Trabalhos Acadêmicos
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5989
Trabalhos acadêmicos produzidos no contextos dos programas e cursos oferecidos pela UFV. Deverá incluir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação lato sensu.
Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.
Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.
Navegar
Item Remoção de nutrientes e matéria orgânica em wetlands tidal-flow e avaliação do potencial de reúso agrícola(Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-31) Barbosa, Gabriel Livieri; Borges, Alisson CarraroAs Wetlands Construídas Tidal-Flow (WC-TF) são uma tecnologia promissora pela sua alta capacidade de remoção de nitrogênio, por meio de nitrificação e desnitrificação. A fim de aprimorar essa tecnologia, objetivou-se com este estudo investigar como o tempo de repouso, o material de enchimento e a vegetação influenciam no desempenho de WC-TF na remoção de nitrogênio total Kjeldahl (NTK), nitrogênio amoniacal total (NAT), fósforo total (Pt), demanda química de oxigênio (DQOt), turbidez e sódio (Na); e também nas concentrações residuais de nitrogênio nitrato (N-NO3-) e na condutividade elétrica e pH finais no efluente. Além disso, objetivou-se determinar o potencial de reúso agrícola para o tipo de WC-TF de melhor desempenho. A pesquisa foi conduzida em 12 WC-TF em escala laboratorial, seguindo um delineamento com três fatores: a presença ou não de taioba (Xanthosoma sagittifolium) (Fator I), o tempo de repouso de 3 h (Fator II), e a presença ou não de zeólita (Fator III). O afluente utilizado foi sintético, de fácil e rápido preparo, projetado para simular um tipo genérico de efluente, composto de ração de cachorro, whey protein e outros nutrientes. O desempenho das WC-TF foi avaliado utilizando-se uma análise de variância baseada em modelos lineares generalizados (ANOVA-MLG) e uma análise de agrupamento. A análise de variância mostra que os parâmetros NTK, NAT e Pt foram os únicos em que houve diferença significativa entre os reatores, mais influenciadas pelos fatores zeólita e repouso que pela vegetação. O reator que apresentou o melhor desempenho nos três parâmetros foi o submetido à vegetação, repouso e zeólita, resultando em remoções de 56,1 ± 11,9% de NTK, 25,4 ± 19,4% de NAT e 40,9 ± 6,1% de Pt. A análise de agrupamento mostrou que os três fatores influenciaram o agrupamento, mas os fatores zeólita e repouso foram mais determinantes que o fator vegetação, mostrando uma separação clara entre reatores com zeólita e com repouso dos seus opostos. O efluente do melhor WC-TF pode ser usado para fertirrigação. A relação I/R de 7:1, conjuntamente com o tempo de enchimento e esvaziamento afetou negativamente a remoção de NAT nos reatores sem zeólita. De modo geral, todos os fatores influenciaram no desempenho de WC-TF, entretanto os fatores zeólita e repouso foram mais influentes que o fator vegetação. Palavras-chave: Alagados Construídos; Ciclos Alternados; Taioba; Meio Suporte.