Instituto de Ciências Humanas e Sociais – CRP
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Item Análise do discurso de “mulheres de negócio” associadas à Business Professional Women(REGE Revista de Gestão, 2013-10) Menezes, Raquel Santos Soares; Oliveira, Janete Lara deNo presente artigo, analisam-se os discursos de “mulheres de negócio”, conforme suas histórias de vida relatadas à Business Professional Women (BPW), a Associação das Mulheres de Negócio, uma rede com atuação mundial que representa mulheres que se dedicam à atividade empresarial ou atuam como profissionais autônomas. O objetivo da análise é levantar alguns pontos de reflexão acerca da representação da mulher que se considera “de negócios”, manifestada em seus discursos. Seis narrativas de mulheres foram analisadas, em função de quatro elementos discursivos – seleção lexical, percursos figurativo, temático e semântico –, que permitem delinear uma trama de acontecimentos e relações que legitimam a posição alcançada de “mulher de negócios”. Embora as histórias consideradas sejam bastante distintas, no que se refere à origem, porte e área de atuação das empresárias, é interessante verificar que os sentidos atribuídos ao sucesso profissional aparecem normalmente vinculados a momentos de extremas dificuldades e grandes conquistas. Assim, sofrimento e superação caracterizam dois percursos figurativos antagônicos, constantemente ilustrados pelos temas do casamento, da esperança e da educação. As condições familiares, a qualificação profissional e as relações interpessoais, por sua vez, constituem os principais percursos semânticos que validam a trajetória de sucesso dessas mulheres, triunfo consolidado pela possibilidade de se associarem a outras mulheres que passaram por situações parecidas ao longo de suas vidas.Item O empreendedorismo sob o olhar de micro e pequenas empresárias(Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2016) Oliveira, Michele Morais; Menezes, Raquel Santos Soares; Silva, Francielih DornelesÉ crescente o número de empresas fundadas e geridas por mulheres. Isso promove a permanência das mesmas no mercado de trabalho, gera empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento do País. Este estudo analisou a atuação de empreendedoras na cidade de Rio Paranaíba-MG. Utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa e como técnica de coleta de dados usou-se o questionário. Muitas participantes já tinham experiência no ramo em que atuam como funcionárias. Abriram seu próprio empreendimento para auto realização, trabalhar por conta própria e para melhoria de rendimentos financeiros. Acerca das representações sociais das participantes sobre o que é ser empreendedor emergiram definições relacionadas a “colocar em prática sonhos ou ideias”, a “arriscar”, a “fazer aquilo que gosta”, a ter visão e a “trabalhar para si mesmo”. Quase todas se identificam como empreendedoras e relacionam isso ao fato de serem persistentes, inovadoras e por alcançarem seus objetivos.