Instituto de Ciências Humanas e Sociais – CRP
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Item Em busca das práticas: contribuições epistemo-metodológicas das teorias da prática aos estudos da gestão social(Administração Pública e Gestão Social, 2018-01-01) Paiva, André Luiz de; Alcântara, Valderí de Castro; Cruz, Elaine Santos Teixeira; Andrade, Luis Fernando SilvaNa busca pela consolidação/problematização do campo de conhecimento da gestão social e sua natureza voltada para uma gestão dialógica e democrática, objetivamos neste artigo explorar como as teorias da prática contribuem para a compreensão das ‘práticas de gestão social’ e da ‘gestão social como prática’ em suas relações constitutivas com os praticantes, as práxis e os contextos em que estão inseridas. Buscamos as contribuições de abordagens teóricas marcadas pela reconhecida virada prática, especialmente, pela sua recepção no campo das ciências da administração a partir dos estudos da ‘estratégia como prática’ (SAP). A perspectiva da estratégia como prática contribui a partir da noção de que a gestão social é uma atividade compartilhada pelos sujeitos envolvidos (praticantes). Entendemos que a gestão social como vem sendo desenvolvida demanda uma práxis entendida como atividade social reflexiva e transformadora que permite avançar no estudo e fomento de uma gestão contextualizada e sustentada intersubjetivamente.Item Gestão de cooperativas : Um estudo sob o olhar do cooperado(Administração Pública e Gestão Social, 2009-04-10) Rosalem, Vagner; Silva, Edson Arlindo; Silva, Fabiana Ferreira da; Alcântara, Valderí de CastroEste estudo objetivou compreender a visão dos cooperados em relação à cooperativa em que estão inseridos, no que se refere ao significado deste tipo de organização, além de buscar identificar suas principais reivindicações, sugestões, expectativas e problemas. Para isso, utilizou-se de um estudo de caso em uma cooperativa de granjeiros situada no Estado de Minas Gerais. O resultado do trabalho foi a constatação de que é necessário uma revisão de valores e princípios por parte dos membros e estes devem buscar um maior equilíbrio entre seus interesses particulares e seus interesses coletivos enquanto cooperados. A falta de capacitação profissional dos gestores revela-se como propulsora da perda de motivação, da falta de participação e do baixo comprometimento dos associados. As considerações finais do estudo apontam para a necessidade de promover a educação cooperativista de forma contínua.