, representaria um novo centro econômico, e sua localização poderia significar a vitória de um dos setores das fracções da classe agrária dominante. Outro elemento iluminador levado em consideração pela comissão no julgamento do melhor local para a implantação da ESAV foi o “sentimento geral de comunidade”. Acreditamos que quando o projeto da Escola foi lançado em 1920, as lideranças políticas mineiras tomaram posse da ideia, a fortaleceram e pleitearam este dispositivo para seus territórios. Através da análise do discurso da “gestação” da ESAV constatamos que na escolha do município que sediaria o estabelecimento de ensino superior agrícola, o critério político assumiu nítida centralidade em detrimento do critério técnico, apesar deste ter sido veementemente defendido nos enunciados discursivos. Concluímos que a Escola teve, pois, como finalidade selar a união entre modernização do território e regionalismo, em torno do projeto “vencedor” das fracções da classe dominante agrária viçosense. Palavras-chave: ESAV; Modernização territorial; política agrária; Viçosa (MG); Zona da Mata mineira.Item A importância dos logaritmos ontem e hoje no desenvolvimento da matemática e das ciências: uma abordagem didática(Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-17) Rocha, Vicente Geraldo da; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; http://lattes.cnpq.br/0689473525501894; Miyagaki, Olímpio Hiroshi; http://lattes.cnpq.br/2646698407526867; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811Esta dissertação aborda a Origem e a evolução dos logaritmos e também suas aplicações. Um tema que, na sua Origem (1614), revelou-se uma ferramenta poderosa para simplificar as Operações aritméticas, facilitando a Vida daqueles que dependiam de Cálculos longos e trabalhosos, dentre eles, os astrônomos. No entanto, Com a tecnologia atual,calculadoras e Computadores, os logaritmos perderam esta utilidade de facilitador nas Operações aritméticas e destacou-se no desenvolvimento tanto da matemática Como nas Ciências de modo geral, revelando sua estreita relação Com fenômenos químicos, físicos, biológicos e econômicos. Na definição dos logaritmos, destacamos a geométrica, que não é explorada nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e distribuídos aos alunos. Reservamos o último Capítulo para dar uma abordagem sobre o ensino dos logaritmos, Valorizando suas aplicações desde a sua origem aos dias atuais, visando Contribuir para a melhoria do ensino da matemática.Item Ensino de juros compostos, progressão geométrica e função exponencial(Universidade Federal de Viçosa, 2013-08-12) Arruda, Alexandre Goulart; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7; http://lattes.cnpq.br/1300293912550457; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795O presente trabalho tem como objetivo apontar as semelhanças, diferenças, e relações existentes entre progressão geométrica, juros compostos e função exponencial no que se refere ao ensino desses conteúdos, através da resolução de problemas. Para isto, partimos de uma investigação histórica a cerca destes temas. Após tomar conhecimento do que normatiza o currículo básico comum sobre esses assuntos, bem como as orientações pedagógicas presente nos parâmetros curriculares nacional, foi feita uma análise em cinco obras didáticas de matemática. Esta analise permitiu saber: como esses assuntos são abordados, se há ausência de algum deles, a qualidade das informações presentes e a preocupação em deixar explicita a relação existente entre os conteúdos. Além disto, trouxemos algumas atividades a fim de contribuir para o ensino destes assuntos de forma independente ou correlacionados e finalizamos mostrando quais habilidades o governo federal espera que os alunos possuam para resolver situações-problemas que constam no exame nacional do ensino médio.Item Um estudo sobre o teorema de Euler(Universidade Federal de Viçosa, 2014-04-04) Mota, Ayrton Pereira da; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337; http://lattes.cnpq.br/2158457815879190; Jesus, Catarina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1004373523973506; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795Este trabalho aborda o Teorema de Euler para poliedros. Apresentamos fatos históricos relacionados ao Teorema de Euler, algumas demonstrações do teorema e uma noção da característica de Euler-Poincaré. Apresentamos também um material voltado para o Ensino Médio, com uma demonstração para o Teorema de Euler usando apenas Matemática básica, discutimos o caso plano do teorema e usamos o Teorema de Euler para mostrar a existência de apenas cinco poliedros convexos regulares.Item O uso da planilha eletrônica Calc no ensino de matemática no primeiro ano do ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Dias, Fabrício Ferreira; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/1192944329873105; http://lattes.cnpq.br/4745111426180109; Takahashi, Lucy Tiemi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746No Brasil, um dos assuntos principais que se estuda no primeiro ano do Ensino Médio é função. O cálculo de juros, o estudo das progressões e a apresentação de dados estatísticos por meio de tabelas, gráficos e médias também fazem parte da grade curricular. A proposta deste trabalho é mostrar estratégias interessantes como metodologia para o ensino de matemática no primeiro ano do Ensino Médio, utilizando-se da planilha eletrônica Calc, que permite a manipulação das funções, construção de tabelas e fórmulas, explorando temas do cotidiano dos estudantes de forma participativa, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades de investigação, incentiva a criatividade e autonomia, bem como proporciona aos educadores um trabalho pedagógico estimulante e uma aprendizagem significativa.Item Ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica(Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-17) Domingos Neto, Silvino; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; http://lattes.cnpq.br/7075003735929588; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; Miyagaki, Olímpio Hiroshi; http://lattes.cnpq.br/2646698407526867O presente trabalho abordou o tema ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Teve como foco atividades de matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que investiga a eficácia da utilização das ferramentas calculadora científica, teodolito, prancha trigonométrica e o software GeoGeobra no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica. Teve como objetivo tornar o ensino de trigonometria mais significativo através da manipulação de ferramentas básicas. Este trabalho valeu-se da resolução de situações problemas que visavam o cálculo de medidas inacessíveis, medidas dos ângulos agudos de um triân- gulo retângulo e as medidas do seno, cosseno e tangente destes ângulos. Tratou-se ainda da plotagem e análise dos gráficos das funções seno, cosseno e tangente no sistema de coordenadas cartesianas. Analisou o quanto é relevante o uso destas ferramentas nas aulas de trigonometria e em especial no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Este estudo indica que o uso destas ferramentas pode resultar em avanços significativos no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica, além de tornar um desafio a sua utilização por professores de matemática e pesquisadores.Item Algumas experiências algébricas e gráficas com polinômios trigonométricos(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-15) Mendes, Antonio Carlos; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746; Rosa, Valéria Mattos da; http://lattes.cnpq.br/0297644115959460; Entringer, Ariane Piovezan; http://lattes.cnpq.br/1973452885144227São muitos os desafios que o ensino e, em especial, o ensino de matemática impõe nos dia de hoje. Nosso trabalho foi elaborado na perspectiva de apresentar a professores e alunos do Ensino Médio uma alternativa para o ensino desses temas. Inicialmente foram elaborados algumas considerações sobre o ensino de trigonometria, os objetivos pretendidos, definição do público alvo, considerações metodológicas e possíveis desdobramentos do mesmo. Em seguida o trabalho apresenta uma síntese teórica dos assuntos estudados, relacionando situações algébricas com suas representações gráficas. Para a aplicação do tema em sala de aula foi elaborado um Guia do Aluno e para auxiliar o professor nesta tarefa foi eleborado o Guia do Professor. Este material procura oferecer ao educando condições de construir progressivamente a sua aprendizagem e aos professores a oportunidade de abordar o tema de forma diferenciada e de agregar ao Ensino Médio o estudo dos Polinômios Trigonométricos, com ênfase na construção de seus gráficos usando programas de geometria dinâmica e a observação que as mudanças nos diversos parâmetros proporcionam nos respectivos gráficos. Vale ressaltar que a proposta de ensino apresentada é sugerida como uma situação intermediária entre o Ensino de Trigonometria e Números Complexos realizados em nossas escolas e, respectivamente, os processos mais avançados de interpolação trigonométrica e as séries de Fourier, respectivamente.Item A trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e suas aplicações contemporâneas(Universidade Federal de Viçosa, 2013-08-12) Oliveira, Juliana Elvira Mendes de; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/1192944329873105Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos básicos de Trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e aplicações contemporâneas. Para isso apresentamos o conteúdo que julgamos básico para essa etapa de escolarização, abordando a trigonometria do triângulo retângulo, nos triângulos quaisquer e no círculo trigonométrico. Trazemos um breve relato do desenvolvimento histórico da Trigonometria, sua relação estreita com o desenvolvimento da Astronomia e também algumas de suas aplicações na atualidade. Apresentamos o que as propostas e orientações curriculares vigentes propostas pelos governos federal e estadual sugerem em termos do ensino de Trigonometria na Educação Básica e como este conteúdo é abordado nos livros didáticos. Trazemos uma sequência didática como proposta metodológica com atividades que utiliza recursos multimídia, recortes da História da Matemática e atividades práticas.Item Área e Volume de Prisma e Pirâmide(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-15) Reis, Mônica de Paula Tolentino; Jesus, Catarina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1004373523973506; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; Rosa, Valéria Mattos da; http://lattes.cnpq.br/0297644115959460; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337Este trabalho apresenta estratégias para o ensino de poliedros no ensino médio, enfocando o cálculo de área e volume, com aplicações das novas tecnologias como softwares gratuitos e de fácil acesso em atividades do dia a dia. Aqui também descrevemos oficinas com atividades relacionadas aos poliedros, com alunos e professores do ensino médio, onde constatou-se que a maioria dos professores não faziam uso de softwares e atividades contidas no livro didático adotado.Item Explorando o tratamento matricial para uma introdução aos números complexos(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-10) Gomes, Márcio Roberto; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746; Ferreira, Ana Cristina; http://lattes.cnpq.br/7935271663190827; Entringer, Ariane Piovezan; http://lattes.cnpq.br/1973452885144227O objetivo deste trabalho é dar um enfoque mais geométrico na introdução dos números complexos, de forma a torná-los mais compreensíveis e eliminando a ideia de números estranhos e de difícil compreensão.Para alcançar tal objetivo far-se-á um estudo das propriedades operatórias das matrizes 2x2 do tipo [ a −b b a ] , com a, b ϵR, chegando ao resultado de que tais matrizes formam um corpo. Em seguida associa-se tais matrizes a pontos do plano R2. A partir desta associação obtém o resultado que multiplicar um vetor por uma matriz deste tipo corresponde a efeturar um giro e multiplicá-lo por um escalar. A partir daí faz a correspondência biunívoca entre as matrizes e os números complexos de forma que todas as propriedades estudadas no item anterior permanecem verdadeiras. Como resultado desta correspondência obtemos que multiplicar por i2 corresponde a um giro de 180o , isto é, manter a direção e inverter o sentido o que corresponde a multiplicar por (−1), ou seja que i2 = −1. Desta forma chega-se ao resultado que normalmente é apresentado aos alunos na introdução dos números complexos porém com um significado que outrora não possuía. A seguir fez um estudo da conformidade e deformação das transformações através de funçõeoes de variáveis complexas.Com esta abordagem fica facilitada a compreensão por parte dos alunos dos seus conceitos e mesmo a função dos mesmos, para concluir apresentamos uma situação prática em que se utiliza os números complexos.