Ciências Exatas e Tecnológicas
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Item Análise de excitações magnéticas em diferentes geometrias(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-21) Silva Júnior, Albertino Gomes da; Fonseca, Jakson Miranda; http://lattes.cnpq.br/8009160408228523Este trabalho investiga a estabilidade e a dinâmica de excitações topológicas magnéticas como os skyrmions, bimerons e monopolos de Shankar, em diferentes configurações geométricas e de interação. Este trabalho explora como essas estruturas podem ser estabilizadas em superfícies curvas e nanodiscos magnéticos com interações de Dzyaloshinskii–Moriya (DM) e como a geometria impacta suas propriedades energéticas e resistência à aniquilação. Para os skyrmions, demonstrou-se que a curvatura em análise aumentou a estabilidade térmica, retardando a aniquilação, enquanto para os bimerons, a interação DM e as condições de borda favorecem sua estabilização. No estudo dos monopolos de Shankar, em redes de pirocloro antiferromagnéticas, observou-se que o controle da dinâmica é possível através de variações geométricas, o que aponta para aplicações em spintrônica antiferromagnética. Esse trabalho contribui para a compreensão e controle geométrico dessas estruturas, propondo futuros avanços em tecnologias baseadas em excitações topológicos, especialmente em dispositivos de memória e spintrônica. Palavras-chave: Skyrmions. Bimerons. Monopolos de Shankar. Interação Dzyaloshinskii–Moriya. Estabilidade topológica. Spintrônica. Estruturas antiferromagnéticas. Nanodiscos magnéticos. Superfícies curvas. Excitações topológicos.Item The algebraic renormalization of Yang-Mills-Chern-Simons theory(Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-26) Azevedo, Daniel Oliveira Rocha; Del Cima, Oswaldo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/4417189442139531In this thesis we study the quantization of Yang-Mills-Chern-Simons theory through the lens of the algebraic renormalization framework, which allows us to prove the extensions of the symmetries of the classical action to the quantum theory to all orders in perturbation theory in a regularization-scheme independent way. This is a particularly useful feature when dealing with theories containing the Levi-Civita totally anti-simmetric tensor, since a regularization which preserves the symmetries is not always available in such cases. Moreover, it allows us to determine the most general local counterterms that can be added to the classical action in a purely algebraic way. Based on the algebraic framework, we establish a local version of the Callan- Symanzik equation which proves the non-renormalization of the Chern-Simons mass parameter and the finiteness of the Yang-Mills-Chern-Simons theory as a whole in the Landau gauge. We then analyse the theory in more general scenarios, including non-covariant gauges and taking into account the existence of Gribov copies which appear in the infrared regime of the theory. In both of these, we recover the finite character of the theory. Keywords: Yang-Mills-Chern-Simons; Algebraic Renormalization; BRST symmetryItem Criação de uma apostila com atividades experimentais investigativas em Química na forma de oficinas temáticas(Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-14) Silva, Ionny Alves; Menezes, Daniele Cristiane; http://lattes.cnpq.br/7848331361861254A proposta deste trabalho é a criação de uma apostila virtual composta por três oficinas temáticas, visando o aprimoramento do ensino de Química por meio de atividades práticas que promovem uma aprendizagem ativa e interdisciplinar. As oficinas, que abordam conteúdos fundamentais da Química, são organizadas da seguinte maneira: a primeira oficina foca na Química Atômica e inclui experimentos como o teste de chama, o teste de fluorescência e a reação de quimioluminescência, proporcionando uma vivência prática dos conceitos relacionados à estrutura atômica e às propriedades dos elementos químicos. A segunda oficina é dedicada à Química Ambiental, abordando a formação de dióxido de enxofre e a análise da chuva ácida, permitindo que os alunos reflitam sobre os impactos das reações químicas no ambiente e na atmosfera. Por fim, a terceira oficina, centrada na Química da Vida, envolve a identificação de proteínas com íons Cu²⁺ e a catálise da hidrólise da ureia, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos bioquímicos essenciais para o funcionamento do corpo humano. A apostila virtual oferece um conjunto de experimentos investigativos por meio de oficinas temáticas, com o intuito de engajar os alunos em uma aprendizagem contextualizada e de estimular sua curiosidade científica e o desenvolvimento de habilidades críticas. Todos os experimentos foram gravados e codificados com o uso de QR codes (Quick Response Codes), sendo disponibilizados gratuitamente no YouTube para facilitar o acesso de professores da educação básica que queiram utilizá-los em suas aulas. A criação da apostila está em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância de um ensino de Ciências integrado e contextualizado. Assim, o projeto não só atende às exigências curriculares, mas também oferece uma abordagem inovadora e motivadora, capaz de despertar o interesse dos alunos pela Química e promover uma compreensão mais ampla e significativa do papel dessa ciência na sociedade. Palavras-chave: Ensino de Química. Oficinas temáticas. Apostila virtual. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Item A química e a sustentabilidade no processo de desenvolvimento da alfabetização científica para o ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-18) Bechler, Emerson William; Silva, Aparecida de Fatima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2222779798044490Este trabalho tem como objetivo a promoção da alfabetização científica como fundamento para a construção do conhecimento científico na área de Química, abordando a temática análise físico-química dos parâmetros que atestam a qualidade da água de abastecimento, levando em consideração sua utilização sustentável, bem como o estudo das etapas de tratamento existentes nas estações de tratamento de água. Para isto, foi elaborada uma sequência didática com metodologia científica, adotando de forma qualitativa um estudo de caso, e utilizando o modelo CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, com a finalidade de preparar os estudantes na promoção de sua atuação cidadã, crítica e responsável em sociedade. Seu desenvolvimento ocorreu com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Química na escola FUNEC – Unidade CENTEC do município de Contagem – MG. A medição destes parâmetros físico-químicos normalmente necessita de equipamentos e materiais sofisticados, que a maioria das escolas de nível médio não apresenta. Como forma de solucionar este problema, foi utilizado um kit de educação ambiental ALFAKIT de fácil acesso e utilização para a medição e quantificação dos parâmetros. Este procedimento pode ser realizado até mesmo em escolas que não possuem laboratório, com o objetivo de tornar a ciência, em particular a Química, mais acessível a comunidade escolar. Para alcançar os objetivos específicos propostos, é fundamental que após o desenvolvimento da sequência didática com os estudantes, seja feita uma avaliação do processo de aprendizagem, levando em consideração as ideias iniciais dos alunos, bem como as novas ideias elaboradas durante o desenvolvimento das atividades, com o objetivo de avaliar quais conceitos científicos que foram construídos no processo de ensino e aprendizagem. Essa avaliação foi realizada através de questionários disponibilizados aos estudantes, além de outros recursos, como mapas mentais, roteiros de práticas, sínteses escritas, vídeos e visitas técnicas. Desde a problematização inicial até a conclusão da pesquisa, os estudantes conseguiram estabelecer relações entre as atividades desenvolvidas e a metodologia CTSA – Ciência Tecnologia, Sociedade e Meio ambiente e buscamos evidências durante as intervenções realizadas da construção deste conhecimento científico. Por meio dos resultados obtidos em nossa pesquisa, concluímos que a abordagem CTSA e a alfabetização científica são as ações pedagógicas mais relevantes na construção dos objetivos propostos. É necessária uma maior divulgação desta metodologia na formação dos professores de Química, para que haja a correta contextualização entre teoria e prática na construção do verdadeiro saber científico. Palavras-chave: Alfabetização científica; Sustentabilidade; Análise de água; Ensino de Química.Item Bluberry extract: application in smart packaging based no poly(vinyl)alcohol and gelatin for fish products(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-21) Gomes, Bárbara Teixeira; Soares, Nilda de Fatima Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9678318560412521Item Microencapsulação de Lacticaseibacillus rhamnosus GG por liofilização: viabilidade, resistência e incorporação e suco de uva(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-21) Lourenço, Mirielle Teixeira; Vieira, Erica Nascif Rufino; http://lattes.cnpq.br/7397202901584494Item Preparo e caracterização de complexos de inclusão de moléculas herbicidas com ácido p-sulfônicocalix[6]areno e goma acácia: avaliação da atividade herbicida(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-27) Ferreira, Stephani Silva; Alvarenga, Elson Santiago de; http://lattes.cnpq.br/6724977522639634A expansão do setor agrícola tem resultado em mudanças significativas na qualidade de vida da população em geral. Para atender às crescentes demandas de produção agrícola e acomodar a expansão populacional, o controle de pragas e ervas daninhas por meio de pesticidas e herbicidas torna-se essencial. No entanto, o uso indiscriminado desses produtos tem favorecido o desenvolvimento de resistência entre as pragas e as ervas daninhas, o que impõe a necessidade de novos agentes com mecanismos de ação distintos, menores níveis de toxicidade e maior compatibilidade ecológica. Neste contexto, os análogos da cantaridina têm sido investigados como agentes fitotóxicos e herbicidas potenciais. Contudo, a baixa solubilidade em água de alguns desses compostos limita suas aplicações práticas. A solubilidade pode ser aprimorada pelo uso de polímeros ou outros agentes solubilizantes, ampliando o potencial de uso desses compostos. Calixarenos, por sua vez, têm mostrado capacidade de formar complexos de inclusão com diversas biomoléculas e substâncias bioativas, sem causar citotoxicidade, podendo ser usados para aprimorar a solubilidade e a eficácia dos compostos. Polissacarídeos naturais, como a goma acácia, têm sido amplamente adotados para encapsulamento de substâncias bioativas, oferecendo vantagens como disponibilidade, alta solubilidade e não toxicidade. O objetivo deste trabalho foi utilizar o ácido p- sulfônicocalix[6]areno e a goma acácia na preparação de complexos de inclusão com quatro análogos da cantaridina, com foco em melhorar a solubilidade desses compostos de baixa solubilidade em água. A solubilidade foi avaliada por RMN de H, e as interações entre o ácido p-sulfônicocalix[6]areno, a goma acácia e as amidas foram analisadas por deslocamentos químicos (d) nos espectros de RMN de H e cálculos teóricos. Além disso, ensaios biológicos foram realizados para avaliar a atividade herbicida potencial dos complexos, utilizando sementes de cinco plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas. Os complexos formados com os análogos (2) ácido (1S,4R)-3-(fenilcarbamoil)-7-oxabiciclo[2,2,1]hept-5-eno-2-carboxílico e (3) ácido (1S,4R)-3-((4-clorofenil)carbamoil)-7-oxabiciclo[2,2,1]hept-5-eno-2-carboxílico apresentaram bons resultados nos ensaios biológicos, indicando um potencial atividade herbicida. Palavras-chave: calixareno; goma; complexo de inclusão; herbicidaItem Variabilidade em processos difusivos com aplicações em microrreologia e migração celular(Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-13) Azevedo, Tiago Nascimento de; Rizzi, Leandro Gutierrez; http://lattes.cnpq.br/1688923394786314A variabilidade em processos difusivos desempenha um papel fundamental em diversas áreas, afetando o comportamento e a dinâmica de sistemas complexos. Materiais viscoelásticos, por exemplo, demonstram um comportamento intermediário entre sólidos e líquidos e podem ser encontrados em diversos sistemas físicos e biológicos. Nesta tese, introduzimos uma generalização do modelo constitutivo de Kelvin-Voigt (KV) para incluir e caracterizar heterogeneidades em materiais viscoelásticos. Considerando uma abordagem microrreológica, apresentamos expressões analíticas para o deslocamento quadrático médio (MSD) e para o coeficiente de difusão dependente do tempo de partículas de prova imersas em um material viscoelástico descrito por este modelo. Além de validar nossa abordagem teórica por meio de simulações de dinâmica Browniana, mostramos como o modelo pode ser usado para descrever dados experimentais obtidos para géis de poliacrilamida e laponite. Em seguida, generalizamos nossa abordagem ao considerar efeitos não-Markovianos na dinâmica das partículas. Apresentamos e validamos por meio de simulações estocásticas, expressões analíticas para o MSD e para o coeficiente de difusão, e avaliamos numericamente as distribuições de van Hove das partículas de prova. Em seguida, investigamos os efeitos de variabilidade na motilidade celular, que é um dos fenômenos mais fundamentais subjacentes aos processos biológicos que mantêm os organismos vivos. Aqui, consideramos um modelo simples para descrever a motilidade das células, que inclui não apenas forças internas correlacionadas no tempo, mas também a variabilidade biológica inerente aos processos bioquímicos intracelulares. Derivamos expressões exatas para o MSD e o coeficiente de difusão efetivo dependente do tempo, que são comparados a resultados numéricos obtidos a partir de simulações estocásticas não- markovianas. Além disso, mostramos que a heterogeneidade dos tempos de persistência leva a distribuições não-Gaussianas que foram obtidas analiticamente e validadas por simulações numéricas. Palavras-chave: viscoelasticidade; motilidade celular; simulações estocásticas; dinâmica browniana.Item A eletrodinâmica quântica de Cabibbo-Ferrari-Salam(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Dias, Thadeu dos Santos; Del Cima, Oswaldo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/0966696449174753Neste trabalho, definimos o modelo de Cabibbo-Ferrari-Salam, que construímos através dos trabalhos de N. Cabibbo e E. Ferrari em 1962, e A. Salam em 1966, que apresentam formas alternativas para descrever o problema da carga magnética, na qual fazemos uso das suas ideias. O monopolo magnético foi palco para Paul Dirac discutir a sua concepção e pela mecânica quântica forneceu indícios para sustentar a sua existência, implicando na quantização da carga elétrica. N. Cabibbo e E. Ferrari em seu trabalho, concebem uma ampliação do grupo de gauge U(1) usual da QED. Ao invés disso, temos agora o grupo U(1)xU(1), que serve como correção da singularidade do potencial vetor usual, Aµ redefinindo o field strength agora descrito por dois 4-potenciais, Aµ e Bµ. A. Salam discute sobre duas alternativas de descrever monopolos, e também sobre abandonar a relação entre a carga elétrica e magnética, esta hipótese abre uma nova possibilidade para estudar em teoria de perturbação. Nesse intuito o presente trabalho discute a validade de uma teoria para dyons, fornecendo uma revisitada nos monopolos, seguido de uma breve introdução a simetria BRS e o procedimento de renormalização algébrica sendo este o cerne para a quantização do modelo, prosseguindo com a construção do modelo de Cabibbo- Ferrari-Salam tais como suas simetrias contínuas e discretas e estudar seus aspectos a tree-level. Enfim, uma análise no nível quântico em ordem de obter uma resposta se o modelo é renormalizável a todas as ordens em teoria de perturbação, finalizando com apresentação de algumas perspectivas futuras para o modelo. Palavras-chave: monopólos magnéticos; cabibbo-ferrari-salam; renormalização algébrica.Item Crescimento fotoinduzido da fase cristalina de telúrio sobre a matriz de 1T'-MoTe2(Universidade Federal de Viçosa, 2024-01-19) Maia, Paulo Victor Sciammarella; Guimarães, Luciano de Moura; http://lattes.cnpq.br/8279620195693296O ditelureto de molibdênio (MoTe2) na forma 2D é um material promissor para ser usado em dispositivos de memória, pois exibe propriedades que podem ser controladas por meio de sua interação com a luz visível. De forma geral, os materiais baseados em telúrio são sensíveis à luz e podem ter caraterísticas intrínsecas modificadas a partir desta interação. Entretanto, a origem destas transformações tem sido discutida na literatura e ainda não há um consenso se sua causa se deve a efeitos térmicos, ópticos ou ambos agindo simultaneamente. A técnica de espalhamento Raman é uma poderosa ferramenta na investigação e caracterização de materiais onde utiliza-se um laser para este fim. Aqui neste trabalho, espectros de MoTe2 na fase 1T’ foram obtidos com lasers de comprimento de onda nas regiões do visível e infravermelho próximo. Potências relativamente baixas foram utilizadas com o intuito de mitigar efeitos térmicos. Em outro momento, potências relativamente altas foram utilizadas justamente para evidenciar tais efeitos. Por meio dos espectros Raman, foram observadas mudanças relacionadas à cristalização do telúrio. Foi discutido o papel do oxigênio presente no ar para estas transformações, bem como se a origem deste fenômeno tem natureza puramente térmica. Foi verificado que as transformações observadas dependem do comprimento de onda utilizado na fotoexcitação do MoTe2 na fase 1T’. Por fim, as transformações verificadas por meio dos espectros Raman foram interpretadas através do formalismo KJMA – uma teoria abrangente que é capaz de fornecer informações sobre a velocidade e natureza do processo de cristalização. Os resultados obtidos por este trabalho sugerem um componente de natureza atérmica para a transformação observada bem como o crescimento de cadeias unidimensionais de telúrio na região exposta ao laser durante o experimento Raman. Palavras-chave: raman; telúrio; cristalização fotoinduzida.