Acervos

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/29475

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 105
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento da usina de preservação da madeira
    (PEC - UFV, 2021) Castro, Vinícius Resende de; Castro, Paula Gabriella Surdi de; Silva, José de Castro
    Nenhuma espécie de madeira, nem mesmo aquelas de reconhecida durabilidade natural (aroeira do sertão, braúna e candeia), é capaz de resistir, indefinidamente, às variações ambientais (temperatura, umidade, substâncias químicas, poluição e radiação) e à ação de insetos e fungos. Diante desses agentes que atacam, destroem ou inviabilizam a madeira, o setor de preservação tem à disposição as UPM’s (Usina/Unidade de Preservação de Madeira), ou UTM’s (Usina/Unidade de Tratamento de Madeira), que representam a resposta moderna da técnica diante da grande demanda de produtos de madeira de alta qualidade e durabilidade e ao esgotamento das espécies de maior resistência natural. Dentre os métodos de impregnação de soluções preservativas na madeira, o método industrial que utiliza pressões superiores à pressão atmosférica é, sem dúvida, o mais eficiente, em virtude da distribuição e penetração mais uniforme do produto na peça tratada, além de maior produção, controle de qualidade, segurança de operação e controle de riscos ambientais, embora exija maior investimento de capital. Atualmente, no setor de tratamento de madeiras em sistemas de autoclave (método industrial), são utilizadas madeiras oriundas de florestas plantadas de eucalipto, pinus e, em menor quantidade, de teca. Tais madeiras já foram pesquisadas, comprovando-se a aptidão para o setor de madeira tratada/preservada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Protocolo LARF de Monitoramento de Projetos de Restauração Florestal: Mata Atlântica
    (PEC - UFV, 2025) Martins, Sebastião Venâncio; Ricardo, Patrícia Aparecida Laviola
    No contexto da restauração florestal tropical, o Bioma Mata Atlântica destaca-se por ser um hotspot prioritário para a conservação da biodiversidade (Resende et al., 2018; Rosa et al., 2021). Nesse sentido, para atender às demandas da legislação ambiental e dos compromissos globais, a pesquisa realizada por instituições públicas e privadas permanece avançando no desenvolvimento de melhores técnicas e modelos, desde o planejamento até o monitoramento dos projetos de restauração florestal (Martins, 2018; Crouzeilles et al., 2019). O acompanhamento da restauração de ecossistemas a partir da etapa de monitoramento trata-se de importante ferramenta para identificação de eventuais problemas e desvios de rotas dos projetos de restauração. As avaliações periódicas permitem o desenvolvimento de estratégias que tragam melhorias ao processo e garantam o progresso das atividades para atingir as metas e os objetivos predefinidos (Campanharo et al., 2020; Martins et al., 2021). Adicionalmente, é por meio do monitoramento que se realiza o diagnóstico de áreas em restauração, auxiliando na tomada de decisão no que se refere à necessidade de novas intervenções para acelerar a recuperação ambiental (Martins et al., 2020). [...] Assim, neste documento, o objetivo é apresentar um protocolo de monitoramento, elaborado pelo LARF – Laboratório de Restauração Florestal da Universidade Federal de Viçosa –, da restauração florestal conduzida pelo método de plantio de mudas em área total do Bioma Mata Atlântica, com foco nas formações Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bebidas lácteas: produção, tendências e desafios
    (PEC - UFV, 2022) Pacheco, Ana Flávia Coelho; Souza, Letícia Bruni de; Paula, Junio Cesar Jacinto de; Paiva, Paulo Henrique Costa; Leite Júnior, Bruno Ricardo de Castro
    A produção de bebidas lácteas é uma estratégia interessante para aumentar a lucratividade industrial, devido à simplicidade do processo de fabricação e ao aproveitamento do soro de leite. Neste caso, a adição de soro de leite à formulação da bebida é a principal característica que distingue esse produto do iogurte. O soro de leite é obtido durante o processamento de diferentes tipos de queijos, apresentando-se como um líquido opaco, aguado, fino e de coloração amarela/esverdeada. Alguns laticínios, queijarias e/ou propriedades rurais que realizam a fabricação de queijos não fazem o beneficiamento do soro, descartando-o ou destinando-o para alimentação animal. O descarte inadequado do soro de leite em águas residuárias apresenta impactos negativos ao meio ambiente, em virtude da sua alta concentração de matéria orgânica, principalmente lactose e proteínas (SMITHERS, 2008; ALVES et al., 2014). Desta forma, a utilização do soro de leite na produção de bebidas lácteas é importante para aumentar a captação de recursos para os estabelecimentos produtores, bem como para reduzir o impacto ambiental destas produções.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aditivos alimentares alternativos para bovinos
    (PEC - UFV, 2021) Sampaio, Cláudia Batista; Araújo, Fabiana Lana de; Xavier, José Vinícius Valadares
    O Brasil se destaca mundialmente na produção pecuária, seja na produção de leite e derivados ou na produção de carne. Estes sistemas de produção geram emprego e renda, exercendo papel importante no fortalecimento da economia do país em razão do grande número de elos envolvidos no processo produtivo, como produção de insumos, prestação de serviços, transporte, indústria, etc. Sendo assim, todos os fatores ligados à eficiência do sistema de produção são importantes e têm impacto direto na produtividade, como a nutrição, manejo, sanidade e gestão. Dentre estes fatores, a eficiência nutricional está diretamente relacionada ao desempenho dos rebanhos para atingir a produtividade esperada. Considerando manejo nutricional com foco em melhoria de desempenho animal, devemos entender que todo plano nutricional deve ser capaz de fornecer proteína, energia, minerais e vitaminas para atender as exigências dos animais, considerando estratégias para redução de ciclo produtivo e ganhos em produtividade. Dentre estas estratégias, estão: uso da suplementação nutricional estratégica, alimentos alternativos, altos níveis de energia e proteína, e uso de aditivos alimentares com foco na melhoria da eficiência nutricional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Do Clube da Terceira Idade à Universidade Aberta à Pessoa Idosa: a UFV na promoção do envelhecimento ativo e saudável
    (PEC - UFV, 2023) Ribeiro, Andréia Queiroz; Silva, Renato Pereira da; Martins, Simone; Almeida, Luciene Fátima Fernandes; Castro, Joice da Silva; Costa, Silvia Maria Magalhães; Coelho, Hilda Simone Henriques; Santos, Carolina Araújo dos; Oliveira, Wederson Candido; Rodrigues, Glauco
    O envelhecimento da população e o aumento da sua expectativa de vida estão entre os acontecimentos mais relevantes deste século, porque estão trazendo, e ainda irão trazer, mudanças importantes no dia a dia das pessoas e da sociedade. Essas mudanças trazem a necessidade de um novo olhar para essa fase do desenvolvimento humano. No Brasil e no mundo, a perspectiva de uma velhice longa, podendo se estender por várias décadas, com mudanças nas leis trabalhistas e nas questões de seguridade social, bem como na composição das famílias, evidencia quanto é fundamental a criação de meios e oportunidades para que os indivíduos tenham um envelhecimento ativo e saudável (ILC-BRASIL, 2015). Para lidar com essa realidade, que representa conquistas, mas também desafios de toda ordem, as universidades têm contribuído com novas discussões sobre o envelhecimento da população, sobre o papel das pessoas idosas na sociedade e sobre o próprio papel das universidades para a promoção da longevidade com qualidade de vida. Especialmente, essas instituições têm inserido as pessoas idosas no ambiente acadêmico – por meio da extensão, do ensino e da pesquisa – das Universidades Abertas à Pessoa Idosa (UNAPI), presentes em vários países e em acentuado crescimento no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Protocolo de avaliação rápida em hábitats de riachos
    (PEC - UFV, 2024) Almeida, Wender Lucas de; Rossoni, Hygor Arisdes Victor; Vieira, Nayara Morais Rocha
    De acordo com o estudo de Silveira publicado em 2004, os Protocolos de Avaliação Rápida de Habitat de Riacho (PARs) são instrumentos utilizados em programas de monitoramento biológico de riachos pelas agências ambientais dos Estados Unidos da América há mais de 30 anos. E foram concebidos como ferramentas capazes de avaliar as características físicas dos riachos sem a necessidade de maiores investimentos, sendo também de fácil aplicação, o que viabiliza o alcance de um número maior de riachos avaliados em menor tempo. Devido às suas características, em 1999 Barbour e colaboradores já ressaltavam que os Protocolos de Avaliação Rápida de Hábitat de Riacho (PAR) têm sido utilizados também como ferramentas de envolvimento das comunidades. Em um artigo científico publicado em 2019, França e colaboradores salientaram que a participação da sociedade nas ações de monitoramento da qualidade da água pode ser um passo inicial importante para incentivar as pessoas a terem mais voz ativa na gestão e nas políticas públicas, reduzindo as deficiências provocadas pela urbanização e pelo crescimento econômico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Manual para realização de concurso público carreira do Magistério Superior
    (Ed. dos Autores, 2024) Meucci, Arthur; Santos, Maísa Maia Barbosa dos; Eduardo, Mayara Gomes; Ferreira, Vicentina das Dores Martins
    O Manual para Realização de Concurso Público para a Carreira Docente tem o intuito de esclarecer e orientar os servidores que participaram diretamente desta delicada, complexa e importante tarefa para a Universidade Federal de Viçosa e para a sociedade brasileira. Buscamos apresentar orientações práticas e objetivas de maneira simples e didática, prezando pela boa prática de conduta e eficiência da Banca (Presidente e Comissão de Avaliação) e do Apoio Administrativo em todas as etapas do Concurso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Manual de processo seletivo professor substituto
    (Ed. dos Autores, 2024) Meucci, Arthur; Santos, Maísa Maia Barbosa dos; Eduardo, Mayara Gomes
    Orientações para o Apoio Administrativo e a Banca na realização de Processos Seletivos para Professor Substituto segundo o Regimento de Admissão, Progressão, Promoção e Aperfeiçoamento do Pessoal Docente (Rappad) 03/2023/CONSU.
  • Item
    Norma técnica específica: tomate
    (CEAD, 2024-12-23) Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância
  • Item
    Embalagens e comercialização do tomate
    (CEAD, 2024-12-23) Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância