Engenharia Agrícola
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Item Caracterização de misturas de óleo diesel com óleo de pinhão manso para acionamento de um trator agrícola(Engenharia na Agricultura, 2014-10-15) Siqueira, Wagner da Cunha; Fernandes, Haroldo Carlos; Silva, Anderson Candido da; Teixeira, Mauri Martins; Abrahao, Selma AlvesObjetivou-se, com este trabalho, caracterizar misturas de óleo diesel (OD) com óleo de pinhão manso (OPM) e avaliar o desempenho da tomada de potência de um trator agrícola alimentado com estas misturas. Para a caracterização das misturas foram analisadas: massa específica, índice de viscosidade, teor de água, índice de acidez, cinzas sulfatadas e estabilidade oxidativa. Após as análises, verificou-se, por meio de ensaios dinamométricos, o desempenho do motor alimentado com misturas de OD com OPM, em diferentes proporções. As principais conclusões deste trabalho foram: somente os resultados das cinzas sulfatadas atenderam a ANP n°7 de 2008. A potência máxima encontrada, 31,93 kW, foi verificada na mistura contendo 75% de OPM . A mudança de combustível provocou variação no torque e no consumo específico do trator e para todas as misturas em estudo, a reserva de torque foi de 1,75%, classificada como ruim.Item Custo horário de um trator agrícola alimentado com diferentes proporções de óleo diesel e biodiesel de pinhão manso(Engenharia na Agricultura, 2014-03-24) Siqueira, Wagner da Cunha; Fernandes, Haroldo Carlos; Santos, Fabio Lúcio; Silva, Anderson Candido da; Abrahao, Selma AlvesVários estudos estão sendo realizados utilizando o conjunto trator/equipamento para avaliar o seu desempenho em conjunto com combustível convencional (óleo Diesel). Dada à necessidade de novas alternativas para essa fonte finita de energia, os testes com combustíveis alternativos tornaram-se muito importantes. Portanto, objetivou-se com este trabalho analisar o custo horário de um trator agrícola, utilizando combustíveis com diferentes proporções de óleo Diesel (OD) com biodiesel de pinhão manso (OPM). Verificou-se, por meio de ensaios dinamométricos, o consumo específico de combustível do motor alimentado com diferentes misturas de combustíveis. Posteriormente, determinou-se o custo horário do trator utilizando o consumo obtido nos ensaios dinamométricos para as misturas de OD com OPM. O menor consumo específico de combustível foi verificado para o óleo Diesel. A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico em todas as cargas aplicadas. Os menores valores de consumo específico foram observados quando são aplicadas cargas de 778 e 1023 N. A utilização de misturas de óleo Diesel com biodiesel de pinhão manso se apresentou economicamente viável.