Trabalhos Acadêmicos

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Trabalhos acadêmicos produzidos no contextos dos programas e cursos oferecidos pela UFV. Deverá incluir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação lato sensu.

Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.

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Resultados da Pesquisa

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    Análise sobre ingresso e permanência de estudantes negros em cursos superiores: o caso da UFV, Campus Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024) Silva, Matheus Custódio da; Passos, Caroline Mendes dos
    Essa pesquisa apresenta um trabalho acadêmico de conclusão de curso, cujo objetivo principal é analisar o ingresso e permanência de estudantes negros na Universidade Federal de Viçosa (UFV) no campus Viçosa. O presente trabalho fundamenta-se nas contribuições do autor Ubiratan D’Ambrósio e pela literatura acadêmica relevante ao assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por haver a necessidade de um estudo mais humanista das variáveis em estudo. Por outro lado, foi utilizado, também, a abordagem quantitativa, por termos que lidar com a análise de dados a partir do software R. Para que o trabalho pudesse ser realizado, fez- se necessário solicitar ao Registro Escolar, da universidade em questão, a planilha que constasse os dados de todos os estudantes ingressantes a partir de 2013, primeiro ano de vigor da lei 12.711/12 e, a partir disso, criar gráficos para uma melhor visualização do cenário no período de 2013 a 2023 da UFV, tanto em relação ao ingresso quanto permanência na universidade. Estas análises nos permitiu concluir que 45,6% dos ingressantes na universidade no período em estudo são autodeclarados pretos ou pardos e, quanto à permanência, não nota- se diferenças significativas com os demais grupos, nem mesmo quando analisamos separadamente a situação de evasão nas cotas e na ampla concorrência. Com isso, apesar de em alguns casos haver um maior tempo de permanência na universidade, a situação dos ingressantes negros é parecida com dos demais, o que acontece de maneira análoga nos cursos de Matemática, em que a permanência é maior ou igual aos dados dos demais ingressantes no geral. Palavras-chave: Educação Superior, Educação Matemática, Etnomatemática, Relações Étnico-Raciais, Lei de Cotas.
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    Redescobrindo Arquimedes através da história da matemática: construção de um Geogebra Book sobre os poliedros arquimedianos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-21) Reis, Gabrielle Freitas Inácio; Moreira, Marli Duffles Donato
    Este projeto tem como objetivo a construção de um Geogebra Book que aborde os sólidos arquimedianos, visando promover o ensino da Geometria Espacial através da integração da história da matemática e da utilização de software educativo. A relevância desta pesquisa está na necessidade de transformar o ensino de geometria, utilizando o conhecimento histórico aliado com as tecnologias digitais para tornar o aprendizado mais significativo. Levando em consideração que, ao conhecer o passado, podemos construir um futuro melhor para o ensino de matemática. A aplicação da história da matemática no ensino, combinada com o uso do software Geogebra como ferramenta pedagógica, forma a base deste trabalho, que visa estimular o interesse e a compreensão dos estudantes sobre a geometria. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e teórico, com uma abordagem investigativa. A pesquisa envolve uma revisão bibliográfica e a criação de um GeoGebra Book, que servirá como um recurso didático interativo para professores e estudantes. As conclusões destacam as contribuições deste projeto para o ensino da geometria espacial, sublinhando a importância de integrar a história da matemática e o uso de tecnologias digitais como ferramentas eficazes e inovadoras no ensino. Palavras-chave: Arquimedes; Sólidos Arquimedianos; GeoGebra; Educação Matemática.
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    Atividades investigativas de geometria por meio da robótica educacional nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-05) Ferreira, Gabrielly Cristina Souza; Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
    This objective research investigates the implications of Educational Robotics for the study of Geometry, through investigative activities, in the Final Years of Elementary School. The work is theoretically based on mathematical investigations, in the search to understand the implications of Educational Robotics for the study of geometry in ninth year of Elementary School. The research is structured to address the relationship between Digital Technologies and Educational Robotics, emphasizing recent discussions in the area. In this study, we chose the qualitative research methodology, as it prioritizes data collection in a personal and interpretative way. The target audience were students in the ninth year of Elementary School at Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, located in Teixeiras – MG. To collect research data, we used a combination of instruments: photographs, activity sheets completed by students and the researcher's records in a field notebook. The research results reveal that Educational Robotics, when incorporated as a pedagogical tool, provided students with a rich and innovative experience, distinct from traditional approaches, favoring a participatory and collaborative research environment. By connecting learning to students' reality, where technology is increasingly present, this approach strengthens the link between theory and practice, promoting the development of geometric knowledge in a more comprehensive way. During the development of the activities, it was possible to observe robotics as a tool that provided creativity, investigation and the development of proportional reasoning for students. This integration with technology significantly enriches geometric learning, making the educational process, according to the students themselves, more engaging and stimulating. Therefore, digital technologies, especially educational robotics, played an important and fundamental role in the development of geometric knowledge, making the learning process more attractive. Keywords: Robotics. Mathematical Investigations. Mathematics Education. Digital Technologies
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    Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação matemática: reflexões a partir da neurociência
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-01) Mometti, Ana Carolina; Moreira, Marli Duffles Donato
    O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as possíveis contribuições da Neurociência para a Educação Matemática, com enfoque nas dificuldades que o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade acarreta aos estudantes que apresentam tal condição. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva de Educação Especial, pensando a condição do estudante que apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, suas especificidades, principalmente em aulas de matemática, e as contribuições da Neurociência para nortear uma prática docente inclusiva. Para tal, esta monografia, de natureza teórica e abordagem qualitativa, traz uma revisão bibliográfica acerca dos temas Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, Neurociência e Educação e Educação Matemática. As discussões apresentadas ressaltam as intercessões entre as temáticas tratadas no referencial teórico e apontam para a importância da fundamentação das práticas pedagógicas em evidências científicas, como as da Neurociência, para que as especificidades dos estudantes sejam consideradas e atendidas. Em especial, na área da Educação Matemática, a partir da realidade do aluno e fazendo uso de metodologias ativas, a abordagem de enculturação matemática torna-se mais apropriada, respeitando os limites e potencialidades dos estudantes para potencializar o processo de aprendizagem. Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Educação Matemática.
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    Robótica educacional no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023) Pereira, Jéssica Maria; Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
    Esta pesquisa objetiva investigar as contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, na perspectiva das Investigações Matemáticas. Aliado às tecnologias, utilizaremos as investigações matemáticas com o intuito de ajudar a trazer para a sala de aula o espírito da atividade matemática genuína, constituindo uma poderosa abordagem educativa. Neste trabalho a metodologia de pesquisa qualitativa se mostra pertinente, pois se preocupa com os dados coletados de uma forma pessoal e interpretativa. O público alvo são alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada no município de Viçosa – MG. Os dados foram coletados a partir de fotografias dos encontros, das folhas de atividades resolvidas pelos estudantes, e dos registros no caderno de campo. Para analisar os dados produzidos durante a pesquisa consideramos a interação dos alunos ao longo da realização das atividades de Robótica Educacional para o ensino de Matemática na perspectiva da Investigação Matemática, que envolve quatro momentos principais: reconhecimento da situação; formulação de conjecturas; realização de testes; e validação do trabalho realizado. As conclusões da pesquisa indicam que a robótica educacional desempenha um papel crucial como uma forma de comunicação e interação social, uma vez que os alunos se envolveram com a atividade, e se divertiram de forma curiosa, abrindo novas possibilidades e mostrando uma aproximação dos alunos com a Matemática. Com a realização das atividades, constatamos que a robótica possui a capacidade de proporcionar discussões matemáticas sobre construção de figuras planas, instigar a curiosidade dos alunos, possibilitar a generalização matemática, motivar a interação entre alunos e professores em momentos de discussão das atividades. Ainda verifiquei que o uso deste recurso permitiu ao aluno, compreender o que foi trabalhado nas atividades, possibilitando o enriquecimento dos processos de ensino e de aprendizagem, favorecendo a construção de conhecimentos. Palavras-chave: Robótica na Educação Básica. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática. Tecnologias Digitais.
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    Pitágoras: uma abordagem histórica para o ensino de matemática na escola
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-23) Macena, Cristiano Martins da; Moreira, Marli Duffles Donato
    Este trabalho propõe uma abordagem pedagógica alternativa à prática docente tradicional presente nas escolas no que tange ao ensino da matemática básica. Devido às formas tradicionais de ensino e à pandemia de COVID-19 dos nossos dias, encontramos muitos alunos com algum tipo de defasagem na aprendizagem matemática. Trazer o contexto histórico dos conceitos matemáticos ajuda a desconstruir a fama de vilã que a matemática recebe nas escolas. Sendo assim, esta pesquisa apresenta uma abordagem histórico-cultural para o ensino de geometria, particularmente, de Pitágoras e seu famoso teorema, relacionando com o desenvolvimento da matemática que hoje conhecemos. Este trabalho se desenvolveu a partir da metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com a leitura de artigos e estudos que tratavam sobre o tema. Algumas atividades foram desenvolvidas com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa fundamentadas, teoricamente, na importância de se conhecer historicamente a origem dos conceitos matemáticos bem como em tarefas lúdicas. Concluímos que trazer novas ferramentas para fortalecer o aprendizado é essencial e a abordagem histórica auxilia no desenvolvimento do conhecimento matemático. Palavras-chave: Educação Matemática. História da matemática. Geometria. Demonstrações do Teorema de Pitágoras.