Trabalhos Acadêmicos
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5989
Trabalhos acadêmicos produzidos no contextos dos programas e cursos oferecidos pela UFV. Deverá incluir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação lato sensu.
Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.
Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.
Navegar
Item Proposta de metodologia para seleção de áreas prioritárias em programas de pagamento por serviços ambientais(Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-15) Pacheco, Jean Carlos Coelho; Moreira, Michel CastroO Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um mecanismo financeiro utilizado como instrumento de gestão ambiental com o intuito de remunerar a população pelos serviços ambientais prestados, que geram benefícios através da preservação e/ou conservação dos recursos naturais. A correta aplicação destes recursos para a implantação do PSA requer a devida seleção de áreas prioritárias, de modo a potencializar a conservação dos ecossistemas e a biodiversidade de uma determinada região. Desta forma, objetivou-se com esse estudo propor uma metodologia para seleção de áreas prioritárias para a implantação de programas de pagamento por serviços ambientais. A proposição metodológica consistiu na escolha de cinco variáveis representativas dos vieses conservacionista, ambiental e social, sendo elas: a perda anual de solo, capacidade de uso da terra, fragilidade ambiental, vulnerabilidade social e setores censitários. Para avaliar a assertividade da metodologia foi realizado um estudo de caso para o município de Ubá, Minas Gerais. Após a obtenção de cada uma das variáveis, foi realizado a priorização das variáveis pelo método do Processo Hierárquico Analítico e realizado a análise multicritério para determinação das áreas prioritárias. Os valores estimados da perda média anual de solo variaram de 0 a 5.325 ton.ha -1 .ano -1 , valor este considerado muito elevado para condições reais. Verificou-se que maior parte do município de Ubá, 83,29%, apresentou capacidade de uso da terra classificada como classe VI, valor influenciado pela grande variabilidade espacial de declividades acentuadas e presença do Latossolo vermelho-amarelo. Já para a fragilidade ambiental, observou-se que mais de um terço do município, 39,31%, é caracterizado por apresentar classe de fragilidade alta, o que mostra uma situação agravante para o ponto de vista de conservação de solo. No que diz respeito a vulnerabilidade social, praticamente dois terços do município, 63,01%, apresenta vulnerabilidade social classificada como alta, indicativo social considerado preocupante. Por outro lado, após a análise multicritério, verificou-se que aproximadamente 13,2 km 2 do município de Ubá apresentam classe alta e muito alta de prioridade para implantação do PSA. Conclui-se que, a metodologia proposta pode ser aplicada em outras áreas, seja a nível municipal, bacia hidrográfica ou até estadual, podendo ser ajustada ou adaptada de acordo com a disponibilidade de dados e em função das particularidades ambientais de cada região. Palavras-chave: Análise Multicritério; Conservação de solo e água; Sistema de Informação Geográfica.