Administração e Contabilidade
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Item Índices técnicos e rentabilidade da pecuária leiteira(Scientia Agricola, 2000-07-17) Oliveira, Terezinha Bezerra Albino; Figueiredo, Reginaldo Santana; Oliveira, Mauro Wagner de; Nascif, ChristianoAvaliaram-se os resultados técnicos e econômicos em 22 propriedades leiteiras localizadas em dez municípios da Região de Viçosa, MG. Nas propriedades que apresentaram resultados econômicos negativos, detectaram-se os pontos de estrangulamento na produção e, tomando-se como referência os índices técnicos das propriedades que apresentaram taxa de retorno sobre o investimento superior ao da caderneta de poupança, foram propostas medidas para aumentar a eficiência dessas fazendas. A escala de produção foi considerada fator importante para obtenção de índices econômicos atrativos. A melhoria do padrão genético, através de inseminação artificial com sêmen de animais com maior potencial produtivo, contribuiu para elevar os índices de produtividade do rebanho, da terra e da mão-de-obra e, consequentemente os indicadores econômicos. A alimentação adequada, principalmente das vacas em lactação, foi muito importante para o sucesso da atividade. Investimento em qualidade do leite via controle sanitário do rebanho, ordenha mecanizada e resfriamento logo após a ordenha, podem ser uma estratégia para obter ganhos em toda a cadeia produtiva.Item Representações sociais dos servidores pré-aposentados da ufv, mg(Revista de Ciência Humanas, 2004-07) Luz, Maira LucianaItem Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso(Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa, 2005-11) Meireles, Michelle Cristine Silveira; Silva, Edson Arlindo; Deboçã, Leonardo Pinheiro; Cardoso, Bruna; Rosalem, VagnerO presente artigo aborda questões relacionadas a estratégias de planejamento, negociação e marketing utilizadas por uma empresa na área têxtil. A realização da pesquisa pautou-se em um estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas e consultas a materiais institucionais. As abordagens teóricas utilizadas no corpo da pesquisa são aplicadas no estudo no intuito de embasar a compreensão do fenômeno estudado. A empresa trabalha com produto de qualidade, bons preços, tendo seu maior problema localizado no capital de giro. Na realização de uma análise organizacional mais detalhada, pesquisa direta com clientes e arrolamento de novas táticas de atuação, percebeu-se que houve por parte da empresa pesquisada uma ampliação à visão de mercado abrindo caminhos e potenciais possibilidades para uma nova atuação de mercado. Assim, o estudo revelou que a empresa deve implantar um conjunto de políticas empresariais de modo agressivo e interativo dentro de suas possibilidades e limitações tanto com os consumidores/clientes quanto no mercado em que atua.Item Administrando o meio ambiente com sustentabilidade: Análise do impacto do Agroturismo em Venda Nova Do Imigrante (ES)(Revista de Ciências Humanas, 2006-01) Emmendoerfer, Magnus LuizMuito se tem falado sobre turismo, sustentabilidade e meio ambiente, mas como administrar esta tríade como uma oportunidade de trabalho e renda efetiva? A curiosidade dos pesquisadores, ainda como leitores, levou-os a despertar interesse pelo assunto e agrupar informações contidas na literatura especializada e, para sua melhor compreensão, decidiu-se pesquisar o caso do Agroturismo no município de Venda Nova do Imigrante-ES. A pesquisa foi do tipo descritiva, fazendo uso de questionários e observações in loco. Esses procedimentos metodológicos possibilitaram contextualizar a evolução do agroturismo no município, sendo que a partir da percepção dos empresários, turistas e comunidade local, levantaram-se os impactos provocados pelo agroturismo naquele município, bem como ações para agregar valor ao seu desenvolvimento sustentável. A participação dos empresários, dos turistas, dos órgãos públicos e da comunidade local foi extremamente significativa para o êxito deste trabalho. A experiência adquirida com o presente estudo de caso serviu para conhecer as práticas administrativas voltadas para a sustentabilidade de um município, tornando o agroturismo mais um espaço de atuação para profissionais das áreas de ciência humanas e sociais como os administradores. Neste sentido, a principal contribuição deste trabalho foi demonstrar que o associativismo foi de fundamental importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade do agroturismo no município estudado.Item Análise de risco para o café em Minas Gerais(Revista de Economia e Agronegócio, 2006-07) Rugani, Felipe do Lago; Silveira, Suely de F. RamosO café é um dos principais produtos da economia mineira, e em algumas regiões específicas pode-se notar maior intensidade na sua importância produtiva; contudo, em qualquer região os agentes envolvidos nesse mercado sempre se vêem diante de um problema: o nível de risco a que estão se expondo. Dessa forma, seria de grande utilidade uma ferramenta que avaliasse o risco que cada agente absorve. Assim, este trabalho indicou a medida do risco assumido pelos agentes envolvidos no mercado de café do estado, tendo como base os preços pagos na região sul mineira, a maior produtora, por meio de dois modelos do Value at Risk (VaR): o Normal e o de Simulação Histórica. Os resultados indicam que o risco absorvido pelos agentes de mercado chega a ser de 17,28% com 95% de confiança e de 24,60% com 99% de confiança, ambos para uma exposição de trinta dias, calculados pelo VaR Simulação Histórica, que se mostrou mais confiável. Além disso, a comparação com o cálculo do VaR do Ibovespa e do dólar evidenciou que o café apresenta maiores taxas de risco.Item O professor-gerente: Processo de transformação(Revista de Ciências Humanas, 2006-12) Marra, Adriana VentolaOs docentes são os responsáveis pela administração da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de transformação do professor em chefe de departamento e co- ordenador de curso/programa, foi con- duzido um estudo de caso em uma uni- versidade federal do interior de Minas Gerais/Brasil. Realizaram-se 30 entre- vistas semiestruturadas com esses gerentes, analisadas qualitativamente. Um fator relevante é que, ao assumir o cargo, em geral o professor não possui formação administrativa e aprende a ad- ministrar no exercício da função. Como conseqüência, o primeiro ano do man- dato é destinado ao aprendizado base- ado no autodidatismo. Os gerentes da universidade pública negam a vontade de assumir o cargo. Argumentam que foram indicados e, portanto, não pode- riam se recusar a colaborar com o departamento/curso, ocultando o desejo de se tornarem gerentes e assumirem o poder. O poder é apresentado pelos entrevistados como algo proibido, pecaminoso, mas, ao mesmo tempo, figura entre seus desejos pessoais e profissionais de realização. O professor se vê como o único, entre seus colegas, capaz de dar continuidade às suas atividades como coordenador ou chefe de departamento.Item Economia social no contexto da gestão do sistema cooperativista: uma revisão de conceitos(SINERGIA, 2007-07) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Vasconcelos, Ana Maria de Assis; Fonseca, Poty ColaçoO objetivo deste ensaio é analisar a natureza fundamental das organizações cooperativas, a fim de sustentar a idéia de que a classificação mais adequada para esse tipo específico de entidade econômica é enquadrá-la dentro da filosofia que sustenta a Economia Social. Vários são os termos e conceitos que tentam caracterizar e classificar as diversas formas de organizações não governamentais e sem fins lucrativos. Percebe-se, ao revisar a literatura, que as definições conceituais são, muitas vezes, generalizadas. Tal generalização gera uma discussão: qual é a melhor forma de classificação das organizações cooperativas? Para tentar responder a essa questão, foram consideradas e expandidas algumas das idéias desenvolvidas no ensaio “Cooperativismo é Economia Social” escrito por Sigismundo Bialorkoski Neto. Os temas que serão discutidos neste trabalho incluem discussões sobre a natureza do Cooperativismo, bem como os tipos de mercado, e sobre o Terceiro Setor, Economia Social e Solidária, para confrontação das definições e fundamentação dos argumentos.Item Fortalecendo empreendimentos em TI: qual a contribuição das incubadoras?(Journal of Information Systems and Technology Management, 2008) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de CarvalhoEste artigo tem como tema a análise da contribuição das incubadoras para o desenvolvimento de empreendimentos em TI, sendo então realizado um estudo em profundidade nas 3 incubadoras especializadas em TI do Estado de Minas Gerais. Gerentes das incubadoras e empresários incubados e já graduados foram entrevistados a respeito da estrutura e do apoio oferecidos pelas incubadoras, interação com universidades e centros de pesquisa, e sobre a capacitação gerencial oferecida aos empresários. Os resultados apontam para a necessidade de uma atuação mais profícua das incubadoras, fundamentalmente na prospecção de clientes, busca por recursos financeiros e relacionamento com universidades e centros de pesquisa, principalmente no que tange à transferência de tecnologia.Item Culturas e aprendizagem organizacional: Um estudo em municípios(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graças; Oliveira, Adriel Rodrigues deO objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou- se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.Item Microcrédito e desenvolvimento econômico regional: o caso do banco do povo de Juiz De Fora(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Fernandes, Nirlene Aparecida Carneiro; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues deA ampliação do acesso de financiamento às micro e pequenas empresas tem sido a motivação histórica do microcrédito. Sendo o microcrédito relativamente novo, a compreensão de seu impacto sobre o desenvolvimento regional está condicionada à investigação das experiências das organizações que trabalham em seu fomento, bem como à percepção dos empresários dos segmentos formal e informal acerca da sua efetiva contribuição. Neste sentido, este estudo abrange a realidade do microcrédito no Estado de Minas Gerais, pela análise das operações do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo Popular (Faep), conhecido popularmente por “Banco do Povo”. Neste contexto, buscou-se compreender as operações de microcrédito sob a ótica da oferta e da demanda e, de acordo com os resultados, pode- se perceber a efetiva atuação do Faep no fomento ao microcrédito no Estado. Como ponto relevante, destacam- se, além da aplicação dos recursos em capital de giro, a aquisição e a renovação de ativos imobilizados, contribuindo para o desenvolvimento regional com a geração de emprego e renda.Item Reforma do PIS e da COFINS avaliação dos impactos no desempenho das empresas de capital aberto no setor de siderurgia e metalurgia(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Costa, Danielle Martins Duarte; Abrantes, Luiz Antonio; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Silveira, Suely de Fátima RamosO objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003 sobre a formação do custo de produção, sobre a alavancagem operacional e financeira e sobre o recolhimento das contribuições PIS e Cofins das empresas brasileiras de capital aberto do setor de siderurgia e metalurgia. Para isto foram analisadas 16 empresas com ações negociadas na Bovespa cujos dados foram obtidos na Economática e compreenderam os trimestres de 1997 a 2007. Foi utilizada a análise de dados em painel com as variáveis dependentes, Custo de Produção, Alavancagem Operacional e Financeira e recolhimento do PIS e Cofins a fim de verificar o grau de dependência dessas variáveis sobre o desempenho das empresas. De modo geral, os resultados mostraram que as mudanças na legislação do PIS e da Cofins afetaram o desempenho operacional e financeiro das empresas analisadas, com aumento significativo do Custo de Produção e consequente diminuição do Lucro Operacional. Quanto ao impacto das mu- danças sobre a estrutura financeira, pode- se dizer que as mesmas não afetaram de forma significativa este setor. A comparação entre os valores previstos e reais do recolhimento de Pis e Cofins foram diferenciados com percentuais acima de 12% e o crescimento real do recolhimento total do Pis e da Cofins, desde 1997, foi de 26% após a mudança das legislações. Assim, pode-se dizer que o desempenho do resultado final do setor é extremamente sensível às políticas tributárias.Item Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do alto Paranaíba(Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa, 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Silva, Edson Arlindo; Alcântara, Valderí de Castro; Machado, Raiane Ribeiro; Drumond, Luís César Dias; Souza, André Cezar deO estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.Item Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do Alto Paranaíba – MG(Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Alcântara, Valderí de Castro; Drumond, Luís César Dias; Silva, Edson Arlindo; Machado, Raiane Ribeiro; Souza, André Cezar deO estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.Item Avaliação da arrecadação da contribuição de melhoria pelos municípios brasileiros(Revista de Ciências Humanas, 2008-06) Gomide, Tainá Rodrigues; Faroni, WalmerNeste trabalho analisou-se a participação dos municípios brasileiros na arrecadação do tributo contribuição de melhoria no ano de 2006, tomando como base as exigências com a proibição da renúncia de receita após a promulgação da Lei de responsabilidade Fiscal. Verificou-se a participação de todos os municípios, dentro de cada estado, e distribuído pelas regiões brasileiras no ano de 2006, por ser o último exercício com informação disponível e divulgado pelo governo central. Assim, com o objetivo de averiguar o interesse por parte dos dirigentes públicos no cumprimento pelas prefeituras municipais das exigências estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foram selecionados e pesquisados todos os municípios com registro de qualquer valor ar- recadado com a contribuição de melhoria. Constatou-se, também, qual foi a arrecadação média per capita organizada tanto por estado bem como pelas cinco regiões. Portanto, pôde-se verificar que a participação dos municípios que se con- figuram como arrecadadores são muito poucos em todas as regiões, principal- mente nas regiões norte e nordeste com índices bem inferiores aos da média nacional que está em torno de 22%. Os municípios da região sul são os que mais aplicam o tributo, apresentando uma participação ao redor de 47%, ao passo que os das regiões centro-oeste e sudeste ficaram na casa dos 18 a 24%, o que significa uma atuação insatisfatória por parte dos gestores municipais.Item Estruturas organizacionais de sistemas produtivos artesanais municipais e governança do desenvolvimento local(Revista de Ciências Humanas, 2008-06) Silva, Gustavo MeloOs sistemas produtivos artesanais de peças e utensílios domésticos nos municípios mineiros de Catas Alta da Noruega, Ouro Preto, Mariana e Resende Costa caminham para uma produção em escala e padronizada que maximiza a lucratividade operacional dos empreendimentos artesanais. Este processo de expansão de forma não intencional vem excluindo o saber tácito local construído pelas comunidades produtoras. Esta realidade é agravada pela falta de uma estrutura organizacional que concilie os interesses dos atores municipais envolvidos com o desenvolvimento local e que proponha e execute soluções para os problemas exis- tentes. Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a coordenação e organização dos sistemas de produção artesanal destes municípios e as consequências inerentes ao processo de expansão da produção, apresentando for- mas históricas empresariais de estruturas organizacionais inglesas, norte-americanas e japonesas, que podem sinalizar possíveis soluções de organização dos atores da iniciativa privada e para necessidade da articulação de atores públicos e privados que poderiam com- por a governança local destes sistemas produtivos municipais. As estratégias locais de desenvolvimento dos sistemas produtivos artesanais são problematiza- das com os limites existentes da autos- sustentabilidade desses arranjos e das possibilidades de sua expansão bem como de sua sustentabilidade social.Item Análise dos indicadores socioeconômicos dos municípios mineradores e não-mineradores do estado de Minas Gerais(Revista de Ciências Humanas, 2008-06) Rodrigues, Ana Cristina Miranda; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio MarquesConsiderando a compensação financeira pela exploração mineral (CFEM) arrecadada pelos municípios mineradores, este estudo analisou a performance dos in- dicadores socioeconômicos destes municípios em relação aos municípios não-mineradores do Estado de Minas Gerais, conforme as regiões de planejamento. Para proceder à análise, selecionaram-se indicadores relacionados à renda e emprego, saúde, educação, habitação e meio ambi- ente e segurança pública, durante os anos de 2000, 2002 e 2004, efetuando-se análises comparativas entre as regiões. Como metodologia, utilizou-se o teste de médias para populações independentes. Os resultados evidenciaram, estatisticamente, diferenciação dos municípios mineradores nos indicadores das seguintes variáveis: renda/emprego, em 80% das regiões analisadas; saúde, em 50%; e habitação/meio ambiente, em 40%. Em relação à educação e à segurança pública, as igualdades das médias foram significativas. Constatou- se, portanto, que os recursos da CFEM contribuíram, até 2004, significativamente, para a diferenciação dos indicadores eco- nômicos de renda e emprego nos municípios mineradores. No entanto, os objetivos da compensação financeira pela exploração de recursos minerais não foram ampla- mente atendidos, ao discriminarem que estas receitas deverão ser aplicadas em projetos que revertam em prol da comunidade local, na forma de melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e educação. Assim, os municípios mineradores do Estado de Minas Gerais, por arrecadarem mais recursos financeiros, deveriam direcionar esse excedente ao atendimento das necessidades sociais de sua população.Item Políticas públicas e os determinantes da vantagem competitiva local em um APL moveleiro(Revista de Ciências Humanas, 2008-07) Albino, Andréia Aparecida; Lima, Afonso Augusto Teixeira de F. de C.; Souza, Sebastião Décio Coimbra de; Behr, Ricardo Roberto; Oliveira, Ronise Suzuki de; Silva, Fernanda Cristina daTendo em vista que a presença ou ausência de políticas públicas podem apresentar um diferencial para a formação e desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais – APLs, buscou-se neste trabalho analisar os determinantes da vantagem com- petitiva do modelo do Diamante de Porter, para o caso do APL moveleiro de Ubá –MG, destacado polo moveleiro do Brasil, com foco para atuação do poder público para o seu surgimento e desenvolvimento. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados obtidos a partir deste trabalho suscitam reflexões sobre a resistência à cooperação e indicam a necessidade de investimentos mais direcionados. Em termos de condições de fatores, percebeu- se bastante carência na infraestrutura urbana. Com relação à demanda, foram discutidos aspectos positivos e negativos. Sobre os setores correlatos e de apoio, os agentes ainda estão presentes de forma limitada, de modo que o que mais se destaca é a presença de distribuidores locais e de algumas parcerias entre universidades e o APL. A rivalidade entre as empresas se mostra baseada principalmente nos preços dos produtos. A atuação do poder público se mostrou incipiente no que se refere ao surgi- mento do APL e um pouco mais evidente a partir da sua institucionalização, de forma geral, atuando quase que apenas como financiador no ambiente de negócios. De forma geral, há indícios da existência de diversidade entre os padrões das empresas integrantes do APL. Como proposta futura, sugere-se investigações sobre a diversidade interna no APL.Item Ensino mediado por computador: Concepções, evidências, e reflexões(Revista de Ciências Humanas, 2008-08) Emmendoerfer, Magnus LuizA preocupação principal deste trabalho consiste em apresentar as concepções, evidências e reflexões sobre o ensino mediado por computador (EMC). Dessa forma, este artigo teve o escopo de explorar e descrever a dicotomia hoje entre a educação tradicional e a educação com suporte das tecnologias da informação, sendo esta última descrita e orientada pela abordagem construtivista, especificamente no EMC. No tocante ao EMC, serão apresentados a sua concepção e o seu ferramental pedagógico e tecnológico, que devem ser considerados numa proposta de utilização desse modelo em dis- ciplinas de cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileira. Para ilustrar tal discussão foi escolhido o curso da área de Administração. Por fim, foram levantados os fatores críticos dessa inovação no processo de ensino aprendizagem, via computador, na contemporaneidade.Item Políticas públicas de fomento à atividade turística: Resultados da implementação do circuito turístico parque nacional da serra do cipó – mg(Revista de Ciências Humanas, 2008-12) Silva, Fernanda Cristina da; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Albino, Andréia Aparecida; Barbosa, Telma Regina da Costa GuimarãesO presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados da implementação da Política de Circuitos Turísticos de Minas Gerais nos municípios pertencentes ao Circuito Turístico Par- que Nacional da Serra do Cipó, apontando as principais mudanças ocorridas na região desde a sua criação, na percepção de atores locais e estaduais envolvidos. O estudo é exploratório e descritivo, com forma de estruturação qualitativa. Os da- dos foram coletados por meio de entre- vistas e questionários abertos e analisa- dos através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as políticas públicas de turismo em MG têm se caracterizado pela descentralização e maior abertura do Estado à participação da iniciativa privada e do terceiro setor. Constata-se que o Governo Estadual vem incentivando a criação de Associações como a AMPASC, uma vez que estas possuem mais condições de conceber e ope- racionalizar estratégias direcionadas ao desenvolvimento de acordo com as especificidades de cada região. Embora, de forma geral, os resultados da Política tenham sido considerados positivos pelos atores locais, constatou-se que a ausência de um setor formal responsável pelas atividades turísticas, bem como pela elaboração e implementação de políticas públicas municipais, limita a atuação da Secretaria de Turismo de MG e da AMPASC. Nesse sentido, o desafio não é atuar em áreas onde o turismo já esteja consolida- do, mas sim nas localidades que, apesar de possuírem um grande potencial turístico, não conseguem se desenvolver de forma isolada.Item Alocação de recursos e eficiência na gestão do programa bolsa família em minas gerais(Revista de Ciências Humanas, 2008-12) Doraliza, Auxiliadora Abranches Monteiro; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Denúbila, Laís AtanakaO presente estudo teve como propósito investigar a alocação de recursos sociais e mensurar a eficiência da gestão do Programa Bolsa Família em Minas Gerais. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza. Para a investigação proposta, foram utilizados dados e informações da Controladoria- Geral da União, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relatórios institucionais do MDS. Para a análise da evolução e alocação dos recursos, utilizou-se a Taxa Média Geométrica de Crescimento e a Taxa de Crescimento e para verificar a eficiência e qualidade na gestão do Programa Bolsa Família, em nível municipal, tomou-se como referência o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Os resultados apontam que desde a implementação do Programa Bolsa Família em 2003, os investimentos nesse pro- grama em Minas Gerais têm aumentado, resultando em um crescimento médio de 8,56% ao ano. No tocante à gestão, veri- ficou-se a existência de municípios com baixos escores nos itens que compõem o IGD e alta variação entre as mesorregiões mineiras, demonstrando deficiências em diversos aspectos, tais como geração de informações do Cadastro Único e gestão das condicionalidades “saúde” e “educação”, fatores que expõem a fragilidade da gestão pública social municipal e compro- metem a eficiência do programa.