Trabalhos Acadêmicos

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5989

Trabalhos acadêmicos produzidos no contextos dos programas e cursos oferecidos pela UFV. Deverá incluir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação lato sensu.

Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de mudas de pimenta irrigadas com água residuária da indústria de laticínios
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-04) Almeida, Antonella Araujo de; Pina, Catariny Cabral Aleman
    O descarte e o gerenciamento inadequado dos resíduos de origem agroindustrial são alguns dos fatores que causam impactos negativos sobre a qualidade dos recursos hídricos. Uma alternativa eficiente para a disposição adequada de água residuária é o seu reuso na agricultura. O uso de águas residuárias na irrigação é um aliado para o ganho de produtividade por ser fonte de nutrientes e água para as plantas. Tendo em vista a necessidade de produção de mudas de qualidade e a demanda do manejo adequado dos resíduos agroindustriais, o objetivo neste estudo foi avaliar o desempenho de mudas de pimenta biquinho (Capsicum chinense) produzidas sob níveis de água residuária tratada da indústria de laticínios. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram na mistura de água residuária (AR) e água de abastecimento (AA), em diferentes doses, em que: T1 = 100% AA, T2 = 75%AA + 25%AR, T3 = 50%AA + 50%AR, T4 = 25%AA + 75% AR e T5 = 100%AR. Para avaliar o efeito da água residuária, as mudas foram avaliadas quanto ao índice de qualidade de dickson, índice de área foliar e eficiência de uso da água. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste ‘F’ e foi aplicado o teste de Tukey, ambos ao nível de 5% de significância, utilizando o software estatístico RStudio®. O tratamento com 75%AA + 25%AR impactou significativamente as variáveis de eficiência de uso da água, índice de área foliar, índice de qualidade de Dickson, altura e massa seca da parte aérea das mudas de pimenta. O tratamento com 100% AR foi impactado negativamente, em relação aos parâmetros avaliados, pela elevada concentração de água residuária. Conclui-se que é válida a aplicação de água residuária da indústria de laticínios, na menor proporção, para produção de mudas de pimenta biquinho, pois favorece recuperação de recursos e disposição adequada de efluentes. Palavras-chave: Fertirrigação. Gestão de recursos hídricos. Capsicum Chinense.