Acervo Fotográfico do ACH-UFV

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5992

Código de Referência: 04.00.00.00
Título:Acervo Fotográfico do ACH-UFV
Data (s): 1922-2012
Nível de Descrição: 1 (Coleção)
Dimensão e Suporte: 5,25 metros lineares

Nome do Produtor (organizador da coleção)

Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa (ACH-UFV)

História Administrativa/Biografia

Ao longo de sua trajetória acadêmica, a Universidade Federal de Viçosa produziu uma quantidade significativa de documentos institucionais, dentre os quais as fotografias, que estão sob a guarda do Arquivo Central e Histórico da UFV (ACH-UFV). O fundo/coleção “Acervo fotográfico do ACH-UFV” conta com mais de dez mil unidades fotográficas já tratadas e organizadas, que podem servir ao conhecimento não só da história institucional, como também de histórias pessoais ou biográficas.

Através dessas fotografias, pode-se observar toda a trajetória da Instituição, desde os seus primeiros passos, ainda como ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), passando pela Uremg (Universidade Rural do Estado de Minas Gerais) até a UFV. Retratam o cotidiano das relações pessoais, institucionais, culturais e acadêmicas dos períodos que fizeram parte da história da Universidade, o que contribui para a conservação de sua memória, assim como retratam as interações entre a Instituição e a cidade de Viçosa.


Âmbito e Conteúdo

As fotografias referem-se a diversos momentos vividos pela Instituição em eventos variados. Nelas, encontramos registros das atividades do início da construção da Escola, dos primeiros operários, dos primeiros professores e dirigentes, ​dos primeiros alunos, das primeiras edificações, das atividades de ensino, extensão, experimentação, de exposições de produtos agrícolas, de cerimônias de colação de grau, de festas de formaturas, além de atividades culturais, artísticas e esportivas.


Sistema de Arranjo

A coleção encontra-se organizada em quatro Seções: Seção "Fotos da ESAV"; Seção "Fotos da Uremg"; Seção Fotos da UFV e Seção "Fotos de Viçosa".


Condições de Acesso

Sem restrições de acesso, desde que observados os cuidados necessários à preservação no manuseio das fotografias, bem como as normas para consultas de documentos do ACH-UFV.

Condições de Reprodução

Para preservar a referência das fotos disponibilizadas pelo ACH-UFV, criamos uma “marca d’agua” com os dizeres “ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV”. Garantindo o comprometimento com a honra e a imagem das pessoas e da Instituição, elaboramos um termo de responsabilidade que traduz todas as implicações administrativas e penais quanto ao uso inadequado das imagens, bem como aos danos administrativos e penais que tal prática pode acarretar.


Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Quarta Conferência Nacional de Educação ESAV
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2019-03-25) S/A
    P.H. Rolfs, Bello Lisboa e presentes na quarta Conferência Nacional de Educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    P. H. Rolfs e Bello Lisboa na construção do Edifício Principal
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2015-09-21) ESAV
    Da esquerda para a direita, Miss Pidgeon, Clarisse Rolfs, João Rezende, Peter Henry Rolfs e Bello Lisboa próximos à construção da residência do diretor.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bello Lisboa e grupo de operários da ESAV
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2015-09-11) ESAV
    Bello Lisboa e grupo de operários na escadaria do Prédio Principal da ESAV.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    João Carlos Bello Lisboa e familiares
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2015-09-10) ESAV
    João Carlos Bello Lisbôa e seus familiares, esposa Maria Conceição Damásio, e seus seis filhos: João Maria, Maria do Carmo, Helena Déa, Alfredo Carlos, Regina Célia e José Antônio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    João Carlos Bello Lisboa
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2015-09-10) ESAV
    João Carlos Bello Lisboa, o consolidador da ESAV, a convite do engenheiro Mário Monteiro Machado, encarregado das obras da ESAV, assumiu o cargo de Engenheiro Auxiliar, em 14 de setembro, e de Engenheiro-Chefe, em 16 de dezembro de 1922. Foi nomeado Professor de Engenharia Rural e Vice-Diretor do estabelecimento e, a 1º. de fevereiro de 1929, assumiu a sua direção, até 21 de janeiro de 1936. Entre muitas de suas obras como diretor merecem destaque a instituição da Semana do Fazendeiro, do Mês Feminino, da Associação de Ex-Alunos e do Aperfeiçoamento Rural de Professoras Primárias. Deixando a ESAV, Bello Lisboa dedicou-se permanentemente à sua propriedade rural, como fazendeiro e industrial, todavia, ausentando-se para ocupar cargos importantes, como o de prefeito em Ubá e Uberaba, em Minas Gerais, Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e Encarregado do Setor de Agricultura da Coordenação Econômica para a Segunda Guerra Mundial. Entre as diversas honrarias que recebeu, destacam-se a Medalha do Mérito Agrícola, do governo federal, e a Medalha da Inconfidência, de Minas Gerais. Faleceu em Belo Horizonte, em 13 de dezembro de 1973. José Marcondes Borges/Ago 2006
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comitiva de Deputados Federais em visita à ESAV
    (Arquivo Central e Histórico da UFV, 2015-09-08) ESAV
    Comitiva de deputados federais em visita à ESAV, em frente a estaçãzinha. Diretor Bello Lisboa ao centro.