Educação Física
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Item Práticas corporais, atividade física e circo: do palco de aberrações à espetacularização do corpo(Universidade Federal de Viçosa, 2013-07-29) Benini, Luiz Eduardo; Gediel, Ana Luisa Borba; http://lattes.cnpq.br/4847726396513108; Kowalski, Marizabel; http://lattes.cnpq.br/8842173185823512; http://lattes.cnpq.br/7261633412826913; Paixão, Jairo Antônio da; http://lattes.cnpq.br/2974745504874619O presente trabalho busca compreender as representações corporais dos sujeitos do Circo Fiesta no que diz respeito à configuração de sua corporalidade no Circo Tradicional. A partir de um exercício etnográfico que abarcou a observação participante, diário de campo e coleta das entrevistas semiestruturadas, tornou-se possível investigar aspectos da comunidade circense, por meio da análise do discurso e Teoria Interpretativista de Geertz, identificar um corpo-educado circense assim como uma discussão acerca de suas manifestações corporais calcada na esportivização, porém com aspectos espetacularizados. Para tanto, se tornou necessário revisar estudos históricos das práticas circenses, as quais se apresentaram e se apresentam de diferentes formas desde a antiguidade. Devido a peculiaridade de itinerancia e tradicionalidade, conjuntamente, necessitou-se estabelecer um diálogo bibliográfico com outras constituições de corporeidades. Trata-se de um movimento que não tem suas raízes certas, mas que no campo da produção de conhecimento científico, particularmente na filosofia e na sociologia da ciência tem sua relevância. Trazemos sobre o picadeiro autores da Sociologia e História, assim como estudiosos sobre a arte circense, para um debate teórico empenhado em colapsar as dicotomias e reordenar as dualidades estruturantes das Ciências Humanas - natureza e cultura, sujeito e sociedade, corpo e mente - apontando para novos aportes na compreensão e representação das relações humanas. São eles: Thomas Csordas, Norbert Elias e Merleau-Ponty (Corporeidade), Corbin, Courtine e Vigarello (História do corpo), Carmem Lucia Soares (Educação do corpo), Mauss e Bourdieu (Sociologia), Foucault (Corpo e poder) e Bolognesi e Regina Horta Duarte (Circo). Ainda que guardadas as diferenças entre estes vários autores, poderíamos dizer que estão implicados na tentativa de construir uma compreensão corporal da realidade que, em contraposição à tradição objetivista da ciência, busca uma epistemologia imanente aos contextos do mundo da vida. Dessa forma pode-se dar visibilidade a esta prática atuante na sociedade, porém marginal, de pouca expressão na educação física e levantadora de novas faces na contemporaneidade, faces que configuram novas práticas, as quais invadem e alcançam o individuo sozinho ou em sociedade por meio de instituições como escolas, oficinas e eventos e porque não o Circo?