Administração e Contabilidade
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11763
Navegar
Item Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior(Revista Brasileira de Marketing, 2012-10-17) Alcântara, Valderí de Castro; Luiz, Gilberto Venâncio; Ferreira, Ana Cristina; Teodoro, Sâmara Ayeska SilvaDiversos trabalhos acadêmicos buscam validar atributos, dimensões e constructos da satisfação de alunos em Instituições de Ensino Superior. Dentro deste escopo, o presente trabalho tem por objetivo mensurar o nível de satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior, extrair dimensões “latentes” e identificar os determinantes dessa satisfação. A pesquisa foi realizada em um campus recém implantado e os dados foram coletados através de uma escala de avaliação contendo 31 variáveis. A amostra foi de 139 alunos (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) e a escala obteve um Coeficiente α de Cronbach de 0,92. Utilizou-se para extrair dimensões e sumarizar os dados a Análise Fatorial Exploratória (extração dos componentes principais) com rotação ortogonal Varimax. O procedimento extraiu seis fatores que explicam 59,04% da variabilidade total: “Atitudes dos professores” (eigenvalue=4,60), “Fatores extraclasse” (eigenvalue=3,99), “Suporte às atividades universitárias” (eigenvalue=3,40), “Método de ensino” (eigenvalue=3,01), “Capacitação dos professores” (eigenvalue=1,69) e “Atividades Acessórias” (eigenvalue=1,61). De forma geral, a maior média foi encontrada nas dimensão “Capacitação dos professores” e a menor em “Fatores extraclasse”. O escore geral de satisfação foi de 50,07% (baixo) indicando a necessidade de melhoria em diversas áreas da instituição. O modelo de Regressão Linear Múltipla (R2=0,97) foi significativo ao nível de 1% de probabilidade. A dimensão “Atitudes dos professores” foi a que mais contribuiu para o nível de satisfação dos alunoItem Interfaces epistemológicas sobre administração pública, institucionalismo e capital social(Cadernos EBAPE.BR, 2011-07-19) Silva, Edson Arlindo; Pereira, José Roberto; Alcântara, Valderí de CastroA sociedade contemporânea é marcada pela presença de instituições que organizam, normatizam e regulamentam as relações sociais de trabalho. Ao mesmo tempo que as instituições podem ser pensadas individualmente, também possuem a capacidade de se organizar em redes objetivando o fortalecimento de laços intra e interinstitucionais. Diante deste contexto, procura-se, aqui, realizar uma incursão teórica entre administração pública, institucionalismo e capital social, mostrando as possíveis interfaces conceituais, com o intuito de elucidar as contribuições do institucionalismo e do capital social para melhor compreender a administração pública contemporânea. Por um lado, a teoria do capital social favorece o entendido sobre o conjunto de investimentos que são canalizados em ações socioeconômicas e culturais para atender demandas sociais específicas advindas de grupos organizados da sociedade civil. Assim, segundo as premissas do capital social os indivíduos se relacionam uns com os outros para ter acesso aos recursos públicos coletivos almejando a consecução de diversos interesses comuns. Já no institucionalismo parte-se da premissa de que qualquer instituição, formalmente constituída e legitimamente reconhecida pelos atributos legais da sociedade, perde a razão de ser quando sua lógica de constituição não consegue ser mais eficiente do que qualquer ação individual isolada. Por fim, as discussões em torno das temáticas do capital social, institucionalismo e modelos de administração pública nos convidam a refletir sobre as mudanças ocorridas nas sociedades modernas, principalmente no que se refere às formas de governo e às tendências das relações entre Estado e sociedade que vêm ocorrendo no mundo globalizado.Item O papel dos atores na formulação e implementação de políticas públicas: dinâmicas, conflitos e interesses no Programa Mais Médicos(Cadernos EBAPE.BR, 2016-07) Macedo, Alex dos Santos; Alcântara, Valderí de Castro; Andrade, Luís Fernando Silva; Ferreira, Patrícia AparecidaDiversos atores participam dos processos de formação de políticas públicas: indivíduos, grupos ou organizações que exercem influência direta ou indireta, em diferentes momentos. Dessa forma, buscou-se mapear os atores envolvidos na formulação e implementação do Programa Mais Médicos e compreender as dinâmicas e contribuições desses atores. Para análise dessa política pública, adotou-se um estudo teóricoempírico com abordagem qualitativa e método de estudo de caso. Identificou-se como atores centrais o Governo Federal, os movimentos sociais, a mídia de massa, as redes sociais e os conselhos de medicina. No que se refere à análise do ciclo do programa, verificou-se que seus processos não foram contínuos, mas, sim, permeados por relações assimétricas e conflitantes. Na análise observou-se que as Jornadas de Junho constituíram uma janela de oportunidade para o Programa Mais Médicos; no entanto, houve diversos posicionamentos contrários a ele. Os movimentos de oposição enfeixaram-se em dinâmicas, conflitos e coalizões tanto no âmbito de atores governamentais como de atores da sociedade civil - com destaque para a relação da base aliada com os partidos contrários ao programa, em que houve processos conflituosos e recuos de ambos os lados. Conclui-se que os diversos atores participaram dos processos motivados por interesses, ideologias e objetivos diversificados. Dessa forma, os conflitos permearam todo o processo, desde a proposta do programa, o anúncio, a aprovação da lei, a chegada dos diversos médicos, até o início de suas atividades por todo o país.Item Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea(Revista de Administração da UFSM, 2017) Valadares, Josiel Lopes; Alcântara, Valderí de Castro; Boas, Ana Alice Vilas; Emmendoerfer, Magnus LuizEsta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos da prática social presentes no discurso de incorporação do empreendedorismo na recente experiência do setor público de Minas Gerais, denominada Choque de Gestão. Para isso, selecionou-se um corpus oriundo de dados bibliográficos e documentais, o qual foi analisado mediante o enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados destacam o Choque de Gestão como elemento ideológico de legitimação da cultura do management no setor público por meio do discurso hegemônico neoliberal. Ao utilizar essa estratégia, a Administração Pública passa a ser permeada pela lógica do mercado (like a business), que a transforma em um ambiente de concorrência e busca por resultados, acarretando problemas típicos do modus operandi capitalista. Nesse sentido, por meio do choque, difunde-se a cultura do management, naturalizando os valores e as práticas do mundo dos negócios e legitimando discursivamente este modelo como opção necessária e viável (os ditos), ao mesmo tempo em que apaga as inconsistências, limitações e mazelas do processo (os silêncios). Neste artigo, questionamos esses caminhos e ressaltamos a importância dos processos de democratização pautados na cidadania, na participação e na deliberação.Item Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do alto Paranaíba(Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa, 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Silva, Edson Arlindo; Alcântara, Valderí de Castro; Machado, Raiane Ribeiro; Drumond, Luís César Dias; Souza, André Cezar deO estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.Item Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do Alto Paranaíba – MG(Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Alcântara, Valderí de Castro; Drumond, Luís César Dias; Silva, Edson Arlindo; Machado, Raiane Ribeiro; Souza, André Cezar deO estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.Item A solution through praxis? reflections about the ivory tower metaphor and the indissociability between theory and practice in organizational studies(Revista de Administração Mackenzie, 2016-02-11) Alcântara, Valderí de Castro; Valadares, Josiel Lopes; Macedo, Alex dos Santos; Cappelle, Mônica Carvalho AlvesThe aim of the current study is to use the Ivory Tower metaphor to dis- cuss and question the false dichotomy between theory and practice, as well as the insufficient pragmatic and performative solution towards the market logic, and to problematize the concept of praxis as a possibility through critical approaches. 1. the Ivory Tower demonstrates the existence of a gap in the relation between theory and practice; 2. the essay is conducted according to critical approaches; 3. the Critical Theory has the potential to deconstruct the assigned and socially constructed meanings of the Ivory Tower. This is a theoretical essay that dialectically explores the Ivory Tower metaphor. 1. the organizational science linked to the instrumental logic makes no place for praxis; 2. the Traditional Theory does not allow thinking about the relation between theory and practice through praxis, because it polarizes such categories and gives primacy to practice by demanding performance and productivity from theory; 3. based on the Ivory Tower metaphor, it is necessary to make criticisms for the sake of praxis and not for the sake of the practice understood just as technical and instrumental utility. We pursuit solutions to remove the dichotomies that take the dialectical nature away from reality; it is necessary (re)constructing new ways to get in and out of the tower on behalf of emancipation, in the permanent and inseparable relation between theory and practice.