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Item A lavadeira e outros contos(2018) Salim, Fabiano A.Item Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 1: do planejamento agrícola à aplicação de reguladores de crescimento(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 2: do manejo integrado de pragas à comercialização da fibra(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Anatoblocos: blocos didáticos para o estudo da anatomia vegetal(CEAD, 2016) Ventrella, Marília ContinEsse é um material didático complementar às aulas de Anatomia Vegetal, disponibilizado, de forma digitalizada e gratuita, para alunos e professores desde o ensino médio até a pós-graduação. Nesta apostila, são abordados os principais tópicos da Anatomia das Espermatófitas, como células, tecidos e órgãos, utilizando espécies de interesse para as Ciências Agrárias e Biológicas. Alguns anatoblocos apresentam estruturas tridimensionais, enquanto outros apresentam uma sequência de imagens relacionadas a um mesmo tema. A proposta de montagem dos anatoblocos também pode estimular o interesse dos alunos e facilitar o aprendizado, pois é lúdica e remete a atividades da infância.Item Arte vida: vida arte(Universidade Federal de Viçosa, 2022) Martins, SimoneItem Biologia reprodutiva em angiospermas: síndromes florais, polinizações e sistemas reprodutivos sexuados(CEAD, 2014) Vieira, Milene Faria; Fonseca, Rúbia SantosApós a leitura deste material, esperamos que o aluno consiga dimensionar a complexidade dos elos entre plantas e seus polinizadores, enxergar as suas belezas e – quem sabe – possa ser estimulado o suficiente para atuar profissionalmente como biologista da polinização. Aqui não serão abordados outros elos, que são as plantas e os seus dispersores, porque esse assunto é outra história. Por falar em história, concluímos esta apresentação com um conto, que expressa, de forma lúdica, a interdependência entre as plantas e os seus polinizadores, que garante o futuro das nossas matas.Item Boas práticas agrícolas (BPA) módulo 2: do plantio ao cultivo(CEAD, 2022-05) Marques da Silva , Ezio; Ferreira Parreira, DouglasItem Boas práticas agrícolas (BPA) módulo 3: colheita e pós-colheita(CEAD, 2022-06) Marques da Silva , Ezio; Ferreira Parreira, DouglasItem Boas práticas agrícolas (BPA): módulo 1: planejamento da cultura(CEAD, 2022) Marques da Silva , Ezio; Ferreira Parreira, DouglasItem Boas práticas agrícolas (BPA): módulo 4: gestão da propriedade(CEAD, 2022-06) Marques da Silva , Ezio; Ferreira Parreira, DouglasItem Caderno da agricultura saudável - 2ª edição(Universidade Federal de Viçosa, 2016) Silveira, José Carlos da; Casali, Vicente Wagner Dias; Pereira, Renata Cunha; Vieira Júnior, José Olívio LopesItem Caderno da convivência entre insetos e plantas: importância e métodos alternativos de controle dos insetos-praga(Universidade Federal de Viçosa, 2015) Pereira, Renata Cunha; Vieira Júnior, José Olívio Lopes; Carvalho, Anna Carolina de; Pereira, Adalgisa de Jesus; Casali, Vicente Wagner DiasItem Caderno de epigenética e qualidade de vida: caderno instrutivo com informações da pesquisa e reflexões sobre expressão dos genes(Universidade Federal de Viçosa, 2018) Casali, Vicente Wagner Dias; Caliman, Kamilla Charla Gusmão; Andrade, Fernanda Maria Coutinho deItem Cais e filhos(2018) Salim, Fabiano A.Item Cálculo diferencial e integral I(CEAD, 2012) Viana, Rosane Soares Moreira; Carvalho, Laerte Dias de; Lopes, Jaques SilveiraEsta obra intitulada CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I foi construída para ser a referência básica da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, do Curso de Licenciatura em Matemática – Modalidade a Distância oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. Entretanto, por conter, em detalhes, os principais tópicos da Teoria de Cálculo de funções de uma variável independente, além de algumas importantes aplicações, este texto pode ser utilizado nas disciplinas de Cálculo oferecidas para os demais Cursos de Graduação.Item Cálculo II(CEAD UFV, 2013-03) Cambraia Junior, Ady; Freitas, Braz MouraEsta apostila surgiu por meio de uma revisão de outra apostila originalmente escrita para o curso de cálculo 2, semipresencial, do projeto das NTICs. Essa revisão foi feita visando à finalidade de atender uma das exigências da disciplina cálculo 2 a distância. Ela foi dividida em seis capítulos. O primeiro refere-se a uma revisão de formas indeterminadas e integrais impróprias assuntos estes fundamentais para o estudo de séries e equações diferenciais. Neste capítulo, os principais resultados referem-se à Regra de L’Hôpital e o estudo de convergência de integrais impróprias.Item Capacitação de tutores para EAD(CEAD, 2020) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Villani, Ecila AlbuquerqueNo contexto da EAD, a figura do tutor é fundamental para o processo de mediações entre professor e aluno em por esse motivo, ele deve estar preparado para uma atuação criativa e inovadora. Portanto, um curso de capacitação de tutores deve privilegiar saberes e práticas com uso dos novos recursos tecnológicos voltadas para atuação nesse novo contexto educacional. Esse trabalho vai exigir do tutor: competências pessoais e profissionais, conhecimento em EAD e sobre o curso, seus conteúdos e do processo de comunicação, consciência e compreensão da tutoria. Por esses motivos, a capacitação de tutores visa proporcionar o desenvolvimento das habilidades, como: familiaridade com as TICs, habilidades de motivação, acompanhamento e atendimento ao aluno, bem como praticar a mediação ao longo do curso.Item Cead 15 anos: reflexões sobre experiência didática em EAD(CEAD, 2016) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João Batista; Leonardo, Estela da SilvaNo momento em que comemora mais um aniversário, a Cead lança uma edição especial da Série Conhecimento dedicada à Educação a Distância: Cead 15 anos: Reflexões sobre experiência didáticas em EAD. Na publicação estão artigos sobre relatos variados de experiências da Cead, seja no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, seja na adoção de novas metodologias na prática docente.Item Coleções botânicas com enfoque em herbário(CEAD, 2015) Fonseca, Rúbia Santos; Vieira, Milene FariaO Brasil dispõe da flora mais rica do mundo, que está distribuída por complexos vegetacionais denominados domínios (por exemplo: Floresta Atlântica), que por sua vez são compostos por diferentes formações vegetais (Floresta Estacional Decidual ou Semidecidual). Fazem parte dessa riqueza de plantas: espécies de ampla distribuição, que ocorrem em diferentes formações vegetais e, assim tolerantes a diferentes condições ambientais; espécies restritas a uma formação ou região, e espécies desconhecidas para a ciência. A diversidade de espécies, somada às variações morfológicas naturais que elas apresentam ao longo da sua distribuição, dificulta seu reconhecimento e, consequentemente, a sua correta identificação. Os taxonomistas vegetais são os profissionais responsáveis pela correta identificação, que é o “pontapé inicial” para quaisquer pesquisas relacionadas às plantas. Entre essas pesquisas, aquelas que visam à conservação dos nossos domínios vegetacionais, bastante degradados, dependem diretamente de levantamentos de floras, aumentando a importância de inventários botânicos. Essa importância culminou em investimentos e estímulos do governo brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas que ampliem o conhecimento da nossa biodiversidade (www.cnpq.br/web/guest/ppbio; www.cnpq.br/web/guest/apresentacao6). Com o intuito de colaborar nessa empreitada botânica, escrevemos o presente material didático. Nosso principal objetivo é instruir estudantes, de graduação e de pós-graduação, sobre como realizar coletas de plantas para a identificação e prepará-las para serem armazenadas em Herbários, como material testemunho de suas pesquisas. As coleções botânicas denominadas de Herbários armazenam plantas inteiras ou fragmentadas secas e são repositórios científicos permanentes. Pela sua importância, enfatizamos aqui essas coleções, que são, sem dúvida, o cerne das demais coleções botânicas. Adicionalmente, citamos e definimos outras coleções, com diferentes finalidades. Como resultado desse nosso texto botânico, esperamos auxiliar na formação de recursos humanos capacitados para trabalhar na grande missão, que é o reconhecimento da flora brasileira, ferramenta básica para o desenvolvimento sustentável.Item Crisântemo: do plantio à colheita(CEAD, 2019) Barbosa, José Geraldo; Grossi, José Antonio Saraiva; Borém, AluízioDestina-se aos acadêmicos do curso de agronomia e a produtores de crisântemo, contendo resultados relevantes originados das pesquisas que constituem informação para os professores e pesquisadores. Em adição, disponibiliza aos produtores, de forma direta e simples, as técnicas de manejo da cultura, no sentido de obterem maior produção com a qualidade exigida pelo mercado e com retorno financeiro satisfatório.