Instituto de Ciências Humanas e Sociais – CRP

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    O empreendedorismo sob o olhar de micro e pequenas empresárias
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2016) Oliveira, Michele Morais; Menezes, Raquel Santos Soares; Silva, Francielih Dorneles
    É crescente o número de empresas fundadas e geridas por mulheres. Isso promove a permanência das mesmas no mercado de trabalho, gera empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento do País. Este estudo analisou a atuação de empreendedoras na cidade de Rio Paranaíba-MG. Utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa e como técnica de coleta de dados usou-se o questionário. Muitas participantes já tinham experiência no ramo em que atuam como funcionárias. Abriram seu próprio empreendimento para auto realização, trabalhar por conta própria e para melhoria de rendimentos financeiros. Acerca das representações sociais das participantes sobre o que é ser empreendedor emergiram definições relacionadas a “colocar em prática sonhos ou ideias”, a “arriscar”, a “fazer aquilo que gosta”, a ter visão e a “trabalhar para si mesmo”. Quase todas se identificam como empreendedoras e relacionam isso ao fato de serem persistentes, inovadoras e por alcançarem seus objetivos.
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    Conciliando a carreira docente e família: um estudo comparativo entre professoras de instituição de ensino superior pública e privada
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2015) Oliveira, Michele Morais; Menezes, Raquel Santos Soares; Alcântara, Valderi De Castro; Silva, Francielih Dorneles; Silva, Nayara Nogueira
    A crescente escolarização das mulheres possibilitou o ingresso destas em profissões que exigem maior qualificação como as de docentes no ensino superior. É importante compreender os aspectos que afetam o cotidiano destas profissionais em busca constante por crescimento em suas carreiras e as maneiras utilizadas para conciliar família e trabalho. Neste sentido, este estudo buscou analisar, comparativamente, como mulheres docentes em uma universidade pública e em uma universidade privada conciliam trabalho e família cotidianamente. Optou-se pela abordagem quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, com perguntas abertas e fechadas. Pode-se afirmar que, mesmo com algumas diferenças, de forma geral, os resultados indicaram que o cotidiano das professoras e a gestão do trabalho e da família apresentam similaridades.
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    Administrando trabalho e família: um estudo de caso sobre mulheres profissionais com alto nível de instrução
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2012-01-30) Oliveira, Michele Morais; Silva, Nayara Nogueira; Menezes, Raquel Santos Soares; Luiz, Gilberto Venâncio; Palmeira, Paula Angélica
    O aumento da escolaridade e a ascensão profissional da mulher têm ampliado sua autonomia, bem como sua participação na sociedade e na economia. Tais questões, por sua vez, tendem a impactar a vida pessoal e familiar das mulheres, propiciando mudanças em suas rotinas e estruturas familiares. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar como mulheres profissionais com alto nível de instrução, mais especificamente funcionárias da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, gerenciam trabalho remunerado e família e, além disso, quais são as implicações dessa gestão na vida pessoal e profissional das mesmas. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se o questionário, com perguntas objetivas e subjetivas. Constatou-se que as mulheres procuram conciliar o trabalho doméstico àquele que é realizado fora do lar; fato que gerou a necessidade de contratar o trabalho de terceiros para a execução das atividades domésticas pelas quais essas mulheres são responsáveis. Contudo, mesmo com a participação de outras pessoas em tais atividades, as funções domésticas não deixaram de ser realizadas pelas mulheres estudas, o que ocasionou uma dupla jornada de trabalho.