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    SPEED Stat
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020) Carvalho, André Mundstock Xavier de; Mendes, Felipe Queiroz
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    Estatística experimental e observacional: uma nova abordagem sobre os métodos clássicos
    (Navegando Publicações, 2024) Carvalho, André Mundstock Xavier
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    Educação e pandemia: entre crises e (trans)formações
    (Pedro e João Editores, 2023-07-11) Pratas-Linhares, Martha Maria; Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
    RESUMO
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    Receitas 3s: sem glúten, saudáveis e simples
    (CEAD, 2020) Ferreira, Gabriella França de Brito; Souza, Mariana Ferreira de; Oliveira, Adna Cecília Castro de; Gouveia, Gabriela Ferreira; Nunes, Rafaela Silveira Vilela; Binoti, Mirella Lima
    A criação do livro RECEITAS 3S: SEM GLÚTEN, SAUDÁVEIS E SIMPLES tem como objetivo divulgar as receitas da base de dados do projeto para a população e estudantes, principalmente para os portadores de Doença Celíaca, buscando-se, dessa forma, oferecer mais autonomia para que se alimentem por meio de opções de preparações sem glúten, simples e saudáveis. Apesar de serem sem glúten devido ao enfoque do projeto no público celíaco, as receitas podem ser utilizadas por quaisquer indivíduos, não somente para os portadores de DC, visto que são preparações saudáveis e de simples elaboração, que seguem a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira de priorizar a utilização de alimentos in natura e minimamente processados.
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    Taro: cultura, cultivo e usos
    (CEAD, 2021) Puiatti, Mario
    Esta obra vem preencher uma lacuna na literatura brasileira abordando, de maneira ampla, aspectos da cultura do taro, com enfoque, especialmente, nas nossas condições edafoclimáticas. O taro [Colocasia esculenta (L.) Schott] é uma hortaliça tuberosa (cormosa), de origem tropical, denominada populamente de “inhame” no centro-sul do Brasil.
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    Metrologia e instrumentação: metrologia e incerteza de medição
    (CEAD, 2023) Tibiriçá, Álvaro Messias Bigonha; Reis, Alexandre Martins
    Este trabalho é o primeiro de uma série a ser lançado pelos autores e foi desenvolvido com base, principalmente, na terceira edição do Guia para a Expressão da Incerteza de Medição publicado pelo INMETRO em agosto 2003 (ABNT, 2003) e no Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados (INMETRO, 2012). Os autores esperam que este texto seja uma ferramenta de consulta para os que buscam compreender o processo de relatar medições e estimar suas incertezas.
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    Capacitação de tutores para EAD
    (CEAD, 2020) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Villani, Ecila Albuquerque
    No contexto da EAD, a figura do tutor é fundamental para o processo de mediações entre professor e aluno em por esse motivo, ele deve estar preparado para uma atuação criativa e inovadora. Portanto, um curso de capacitação de tutores deve privilegiar saberes e práticas com uso dos novos recursos tecnológicos voltadas para atuação nesse novo contexto educacional. Esse trabalho vai exigir do tutor: competências pessoais e profissionais, conhecimento em EAD e sobre o curso, seus conteúdos e do processo de comunicação, consciência e compreensão da tutoria. Por esses motivos, a capacitação de tutores visa proporcionar o desenvolvimento das habilidades, como: familiaridade com as TICs, habilidades de motivação, acompanhamento e atendimento ao aluno, bem como praticar a mediação ao longo do curso.
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    Educação e pandemia: entre crises e (trans)formações
    (Pedro e João Editores, 2023-02-01) Prata-Linhares, Martha Maria; Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
    Em que medida a pandemia de Covid-19 tem ressignificado o nosso olhar para a educação? Esta é uma das perguntas motivadoras deste livro que, no intento de refleti-la, traz ao longo de suas páginas ideias pedagógicas que adensam as discussões sobre o futuro da educação. A proposta deste livro é discutir o fenômeno ocasionado pela pandemia da COVID-19 em diferentes perspectivas. O objetivo principal é fomentar discussões acadêmicas em torno da crise provocada na educação pelo afastamento social. Nossa perspectiva é que as crises também trazem com elas potencial para transformações positivas. Por mais cruel que seja, no campo da educação, a ruptura gerada pela pandemia é uma emergente oportunidade que nos permite experienciar inovações didáticas e um redirecionamento da nossa prática pedagógica. Cremos, inclusive, que esse momento foi e é um convite para que a espaços educacionais tragam novos debates, novas perspectivas, novas narrativas e novos referenciais. Assim, os capítulos que serão descritos oferecem ao leitor alguns elementos para este processo reflexivo. Abrimos o livro com o instigante capítulo de Marcos Masetto e Cecília Gaeta. Com o título ‘A inovação das práticas e o aprimoramento do fazer docente no enfrentamento de desafios pedagógicos’, os autores discutem sobre a relação que se estabelece entre inovar a prática docente e o aprimoramento do docente no ensino superior. Analisam três experiências de professores que passaram por um profundo e criativo processo de revisão de sua prática para adaptarem seus cursos ao ensino remoto provocado pela pandemia. Os autores trazem à tona que, situações problemáticas emergenciais com exigências de respostas imediatas por parte de instituições e professores, são capazes de criar 9soluções de enfrentamento com mudanças significativas nas práticas pedagógicas e promoção de um rico processo de aprender para professores, alunos e instituições, em processo de formação continuada dos protagonistas. No capítulo ‘Mapeamento sobre a pandemia e formação de professores nas reuniões da ANPED Regional – 2020/2021’, Roberta Costa e Daniele Campos Botelho realizam um levantamento, analisam e discutem os trabalhos acadêmicos da área da educação, relacionados ao contexto pedagógico pandêmico, publicados nos anais das edições regionais da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), entre os anos de 2020 e 2021, especificamente no grupo de trabalho nomeado Formação de Professores. Dentre os 265 trabalhos publicados 10 publicações atenderam o critério de conter o termo “pandemia” no título e as autoras discutem esse resultado. Thiago Henrique Barnabé Corrêa e Attico Inacio Chassot no capítulo ‘Educação em (tempos de) crise: que currículo precisamos e queremos?’, constroem tessituras acerca do currículo, enredando suas vivências como formadores de professores e promovendo interlocuções com autores que discutem sobre o tema. Explicam a urgência de pensar o currículo como um terreno de produção e transformação, apropriando-se da perspectiva que o concebe como uma unidade “viva” e interativa aos elementos sociais. A pergunta que orienta essa explanação vai ao encontro da seguinte pergunta: Que currículo precisamos (e queremos) para a formação de uma sociedade mais justa, solidária e consciente? ‘Docência na pandemia: desafios, contradições e possibilidades’ é o título do capítulo de Valter Machado Fonseca, Martha Prata-Linhares e Carmen Lucia Ferreira Silva. Os autores trazem um relato de experiência vivenciado em tempos de pandemia, trazendo a luz narrativas e experiências de criação com docentes e estudantes. No texto discutem que se por um lado enfrentaram desafios impostos pelo isolamento social, por outro lado, experimentaram novos desafios metodológicos, abrindo 10caminhos para outras formas de ensinar e de aprender integradas com as tecnologias digitais. O capítulo ‘Dividindo águas: pensando sobre grandes pandemias da história’, de Gabriela Cristina B. Engler Marques e Isadora Maria Oliveira Tristão, realiza uma breve análise histórica de dois momentos de crise da história humana causados por pandemias: a peste negra e a gripe espanhola traçando paralelos com a Covid-19. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que, longe de esgotar o tema ou de elencar quais foram as crises mais marcantes da história, busca, à luz do passado, perceber o tempo presente como um divisor de águas na história da humanidade. Na perspectiva das autoras, compreender as transformações e as lições que os dois primeiros anos de pandemia deixaram para o tempo presente constitui no ponto de partida para se pensar novos tempos. Regina Lima Andrade Gonçallo e Váldina Gonçalves da Costa discutem as mudanças e adaptações criadas na perspectiva da educação superior durante o período pandêmico. A alta transmissibilidade do coronavírus fez do isolamento social um dos meios mais eficazes para desacelerar o crescimento das taxas de contaminação pelo vírus. Nesse contexto, trabalhadores tiveram suas atividades profissionais impactadas e precisaram se ajustar a uma nova forma de trabalhar o que levou diversos segmentos a realizar suas atividades laborais remotamente. Para buscar entender essa nova realidade, as autoras do capítulo ‘Além da sala de aula: o trabalho de apoio aos programas e projetos na divisão de apoio ao ensino da UFTM durante a pandemia’, analisam mudanças nos procedimentos administrativos dos programas e projetos da universidade durante o período pandêmico. Foram analisados editais, relatórios, normativas, portarias e planilhas do setor, especificamente nas ações ocorridas nos Projetos de Ensino, Monitoria, Programa de Ação Tutorial e Estágios. As análises trazem que mesmo diante dos desafios, houve continuidade nos trâmites para andamento dos projetos de modo a atender a comunidade acadêmica. 11O capítulo ‘Experiências coletivas de aprendizagem em meio ao cenário da pandemia de COVID-19: desenvolvimento de projetos e protagonismo estudantil’, de Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, analisa uma experiência de protagonismo discente no desenvolvimento de projetos de ensino no contexto de isolamento social vivenciado nos anos de 2020 e 2021. Apresenta um relato de experiência do projeto IPES do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia. O projeto é uma ação, adaptada no formato de projeto de ensino, em que os estudantes foram convidados a desenvolver, além das aulas, dinâmicas voltadas às atividades de gestão, organização infraestrutural, planejamento pedagógico e, ainda, resolução e superação de conflitos. O projeto abrangeu aproximadamente 150 estudantes por ano além de professores das diversas áreas do conhecimento. O texto reflete sobre as contribuições da experiência enquanto local de aprendizagem e gestão coletiva, apontando caminhos para a dinâmica de projetos que fomentem o protagonismo discente, principalmente em tempos de incertezas. Em ‘Estruturas cognitivas na aprendizagem de conceitos físicos associados ao Sars-cov-2’, Julian David Umbarila-Benavides, Nidia Yaneth Torres-Merchán e Daniel Alejandro Valderram, auxiliam-nos a pensar a pandemia como um espaço de discussão e análise dos conceitos científicos envolvidos nesta realidade. Com isso, este capítulo é um convite para pensarmos duas questões: Quais são os conceitos físicos implícitos na divulgação científica sobre o SARS-CoV-2? Que estruturas cognitivas sobre os conceitos físicos são geradas por uma intervenção didática a partir da COVID na formação de professores de Ciências Naturais? No capítulo ‘Utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino remoto’, Walteno Martins Parreira Junior e Eliseu Ferreira Macedo trazem um estudo que aborda a implementação do ensino remoto com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. O referencial teórico se baseia em autores que discutem práticas de ensino remoto e metodologias ativas com a integração das tecnologias digitais. Os autores trazem 12as contribuições das tecnologias digitais para o ensino remoto, ao mesmo tempo em que apontam para a necessidade de melhorar o acesso às tecnologias digitais por parte dos alunos e formar professores para uma prática educativa que vá ao encontro dos desafios atuais. Em ‘Desmistificando a inclusão das tecnologias digitais na prática docente’, Marina Machado Caliento e Aline Roberta de Souza Bonato analisam desafios encontrados pelos professores para aliar as tecnologias digitais à educação. Para pensar o momento pandêmico, por meio das narrativas de professores as autoras trouxeram um cenário anterior à pandemia mostrando e refletindo sobre as dificuldades de docentes na inclusão das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas e seus planejamentos didáticos. Luciana Caixeta Barboza e Esdras Viggiano no capítulo ‘Reflexões de licenciandos em Química sobre ensino remoto emergencial e pandemia’, descrevem uma investigação que teve como objetivo caracterizar as impressões de Licenciandos em Química sobre as experiências no ensino remoto emergencial durante a Pandemia do Covid-19. A investigação tem abordagem qualitativa, com criação dos dados por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, respondido por 29 sujeitos. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes se sentiram apreensivos com relação ao vírus e consideram que a qualidade de sua formação com o ensino remoto foi inferior e impactará na sua formação como professores. Eles também relataram desafios e dificuldades de adaptação ao ensino remoto, bem como, explicitaram sentimentos contraditórios na vivência da pandemia e do ensino remoto. ‘Paulo Freire em traduções audiovisuais: sobre como e por que se apropriar da cultura digital’ é um capítulo escrito por Ketiuce Ferreira Silva, por Martha Prata-Linhares e pelo Adalto Marques Martins. Os autores descrevem uma experiência acerca do curso de extensão intitulado Paulo Freire em traduções audiovisuais, cujo objetivo geral foi refletir sobre a articulação entre as contribuições 13de Paulo Freire e a criação de produções audiovisuais em favor da formação para a cidadania e da apropriação de práticas educativas integradas às tecnologias digitais. Os resultados da experiência apontaram para a relevância da obra de Paulo Freire para a formação e atuação docente, o que inclui pensar as tecnologias digitais enquanto recursos pedagógicos e objeto de estudo. Por fim, encerramos com Luciana Ferreira dos Santos Vaz e Handreane Lopes de Faria em ‘Mocinha ou Vilã: ressignificando a tecnologia digital na pandemia com o self study’. Por meio de uma narrativa autobiográfica, as autoras trazem para o leitor suas vivências alternando momentos em que a tecnologia digital, nas palavras das autoras, se torna “vilã” e outros, em que ela se mostra como “mocinha”. Relatam seu sofrimento durante a pandemia, ao se perceberem seres docentes descaracterizados, ou seja, sem alunos. Retratam suas buscas por alternativas para suportar o isolamento social e no caos pandêmico, experienciam as transformações tecnológicas na educação e a aplicação dela na prática profissional e na vida. Por fim, concluem que não é o uso que faz a tecnologia ser “mocinha” ou “vilã”, mas a intenção de quem a usa, pois a pessoa pensante ainda é o ser humano. O livro é uma obra coletiva e fruto de investigações dos autores envolvidos. Pretende assim, ampliar a discussão sobre os estudos dos impactos da COVID-19 na interface com a educação
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    Entrelaçar memórias: vivências dos 20 anos da COM UFV
    (UFV, 2022) Vieira Filho, Maurício João; Silva, Ianka Maria; Godinho, Isac Oliveira; Lima, Mateus; Rodrigues, Diogo; Fraga, Kátia
    Este livro reúne um percurso de 20 anos de histórias que se entrelaçam na construção do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV. Os textos reunidos aqui se articulam, conectando as experiências de cada um de nós. Constituem uma constelação de momentos, vitórias, desejos, alegrias, estímulos e conquistas que formam a COM, como chamamos carinhosamente o nosso curso. Mais do que formar profissionais para o fazer jornalístico e as diferentes áreas de atuação da Comunicação, o curso potencializa sonhos, permite que vivências sejam compartilhadas e transformações coletivas aconteçam. Do Departamento de Artes e Humanidades, passando pelos laboratórios na Vila Giannetti, ao edifício Fábio Ribeiro Gomes, são muitas conquistas para festejarmos. Desde 2 de abril de 2001, quando a primeira turma foi recebida, a cada ano são acolhidos mais estudantes. Abraçados pelos docentes e servidores técnico-administrativos, trajetórias se iniciam na graduação, passando pelos projetos de pesquisa e extensão, produções laboratoriais, pautas, gravações, fotografias, empresa júnior, centro acadêmico, trabalhos de conclusão de curso, eventos e tantas outras atividades que frutificam as experiências. Rememorar os momentos iniciais da COM é, inevitavelmente, lembrar de grandes desafios que estudantes e servidores empenhados pelo desenvolvimento do curso na universidade enfrentaram. Desde as pequenas instalações, como a primeira sede do DAH, onde se encontra hoje a Divisão de Vigilância do campus Viçosa, até a falta de equipamentos para as aulas práticas. Embora esses empecilhos travassem, muitas vezes, o andamento de atividades, não foram fatores desanimadores para barrar os sonhos. Nesse período, o empenho foi propulsor para que uma série de mobilizações coletivas aflorassem, provocassem interlocuções com a universidade e reivindicassem melhorias, as quais gradualmente foram acontecendo. A mudança para o edifício Fábio Ribeiro Gomes, em uma região central do campus, e a instituição de um departamento próprio, após desmembramento do DAH, foram avanços significativos para a COM, que foi ganhando maior visibilidade no CCH e em outros setores da universidade. Tais transformações estruturais, junto à oferta de diferentes atividades para complementar a formação acadêmica, refletem, atualmente, no aumento de vagas de estágio na área da Comunicação em Viçosa, em atividades extracurriculares e em mais estudantes ocupando vagas no mercado em diferentes regiões do país. Ao longo de 20 anos, lutamos diariamente para fazer um curso melhor, para que as turmas que virão sejam acolhidas e possam ter experiências tão significativas em suas vidas como todos nós tivemos. Os desafios enfrentados no passado e as transformações no presente proporcionam boas expectativas para o futuro. Para a construção deste livro, pedimos a todos aqueles que participaram do curso, de alguma forma, que enviassem textos sobre como foi sua passagem pela Comunicação. Obtivemos êxito em incluir relatos de estudantes, ex-alunos, docentes, técnicos e colaboradores externos. De modo pessoal e afetivo, os autores buscaram reviver momentos que marcaram seus caminhos pela COM. Esses olhares singulares para as memórias formam uma rede compartilhada por todos. Esse gesto eterniza a comemoração de 20 anos na história da UFV e é uma singela homenagem para celebrar as conquistas de todas e todos estudantes, egressos, servidoras e servidores, docentes e técnicos administrativos. Seguiremos, unidos, construindo a COM e lutando constantemente pela universidade pública, gratuita, de qualidade e aberta para a transformação da sociedade.
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    O cosmogenista: contos
    (2022) Salim, Fabiano A.