Educação Física

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    Características individuais e indicadores de saúde mental em adolescentes de Viçosa – MG: um estudo de associações e intervenção virtual de exercícios físicos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-28) Sousa, Jefferson Teixeira de; Santos, Fernanda Karina dos; http://lattes.cnpq.br/9411548292891432
    O objetivo geral dessa dissertação foi associar as características individuais – sexo, atividade física (AF), tempo de tela (TT), qualidade do sono (QS) e gordura corporal (GC) – com indicadores de saúde mental – sintomas de depressão (SD), ansiedade (SA) e estresse (SE) – em adolescentes da rede de ensino público de Viçosa – MG, assim como, verificar os efeitos de um programa virtual de exercícios físicos sobre a AF, TT, QS, SD, SA e SE. Trata-se de um trabalho que engloba um estudo observacional e um estudo experimental, realizados com adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária de 15 a 18 anos. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo a primeira um desenho transversal e a segunda etapa um desenho experimental, onde foi realizado um programa virtual de exercícios físicos durante 8 semanas, com 3 sessões semanais e em intensidade moderada. A amostra final da primeira fase foi composta por 335 adolescentes, enquanto na segunda etapa 10 indivíduos fizeram parte do grupo intervenção (GI) e outros 10 do grupo controle (GCO). As informações sociodemográficas, AF moderada à vigorosa (AFMV), TT, QS, SD, SA e SE foram obtidas por questionários. Indicadores antropométricos como o índice de massa corporal (IMC) e da relação cintura-estatura (RCE) foram utilizados para se determinar a GC. Foram verificadas prevalências alarmantes para níveis insuficientes AFMV (66,0%), QS “ruim-distúrbio” (71,6%), IMC “excesso de peso” (14,3%), SD (48,6%), SA (38,5%) e SE (33,1%), além de valores preocupantes para os adolescentes do grupo TT acima do percentil 50, com média de 11,52±3,62 horas por dia. As análises de associação indicaram que adolescentes do sexo feminino e aqueles com QS “ruim-distúrbio” tiveram maiores chances de apresentar SD, SA e SE. Além disso, adolescentes com maior TT tiveram maior risco de apresentar SD, enquanto indivíduos “com risco” para RCE apresentaram maiores chances de manifestar SE. Por fim, a partir do estudo experimental, verificou-se que o programa virtual de exercícios físicos (EF) proposto, contribuiu significativamente para redução dos SE em adolescentes, além de gerar mudanças positivas nas frequências da QS e SA. Os resultados encontrados podem contribuir para o direcionamento de estratégias que visem amenizar condições desfavoráveis à saúde relacionadas à características individuais (níveis insuficientes de AF, TT excessivo, QS ruim e excesso de GC) e indicadores de saúde mental de adolescentes (presença de SD, SA e SE), assim como oferecer suporte para a realização de novos estudos de intervenção no meio virtual e ampliar as possibilidades das práticas de EF. Palavras-chave: Atividade física. Exercício físico. Tempo de tela. Qualidade do sono. Gordura corporal. Saúde mental. Depressão. Ansiedade. Estresse. Adolescentes.